Pesquisar No Site
Pavimento em bloquetes é alternativa sustentável para serviço de drenagem em Caraguatatuba
Pavimento em bloquetes é alternativa sustentável para serviço de drenagem em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep),realiza o reassentamento de bloquetes na Travessa Cid Galvão, localizada no Centro da Cidade.

#PraCegoVer: Funcionários retirando bloquetes danificados na Travessa Cid Galvão. Bloquetes empilhados no canto da via. (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a equipe Regional Centro da Sesep, a travessa que liga as ruas São Benedito e Sebastião Mariano Nepomuceno sofria com erosões devido ao tempo, formando buracos e poças d’água.
Prontamente, a equipe da Sesep realiza a manutenção da via, retirando os bloquetes antigos, nivelando a base com bica corrida e reaproveitando as peças que não foram danificadas utilizando uma camada de areia para o reassentamento.
Os bloquetes como pavimento das ruas de Caraguatatuba são uma alternativa para fornecer um serviço de drenagem mais eficiente.
Devido ao espaçamento entre as peças, a água da chuva pode ser escoada para os lençóis freáticos. Por permitir essa infiltração, os bloquetes são considerados sustentáveis, pois evitam a impermeabilização do solo e previne o acúmulo de água e enchentes.
São necessárias manutenções constantes nesse tipo de pavimento para que seu funcionamento não seja prejudicado. Porém, essas manutenções são caracterizadas como de baixo custo, pois as peças podem ser facilmente retiradas e reutilizadas, não sendo necessário quebrar toda a superfície.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Fundo Social promove roda de conversa com referenciadas usuárias dos CRAS para momento autocuidado dentro do Setembro Amarelo
No mês de valorização à vida e dentro da campanha Setembro Amarelo, o Fundo Social de Caraguatatuba reuniu mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Centro, Sul, Barranco Alto, Morro do Algodão e Jetuba, no projeto ”Nutrindo Vidas, acolhendo histórias”, uma roda de conversa sobre saúde,
Terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimenta Caraguatatuba
A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimentou os campos de Caraguatatuba neste domingo (30), com partidas pelas 1ª e 2ª divisões da competição. Os confrontos reuniram atletas, equipes e torcedores com muita emoção. O Campeonato Municipal de Futebol é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de
Projeto do Domicílio Tributário Eletrônico para comunicação com CNPJs inscritos em Caraguatatuba é tema de audiências públicas
O projeto de lei que institui o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) no município será discutido em duas audiências públicas nesta quarta-feira e na última quarta-feira de setembro (23 e 30/9), às 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda devem explicar a propositura, que cria uma
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba
Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia
Prazo da Avaliação Psicossocial on-line dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba é prorrogado
A Prefeitura de Caraguatatuba estendeu a Avaliação Psicossocial dos servidores públicos até dia 30 de setembro, no site https://encurtador.com.br/vuiV, por meio de um questionário on-line (Copenhagen Psychosocial Questionnaire Terceira Versão – COPSOQ-III). As respostas são anônimas e tratadas de forma agregada, sem identificação individual. Inicialmente, a Avaliação Psicossocial terminaria no