Pesquisar No Site

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos de Caraguatatuba

Publicado em: 30/04/2020
Destaques
Decreto torna obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos de Caraguatatuba
Decreto torna obrigatório o uso de máscaras nos estabelecimentos de Caraguatatuba

Foi publicado hoje (29/04), o decreto 1.249/2020 que dispõe sobre o uso de máscaras de proteção facial, no âmbito do Município de Caraguatatuba, como medida de prevenção e enfrentamento à COVID-19 (Novo Coronavírus). O decreto entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 04 de maio.

O decreto torna obrigatório o uso de máscaras de proteção mesmo, que de fabricação artesanal, para os funcionários dos estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços essenciais ou comércios autorizados que estão em funcionamento, em especial aqueles que prestam serviço de atendimento ao público. A obrigatoriedade vale também para os clientes que adentrarem nos estabelecimentos.

Cabe aos responsáveis pelas empresas, incluindo transporte público, motoristas de táxi e aplicativos, fiscalizar e proibir a entrada em suas respectivas dependências de pessoas que não estejam utilizando máscara de proteção. O não cumprimento está sujeito à fiscalização e aplicação de penalidades.

O decreto recomenda também o uso de máscaras de proteção facial, mesmo que de fabricação artesanal, por toda e qualquer pessoa durante a circulação em vias e logradouros públicos.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, essa é mais uma das nossas ações que implementadas no sentido de prevenir o aumento do número de casos da Covid-19. “A máscara vem se tornando um item fundamental e o decreto vem para somar com os esforços que temos feito”, disse.

Aguilar Junior destacou também que o uso de máscaras não flexibiliza a situação de quarentena. “O decreto de isolamento social segue até o dia 11 de maio. A colaboração da população e a responsabilidade social das empresas e comércios são de extrema importância”, finalizou.

O decreto municipal vai de encontro as recomendações estabelecidas também pelo Governo do Estado de São Paulo.

Servidores Públicos

Fica determinado o uso obrigatório aos servidores públicos municipais, estando os servidores das portarias e da segurança em geral das repartições públicas autorizados a impedir o ingresso de servidores e munícipes nas dependências, sem o uso de máscara.

O servidor público que concorrer para o descumprimento do disposto no caput deste artigo, ficará sujeito à responsabilidade administrativa disciplinar.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Covid-19: Prefeitura higieniza ruas do bairro Jaraguazinho
Covid-19: Prefeitura higieniza ruas do bairro Jaraguazinho

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), em parceria com a Sabesp, vem reforçando a limpeza de espaços públicos e ruas do município com o intuito de combater a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Desta vez, a ação de higienização foi nas ruas do bairro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 27/04/2020
Prefeitura deixa claro que aporte financeiro à Praiamar somente após auditoria nas planilhas
Prefeitura deixa claro que aporte financeiro à Praiamar somente após auditoria nas planilhas

A Prefeitura de Caraguatatuba notificou, nesta quinta-feira (30/04) a empresa Praiamar, responsável pelo transporte coletivo no município, para que apresente documentos que comprovem a necessidade de repasse de subsídios. A empresa solicitou aporte financeiro à Prefeitura em razão do momento de pandemia por conta do novo coronavírus (Covid-19). Alega que

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 30/04/2020
Caraguatatuba confirma dois novos casos para Covid-19
Taxa de ocupação em UTIs Covid-19 oscila entre 65% e 75% em Caraguatatuba

Dos sete leitos da Unidade de Terapia Intensiva destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus (UTI – Covid-19) na Casa de Saúde Stella Maris, quatro estão ocupados e dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional, sete estão sendo utilizados. Na Enfermaria Covid-19 da Santa Casa há nove

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/05/2020
CaraguaPrev recebe documentos dos segurados às quintas-feiras
CaraguaPrev recebe documentos dos segurados às quintas-feiras

Servidores públicos municipais de Caraguatatuba podem protocolar presencialmente documentos no Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev)  às quintas-feiras, das 9h às 12h. A medida restritiva serve para evitar a proliferação do Coronavírus. Os segurados devem agendar previamente a ida ao instituto no WhatsApp (12) 98159-9043 ou pelo telefone

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 14/05/2020
Mais de 500 kits refeição já foram entregues aos idosos e pessoas com deficiência durante a quarentena
Mais de 500 kits refeição já foram entregues aos idosos e pessoas com deficiência durante a quarentena

Desde o início da quarentena como medida preventiva à Covid-19, os atendimentos no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), administrado pelo IDGT,  foram suspensos. Para não deixar aqueles em situação de vulnerabilidade social desamparados, estão sendo entregues kits refeição na residência dos usuários. Até

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 15/05/2020