Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação de professores alfabetizadores

Publicado em: 02/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação de professores alfabetizadores
Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação de professores alfabetizadores

A Prefeitura da Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza nos dias 02 e 03 de março, na sede da Seduc, a formação de educadores do programa professor alfabetizador. No total, participam 71 alfabetizadores do Ensino Fundamental que lecionam no primeiro ano. As formações são conduzidas pelas professoras Laura e Elisangela do setor de apoio pedagógico e terão continuidade semanalmente.

#PraCegoVer: Três educadoras estão em pé em sala de aula com diversos educadores. (Imagem: Divulgação /PMC)

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita com compreensão.

A coordenadora Alessandra Magalhães Ciaca, responsável pelo setor de Apoio Pedagógico, explica que o processo de alfabetização vai muito além dos conteúdos a serem ensinados. Sua complexidade exige que o docente conheça a estrutura e o funcionamento da língua. “É indispensável que os educadores estejam familiarizados com as características e as implicações das etapas do desenvolvimento de uma criança, as competências que os alunos deverão adquirir ao final de um ano letivo, os métodos de alfabetização existentes e as abordagens de avaliação da aprendizagem”, disse.

 

Participação da família

Além da função da escola na alfabetização infantil, é de fundamental importância a participação da família durante seu desenvolvimento. Quanto maior a participação familiar no ensino, mais interessada a criança se torna no aprendizado.

O estímulo aos hábitos de leitura e escrita facilitam o desenvolvimento e são fundamentais para despertar, desde cedo, o interesse e a alegria pela leitura. A família também pode colaborar explicando e exemplificando, os quão fundamentais são essas habilidades para a vida.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ecopontos funcionam normalmente no feriado de 1º de maio (sexta-feira)
Ecopontos funcionam normalmente no feriado de 1º de maio (sexta-feira)

Os três Ecopontos Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu funcionarão normalmente no feriado de 1º de Maio (Dia do Trabalhador), nesta sexta-feira. O atendimento segue no sábado, das 8h30 às 17h e no domingo, das 8h às 12h. Já o serviço da Coleta Seletiva será suspenso, retomando na segunda-feira (4/5).

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 30/04/2020
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas e crianças continua
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas e crianças continua

A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) voltada para crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, em Caraguatatuba. Apenas 1.760 crianças foram vacinadas, sendo 21%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 18/05/2020
Lei de regularização de imóveis é prorrogada por seis meses em Caraguatatuba
Lei de regularização de imóveis é prorrogada por seis meses em Caraguatatuba

A Lei Municipal nº 2.506, de 25 de novembro de 2019, de autoria do prefeito Aguilar Junior, foi prorrogada por mais 180 dias por meio do Decreto Municipal 1.258, de 21 de maio de 2020, disponível na edição 294 do Diário Oficial do Município. Ela estabelece diretrizes, normas técnicas e

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 28/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba intima CDHU para conter invasão no Travessão
Prefeitura de Caraguatatuba intima CDHU para conter invasão no Travessão

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, intimou a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), órgão do governo do Estado, para fazer, imediatamente, a limpeza e cercar seu terreno localizado no bairro Travessão, na região sul da cidade, com o objetivo de evitar novas invasões. De acordo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 30/04/2020
Após rejeição de projeto, Prefeitura estuda novas medidas para redução de gastos para conter perda na arrecadação
Prefeitura tem novo horário de expediente

Prefeitura de Caraguatatuba tem novo horário de expediente até dia 30 de junho O funcionários públicos da Prefeitura de Caraguatatuba tiveram sua carga horária reduzida para 6 horas ficando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o dia 30 de junho. A medida integra o Plano de Contingenciamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 11/05/2020