Pesquisar No Site

Prefeito anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho

Publicado em: 29/05/2020
Prefeito anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho
Prefeito anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na tarde desta quarta-feira (27/05) as regras de isolamento seletivo, com permissão de flexibilização no funcionamento de atividades econômicas do município a partir de 1º de junho. Trata-se do Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior mostra o plano de retomada econômica de Caraguatatuba. (Foto: Divulgação/PMC)

A cidade foi classificada pelo Governo do Estado na Fase 2 no Plano de Retomada Consciente, onde está inserida a Região da Diretoria Regional de Taubaté.

A definição de fases leva em conta a média da taxa de isolamento, o número de casos confirmados/óbitos e a estrutura hospitalar para acolher pacientes neste momento da pandemia.

Com isso, a cidade de Caraguatatuba poderá flexibilizar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping center, além da construção civil que já estava liberada.

Essa flexibilização já está contida no Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba. O decreto foi confeccionado com base no relatório apresentado pela Comissão de Retomada Econômica criada na cidade através de decreto 1250, assinado pelo prefeito Aguilar Junior em 30 de abril de 2020.

O levantamento das informações foi baseado no Plano São Paulo e da Fiesp e o grupo realizou seis reuniões on line/presencial até chegar a versão final que foi entregue à Prefeitura com dados até 22 de maio.

A comissão é composta por representantes das Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Fazenda, Urbanismo, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, além da Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Conselho de Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Academias, Marinas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato dos Comerciários, Contadores, Corretores de Imóveis, Polícia Militar, Shopping Serramar, Caraguá Praia Shopping, Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos e Diocese de Caraguatatuba.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, elogiou o processo democrático na elaboração do Plano de Retomada Econômica. “Nosso plano é baseado em estratégias de cautela, segurança e respeito às realidades de cada segmento, mas precisamos entender que todos os cuidados ainda são extremamente necessários. Estamos comprometidos com uma retomada que se mostra viável para nossa economia e que não perca, em momento algum, o foco primordial que é a preservação de vidas. Agora é um desafio e a responsabilidade é de todos”, cita.

Os comércios liberados terão de atender todas as normas estabelecidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária do Município, como distanciamento mínimo, controle de acesso, uso de máscaras e álcool em gel, entre outros itens.

Os critérios de funcionamento de cada segmento serão publicados em decreto municipal até o final de semana no Diário Oficial do Município.

Saiba mais sobre o Plano Estratégico de Retomada Econômica de Caraguatatuba aqui

O Plano São Paulo de Retomada Consciente também pode ser consultado aqui

Proibidas

Continuam proibidas nesta fase, ou seja, pelo menos até o dia 15 de junho, o funcionamento das seguintes atividades: bares, restaurantes e similares, salões de beleza, academias, teatros, cinemas, além da realização de eventos esportivos e culturais.

A flexibilização deverá ser decidida pelo Estado, quando a Região da Diretoria Regional de Saúde Taubaté mudar da fase 2 para a fase 3.

O prefeito Aguilar Junior vai solicitar ao Estado que a avaliação dos dados não sejam feitos como Região Metropolitana do Vale, mas sim apenas como Região do Litoral Norte. “Nossos índices são bons, assim como os municípios do Litoral Norte. A ideia é tentar antecipar que os outros serviços sejam liberados antes do previsto”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fiscalização em Caraguatatuba resulta no fechamento de adegas e orientação nas praias
Fiscalização em Caraguatatuba resulta no fechamento de adegas e orientação nas praias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, realizou no último final de semana mais uma operação de fiscalização que resultou no fechamento de cinco adegas por estarem operando fora do horário permitido. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 04/03/2024
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e o Pontos MIS, oferece gratuitamente a Oficina Quem conta um conto aumenta um ponto, com Raphael

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana

Caraguatatuba terá novas disputas do Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal que prometem animar o final de semana. Já nesta sexta-feira (8/3), o Ginásio Morro do Algodão vai receber os jogos entre Unidos Ponte Seca e Raíz Negra, às 20h, seguido por Ajax e Hidráulica Caiçara,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha nesta sexta-feira

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um futuro sustentável. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024