Pesquisar No Site

Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”

Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”
Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”

Operadores de transporte de caçambas que atuam com recolhimento de resíduos da construção civil e volumosos em Caraguatatuba estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na segunda-feira (02/03), para tratar de melhorias e possíveis alterações no procedimento de destinação final dos materiais.

#PraCegoVer: Pessoas sentados em sala durante reunião (Foto: Divulgação/PMC)

O secretário da pasta, Marcel Giorgeti, destacou a necessidade de tratar o resíduo com seriedade no município. “Caraguatatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a implementar a política nacional de resíduos sólidos. É uma nova cultura que aos poucos vamos inserindo na vida da população”, disse.

Na ocasião, os caçambeiros que integram o projeto “Caçamba Legal” sugeriram melhorias para o melhor andamento da atividade, a fim de melhorar o trabalho junto à Prefeitura. O projeto, de novembro de 2018, propõe que todo resíduo gerado pelas caçambas deve ser direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um local devidamente licenciado e apto a receber o resíduo.

O secretário também ressaltou a importância do trabalho dos caçambeiros –  com a contratação do serviço de caçamba a população estará dando o destino adequado daquele resíduo –  pois a Prefeitura acompanha o caminho da caçamba do início ao fim por meio de um sistema garantindo, assim, o descarte correto. “Isso é consciência ambiental”, disse.

#PraCegoVer: Imagem de caçamba com layout de identificação padronizado (Foto: divulgação/PMC)

Segundo a SMAAP, em média, 8 mil toneladas de resíduos são destinadas, mensalmente, para Usina, sendo 4 mil toneladas reaproveitadas em britagem nos bairros da região Norte e Sul e 4 mil toneladas em material inerte (poda, terra e madeira).

Uma observação da maioria dos operadores foi a respeito do uso correto das caçambas. Os equipamentos devem receber apenas resíduos sólidos e não orgânicos como ainda acontece. Segundo eles, essa atividade dificulta a triagem do material.

Durante o encontro também foi explicado que a empresa que gerenciava a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, instalada no bairro Barranco Alto encerrou o contrato com a Prefeitura de Caraguatatuba e um novo edital de contratação será aberto ainda este mês, para processo licitatório.

Neste período, quem assume a gestão da Usina com o recebimento de materiais, direcionamento e triagem será a equipe da Secretaria de Serviços Públicos.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Em cerimônia virtual, Prefeitura realiza entrega oficial do CRAS Massaguaçu
Em cerimônia virtual, Prefeitura realiza entrega oficial do CRAS Massaguaçu

Moradores dos bairros Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III receberam oficialmente nesta quarta-feira (15/07), o novo prédio do CRAS Massaguaçu. Equipado e com ambientes planejados, o novo prédio está pronto para prestar melhor atendimento para mais de 800 famílias referenciadas na região de

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 15/07/2020
Educação de Caraguatatuba abre inscrições para compor Comitê de Retomada das aulas presenciais
Educação de Caraguatatuba abre inscrições para compor Comitê de Retomada das aulas presenciais

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abriu inscrições para candidatos e eleitores interessados em participar da composição do Comitê de Retomada das Aulas Presenciais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é garantir a participação da sociedade no planejamento das ações que nortearão o retorno das aulas presenciais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 16/07/2020
Ciapi de Caraguatatuba divulga programação semanal de aulas online
Ciapi de Caraguatatuba divulga programação semanal de aulas online

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) divulgou, nesta segunda-feira (27/7), a programação semanal das aulas online realizadas aos usuários do espaço com objetivo de oferecer o melhor atendimento e acolhimento, mesmo à distância. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, sempre às

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 27/07/2020
Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19
Organização Social investe em capacitações para profissionais de saúde com foco na Covid-19

Desde 2016, quando assumiu o compromisso de entregar uma saúde de qualidade para Caraguatatuba, a Organização Social João Marchesi (OSJ) desenvolve diversas capacitações, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP). As atividades são direcionadas aos funcionários e profissionais da OSJ, como auxiliares administrativos, enfermeiros e médicos, que atendem a população

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/07/2020
CMDCA de Caraguatatuba volta a realizar atendimentos à população
CMDCA de Caraguatatuba volta a realizar atendimentos à população

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba publicou nesta segunda-feira (03/08) a resolução Nº 012 sobre a nova prorrogação da forma de atendimento à população. O documento estabelece o horário de expediente dos conselheiros tutelares e nas unidades do Conselho de Caraguatatuba, em função

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 03/08/2020