Pesquisar No Site

Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio

Publicado em: 14/05/2020
Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio
Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio

O Festival Felino Preta está com inscrições abertas para interessados que queiram compor sua programação de apresentações online. As inscrições devem ser feitas até 25 de maio pelo formulário: https://forms.gle/ut62TpUtzC9FqV3q6.

Serão selecionados 20 participantes que vão receber premiação de R$ 500. Além disso o vídeo mais votado pelo júri popular receberá prêmio de R$ 1 mil. Lembrando que os candidatos só poderão concorrer com um vídeo. As apresentações serão realizadas de 5 a 14 de junho no Youtube.

#PraCegoVer: (Arte: Divulgação/PMC)

O Festival é organizado pelo Ponto de Cultura Associação Felino – Frente de Arte e Cultura do Litoral Norte’, que foi contemplado pelo programa ‘Cultura Viva’, por meio do edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O objetivo do festival é gerar renda e dar suporte para artistas e ativistas das culturas negras como forma de geração de renda e redução dos impactos econômicos do isolamento social causado pela prevenção de contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Os vídeos inscritos devem ter duração mínima de três minutos e máxima 60 minutos, com temáticas que tragam a reflexão sobre a negritude, estimulem o empoderamento e a emancipação, reforcem a autoestima e a construção simbólica da população negra contribuindo para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas de “pretas e pretos”.

Segundo a organização do festival, “buscamos conteúdos de todas as linguagens artísticas, produzidos em diferentes formatos, gravados em vídeo e disponíveis em plataformas digitais”.

Das propostas em vídeo, serão escolhidas 20, sendo 10 do Litoral Norte e outras 10 das demais regiões e Estados do Brasil.

As atividades da primeira fase do festival serão a exibição de dois vídeos por dia e debate com seus criadores e personalidades convidadas por meio de transmissões ao vivo.

Os vídeos permanecerão na playlist do canal YouTube e passarão para a segunda fase, que consiste na seleção do júri popular que escolherá o melhor vídeo por meio de votação direta após a exibição de todos os conteúdos.

A organização do festival ressalta que sua realização cria um espaço de visibilidade para os saberes e fazeres artísticos e culturais e busca alcançar artistas que retratem, vivenciem e multipliquem diversas vertentes da ‘cultura Preta’, bem como música, corpo e discursos da alma.

“O fortalecimento de uma forma do pensar proveniente dessa cultura enquanto resistência é urgente nos dias incertos em que vivemos, principalmente no que tange o significado de comunidade, o olhar da pluriversalidade e o entendimento profundo do termo Ubumtu (eu sou hoje, porque eu fui meus antepassados ontem e serei minha continuidade amanhã), ‘Eu sou, porque nós somos’”, diz a organização.

Cronograma do Festival Felino Preta:

Até 25/5 – Período de inscrições

26 a 31/5 – Seleção das propostas

1º e 4/6 – Divulgação dos participantes, contratação pagamento dos prêmios

5 a 14/06 – Realização do festival

15 e 16/06 – Votação do júri popular

17/06 – Premiação do vídeo mais votado pelo júri popular

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Número de vacinados na Campanha de Vacinação contra gripe ultrapassa 32 mil em Caraguatatuba
Número de vacinados na Campanha de Vacinação contra gripe ultrapassa 32 mil em Caraguatatuba

Mesmo com a extensão da Campanha de Vacinação contra gripe até o dia 24 de julho, a Prefeitura de Caraguatatuba segue empenhada e focada em atingir as metas de imunização do município. Segundo o último balanço do número de doses aplicadas, anunciado nesta quinta-feira (02/07) pela Vigilância Epidemiológica (VE) de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/07/2020
Dia do Meio Ambiente: Caraguatatuba reaproveita 250 toneladas de material reciclável por mês
Dia do Meio Ambiente: Caraguatatuba reaproveita 250 toneladas de material reciclável por mês

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Caraguatatuba destaca o trabalho da Coleta Seletiva e dos Ecopontos. A busca pelos serviços aumentou em 20% durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/06/2020
Cineclube Sambaqui realiza cine debate com diretora e roteirista do filme ‘O Caso do Homem Errado’
Cineclube Sambaqui realiza cine debate com diretora e roteirista do filme ‘O Caso do Homem Errado’

Neste sábado (27), às 20h, o Cineclube Sambaqui realiza um cine debate com Camila de Moraes, diretora e roteirista do documentário ‘O Caso do Homem Errado’. A live será transmitida pelo Instagram do Sambaqui: @cinesambaqui, enquanto o documentário está disponível gratuitamente na plataforma: https://www.looke.com.br/filmes/o-caso-do-homem-errado. Segundo a organização, esta é uma

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/06/2020
PROCON de Caraguatatuba volta a atender o público em horário reduzido
PROCON de Caraguatatuba volta a atender o público em horário reduzido

Com o objetivo de evitar aglomerações e continuar atendendo os consumidores, o Procon de Caraguatatuba passou a atender os munícipes de forma remota, por meio de e-mail, desde a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Desde março, os consumidores que se sentirem lesados ou flagrarem preços abusivos no comércio do município

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/06/2020
Pescadores do Entreposto do Camaroeiro comemoram Dia de São Pedro e aumento nas vendas
Pescadores do Entreposto do Camaroeiro comemoram Dia de São Pedro e aumento nas vendas

Pescadores e permissionários do Entreposto de Pesca do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”, em Caraguatatuba, estão comemorando o aumento de vendas em decorrência ao dia de São Pedro Pescador e o fim do Defeso do Camarão. Em um levantamento feito com os permissionários dos boxes, desde o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/06/2020