Pesquisar No Site

Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”

Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”
Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”

Operadores de transporte de caçambas que atuam com recolhimento de resíduos da construção civil e volumosos em Caraguatatuba estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na segunda-feira (02/03), para tratar de melhorias e possíveis alterações no procedimento de destinação final dos materiais.

#PraCegoVer: Pessoas sentados em sala durante reunião (Foto: Divulgação/PMC)

O secretário da pasta, Marcel Giorgeti, destacou a necessidade de tratar o resíduo com seriedade no município. “Caraguatatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a implementar a política nacional de resíduos sólidos. É uma nova cultura que aos poucos vamos inserindo na vida da população”, disse.

Na ocasião, os caçambeiros que integram o projeto “Caçamba Legal” sugeriram melhorias para o melhor andamento da atividade, a fim de melhorar o trabalho junto à Prefeitura. O projeto, de novembro de 2018, propõe que todo resíduo gerado pelas caçambas deve ser direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um local devidamente licenciado e apto a receber o resíduo.

O secretário também ressaltou a importância do trabalho dos caçambeiros –  com a contratação do serviço de caçamba a população estará dando o destino adequado daquele resíduo –  pois a Prefeitura acompanha o caminho da caçamba do início ao fim por meio de um sistema garantindo, assim, o descarte correto. “Isso é consciência ambiental”, disse.

#PraCegoVer: Imagem de caçamba com layout de identificação padronizado (Foto: divulgação/PMC)

Segundo a SMAAP, em média, 8 mil toneladas de resíduos são destinadas, mensalmente, para Usina, sendo 4 mil toneladas reaproveitadas em britagem nos bairros da região Norte e Sul e 4 mil toneladas em material inerte (poda, terra e madeira).

Uma observação da maioria dos operadores foi a respeito do uso correto das caçambas. Os equipamentos devem receber apenas resíduos sólidos e não orgânicos como ainda acontece. Segundo eles, essa atividade dificulta a triagem do material.

Durante o encontro também foi explicado que a empresa que gerenciava a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, instalada no bairro Barranco Alto encerrou o contrato com a Prefeitura de Caraguatatuba e um novo edital de contratação será aberto ainda este mês, para processo licitatório.

Neste período, quem assume a gestão da Usina com o recebimento de materiais, direcionamento e triagem será a equipe da Secretaria de Serviços Públicos.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba tem 44 pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba tem 44 pacientes recuperados da Covid-19

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que dos 91 casos confirmados de pacientes com o novo coronavírus, 44 já estão recuperados. De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica desta sexta-feira (15), 68 pessoas com a Covid-19 estão em isolamento domiciliar, 11 estão internadas, oito tiveram alta hospitalar e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 15/05/2020
Caraguatatuba confirma sexta morte por Covid-19
Sobe para 125 o número de casos confirmados da Covid-19 em Caraguatatuba

O boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba informa que o município tem 125 casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus e 67 recuperados. Desse número, 97 estão com sintomas leves e se encontram em isolamento domiciliar.  Oito pessoas estão internadas, 15 tiveram alta hospitalar

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/05/2020
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais online
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais online

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas online em diversas áreas como: fotografia, mídias sociais e elaboração de projetos. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio por

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/05/2020
Ciapi de Caraguatatuba disponibiliza mais um canal de comunicação com idosos e pessoas com deficiência
Ciapi de Caraguatatuba disponibiliza mais um canal de comunicação com idosos e pessoas com deficiência

Usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba, administrado pelo IDGT (Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social) agora possuem mais um canal de comunicação com a equipe de profissionais do espaço, por meio de atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 14/05/2020
Covid-19: Prefeitura fiscaliza mais de 4 mil estabelecimentos e multas ultrapassam R$ 1,8 milhão
Covid-19: Prefeitura fiscaliza mais de 4 mil estabelecimentos e multas ultrapassam R$ 1,8 milhão

A Prefeitura de Caraguatatuba, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não vem medindo esforços em fiscalizar o descumprimento do decreto estadual 64.881. Mais de 4 mil ações de inspeção foram realizadas desde o início da quarentena. Os trabalhos foram realizados pelas Secretarias da Fazenda (Fiscalização do Comércio), Urbanismo (Fiscalização de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 30/04/2020