Pesquisar No Site

Associação Acalento atende de modo remoto cerca de 280 pessoas com deficiência

Associação Acalento atende de modo remoto cerca de 280 pessoas com deficiência
Associação Acalento atende de modo remoto cerca de 280 pessoas com deficiência

A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento, mesmo durante a quarentena da Covid-19, continua no atendimento de pessoas com deficiência. De maneira remota, a instituição auxilia 280 usuários e familiares com todo suporte, sendo 130, feitos através de parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, pelo convênio com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

#PraCegoVer: Menina sentada a mesa, fazendo exercício, observa foto enviada pela equipe (Foto: Divulgação/PMC)

Todos os serviços oferecidos no espaço estão sendo continuados pelo teleatendimento, de forma online, nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia e educação física. Todos foram adaptados para o atendimento remoto, tanto na parte de reabilitação ou na área social, com oferta de benefícios, para aquelas famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Acalento é uma associação que atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares, com tratamento de habilitação e reabilitação, por meio de atendimentos ambulatoriais e equoterápicos.

A coordenadora técnica e psicóloga do espaço, Gabriela Galvão Jouclas, explica que o acompanhamento é realizado semanalmente, com orientações e atividades personalizadas, de acordo, com os objetivos do planejamento terapêutico de cada um. “Também abordamos os métodos de prevenção contra a Covid-19, com cuidados básicos, exercícios respiratórios, alimentação saudável e qualidade do sono”, explica.

#PraCegoVer: Foto de uma live com duas profissionais e um usuário (Foto: Divulgação/PMC)

Os atendimentos, mesmo a distancia, seguem atuando na dificuldade de cada usuário, respeitando a individualidade de cada um, além da demanda que for surgindo, no período. Os usuários sem acesso a internet, recebem acompanhamento por meio de contato telefônico.

A psicóloga afirma que mesmo sem o atendimento presencial, os pacientes continuam apresentando ganhos. “Também realizamos ações específicas para pais e responsáveis, com objetivo de diminuir quadros de ansiedade, estresse e depressão comuns neste período de isolamento social, para diminuir as dificuldades em relação ao cuidado com os usuários”, destacou.

A Acalento é uma organização filantrópica, sem fins econômicos, e tem o objetivo de desenvolver ações que contribuam para a reabilitação da pessoa com deficiência e integração na vida comunitária.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp

Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba receberão uma palestra voltada à conscientização e preservação de um dos recursos mais importantes para a vida no planeta: a água. O evento está marcado para quarta-feira (27), às 8h, na sede da Diretoria de Ensino, no bairro Indaiá. Trata-se de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais
Prefeitura entrega materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas municipais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega dos materiais didáticos e lúdicos do Programa MenteInovadora nas escolas da rede municipal, projeto que visa promover desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino. O kit do programa contém um livro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024