Pesquisar No Site

Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio

Publicado em: 14/05/2020
Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio
Festival Felino Preta está com inscrições abertas até 25 de maio

O Festival Felino Preta está com inscrições abertas para interessados que queiram compor sua programação de apresentações online. As inscrições devem ser feitas até 25 de maio pelo formulário: https://forms.gle/ut62TpUtzC9FqV3q6.

Serão selecionados 20 participantes que vão receber premiação de R$ 500. Além disso o vídeo mais votado pelo júri popular receberá prêmio de R$ 1 mil. Lembrando que os candidatos só poderão concorrer com um vídeo. As apresentações serão realizadas de 5 a 14 de junho no Youtube.

#PraCegoVer: (Arte: Divulgação/PMC)

O Festival é organizado pelo Ponto de Cultura Associação Felino – Frente de Arte e Cultura do Litoral Norte’, que foi contemplado pelo programa ‘Cultura Viva’, por meio do edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O objetivo do festival é gerar renda e dar suporte para artistas e ativistas das culturas negras como forma de geração de renda e redução dos impactos econômicos do isolamento social causado pela prevenção de contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Os vídeos inscritos devem ter duração mínima de três minutos e máxima 60 minutos, com temáticas que tragam a reflexão sobre a negritude, estimulem o empoderamento e a emancipação, reforcem a autoestima e a construção simbólica da população negra contribuindo para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas de “pretas e pretos”.

Segundo a organização do festival, “buscamos conteúdos de todas as linguagens artísticas, produzidos em diferentes formatos, gravados em vídeo e disponíveis em plataformas digitais”.

Das propostas em vídeo, serão escolhidas 20, sendo 10 do Litoral Norte e outras 10 das demais regiões e Estados do Brasil.

As atividades da primeira fase do festival serão a exibição de dois vídeos por dia e debate com seus criadores e personalidades convidadas por meio de transmissões ao vivo.

Os vídeos permanecerão na playlist do canal YouTube e passarão para a segunda fase, que consiste na seleção do júri popular que escolherá o melhor vídeo por meio de votação direta após a exibição de todos os conteúdos.

A organização do festival ressalta que sua realização cria um espaço de visibilidade para os saberes e fazeres artísticos e culturais e busca alcançar artistas que retratem, vivenciem e multipliquem diversas vertentes da ‘cultura Preta’, bem como música, corpo e discursos da alma.

“O fortalecimento de uma forma do pensar proveniente dessa cultura enquanto resistência é urgente nos dias incertos em que vivemos, principalmente no que tange o significado de comunidade, o olhar da pluriversalidade e o entendimento profundo do termo Ubumtu (eu sou hoje, porque eu fui meus antepassados ontem e serei minha continuidade amanhã), ‘Eu sou, porque nós somos’”, diz a organização.

Cronograma do Festival Felino Preta:

Até 25/5 – Período de inscrições

26 a 31/5 – Seleção das propostas

1º e 4/6 – Divulgação dos participantes, contratação pagamento dos prêmios

5 a 14/06 – Realização do festival

15 e 16/06 – Votação do júri popular

17/06 – Premiação do vídeo mais votado pelo júri popular

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024