Pesquisar No Site
Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”
Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”
Operadores de transporte de caçambas que atuam com recolhimento de resíduos da construção civil e volumosos em Caraguatatuba estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na segunda-feira (02/03), para tratar de melhorias e possíveis alterações no procedimento de destinação final dos materiais.

#PraCegoVer: Pessoas sentados em sala durante reunião (Foto: Divulgação/PMC)
O secretário da pasta, Marcel Giorgeti, destacou a necessidade de tratar o resíduo com seriedade no município. “Caraguatatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a implementar a política nacional de resíduos sólidos. É uma nova cultura que aos poucos vamos inserindo na vida da população”, disse.
Na ocasião, os caçambeiros que integram o projeto “Caçamba Legal” sugeriram melhorias para o melhor andamento da atividade, a fim de melhorar o trabalho junto à Prefeitura. O projeto, de novembro de 2018, propõe que todo resíduo gerado pelas caçambas deve ser direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um local devidamente licenciado e apto a receber o resíduo.
O secretário também ressaltou a importância do trabalho dos caçambeiros – com a contratação do serviço de caçamba a população estará dando o destino adequado daquele resíduo – pois a Prefeitura acompanha o caminho da caçamba do início ao fim por meio de um sistema garantindo, assim, o descarte correto. “Isso é consciência ambiental”, disse.

#PraCegoVer: Imagem de caçamba com layout de identificação padronizado (Foto: divulgação/PMC)
Segundo a SMAAP, em média, 8 mil toneladas de resíduos são destinadas, mensalmente, para Usina, sendo 4 mil toneladas reaproveitadas em britagem nos bairros da região Norte e Sul e 4 mil toneladas em material inerte (poda, terra e madeira).
Uma observação da maioria dos operadores foi a respeito do uso correto das caçambas. Os equipamentos devem receber apenas resíduos sólidos e não orgânicos como ainda acontece. Segundo eles, essa atividade dificulta a triagem do material.
Durante o encontro também foi explicado que a empresa que gerenciava a Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, instalada no bairro Barranco Alto encerrou o contrato com a Prefeitura de Caraguatatuba e um novo edital de contratação será aberto ainda este mês, para processo licitatório.
Neste período, quem assume a gestão da Usina com o recebimento de materiais, direcionamento e triagem será a equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas recebe espetáculo de humor com Dihh Lopes e Márcio Donato; no dia 7 de agosto
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 7 de agosto (sexta-feira), às 20h, o espetáculo “A Série B dos Quatro Amigos”, estrelado pelos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/dvbsyhhb. Integrantes do grupo “4 Amigos”, Dihh Lopes e Márcio Donato sobem ao
Caraguatatuba recebe Mundial de Sambo de Praia e evidencia esporte de combate inédito no país
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, o Campeonato Mundial de Sambo de Praia, evento esportivo de luta realizado pela primeira vez no Brasil. A competição deve reunir atletas de mais de 30 países e faz parte do calendário da Federação Internacional de Sambo (FIAS). Na edição de
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (31), a entrega de itens de primeira necessidade às famílias que tiveram as casas atingidas pelos fortes ventos registrados no município entre quarta-feira e quinta-feira (29 e 30). A ação faz parte do atendimento humanitário previsto no Plano de Contingência de Proteção
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba terminam curso de Excel Básico
Servidores públicos representantes de todas as secretarias municipais finalizaram o curso de Excel Básico na última quarta-feira (8/7), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no Indaiá. A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a capacitação entre os dias 11 de
Caraguatatuba amplia número e reduz idade dos membros do Conselho Municipal da Juventude
A Lei 2.842/2026 ampliou o número de membros do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve – Lei nº 2.438, de 17 de outubro de 2018) de 16 para 20 e reduziu a idade mínima de participação no órgão consultivo, deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador das políticas públicas direcionadas, de 16 para