Pesquisar No Site

Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais

Publicado em: 27/03/2020
Destaques
Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais
Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu nesta sexta-feira (27) com representantes da Associação Comercial de Caraguatatuba, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, de supermercados, do Conselho Municipal de Turismo, Fundo Social de Solidariedade, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil – 65ª Subseção, Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar.

#PraCegoVer: Presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Lucas Gallino, fala ao microfone. Ele está com máscara de proteção no rosto.

O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e teve o objetivo de reafirmar que a Prefeitura seguirá o decreto estadual, assinado pelo governador, João Dória, esta semana, para restrição de serviços e comércios, bem como estabelecer quais são as atividades consideradas essenciais, neste momento.

O Decreto 64.881, de 22 de março, do governador João Dória inclui alguns estabelecimentos comerciais como essenciais que não estavam contidos no decreto municipal 1.230, de 16 de março, como oficinas mecânicas, lotéricas, transportadoras, bancas de jornal, além de estabelecimentos industriais, na medida em que não abranjam atendimento presencial ao público.

Importante salientar que os prestadores de serviços privados essenciais deverão restringir em 5)% o número de pessoas que podem ingressar nos respectivos estabelecimentos, que consta no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Medidas de contenção – O prefeito também repassou as últimas informações sobre as medidas tomadas pela Administração Municipal em relação epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Seguiremos, à risca, o que estabelece o decreto estadual para todos os municípios do Estado de São Paulo. Sabemos que depois dessa crise na saúde, virá a crise econômica. Mas, agora, minha preocupação é minimizar, ao máximo, os impactos do novo coronavírus no município”, ressaltou Aguilar Junior.

A Prefeitura de Caraguatatuba criou sete leitos de UTI, especificamente, para atender casos do novo coronavírus. Também remanejou 20 leitos de clínica médica para isolamento dos pacientes suspeitos do Covid-19 e mais 12 leitos de pediatria de isolamento para pacientes suspeitos. Todos esses 39 leitos estão na Casa de Saúde Stella Maris, no Centro.

A partir do dia 30 de março, mais 10 leitos estarão disponíveis para atender casos do novo coronavírus, no Hospital Regional, no bairro Pontal de Santa Marina.

O prefeito falou de investimentos na criação dos espaços de isolamento nas Unidades de Saúde, Casa de Saúde Stella Maris, compra da medicação, aquisição de 400 kits de teste rápido para detecção do vírus nos casos de pacientes graves, além de equipamentos de proteção individual, entre outras ações.

A partir da próxima semana, serão distribuídos kits de alimentação escolar contendo produtos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite em pó, macarrão, biscoito e molho de tomate.

Os critérios de entrega serão estabelecidos entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que definirão a forma de distribuição.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com espaço separado para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim, o prefeito anunciou ainda que, se for necessário, criará novos espaços.

“Temos em mente deixar uma UPA exclusiva para atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus. Se necessário for, criaremos outros locais, como o CIAPI e leitos em hotéis e pousadas, assunto que já estamos tratando com a Associação de Hotéis e Pousadas”, disse o prefeito.

Os empresários Lucas Gallina e Thiago Fabretti, presentes à reunião, apesar de apontarem os prejuízos econômicos em vários setores, demonstraram estarem em concordância com o decreto estadual e em relação às medidas adotadas pela administração.

O presidente da OAB-65ª Subseção, Carlos Felipe Tobias, disse esse período é de exceção e que a hora exige que todos os segmentos sociais dividam responsabilidades. “A OAB está à disposição”, afirmou.

O comandante da Polícia Militar na cidade, major André Luiz Paes, explicou que o efetivo do Litoral Norte está nas ruas para garantir a segurança social, principalmente durante as madrugadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Newton Kruger, ressaltou que a corporação está preparada para atender casos de pessoas infectadas com o Covid-19 com os equipamentos de proteção individual necessários.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco Carlos Marcelino, do mesmo modo declarou que o Legislativo está a postos para agilizar os atos do Executivo contra o Covid-19.

 

Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura deixa claro que aporte financeiro à Praiamar somente após auditoria nas planilhas
Prefeitura deixa claro que aporte financeiro à Praiamar somente após auditoria nas planilhas

A Prefeitura de Caraguatatuba notificou, nesta quinta-feira (30/04) a empresa Praiamar, responsável pelo transporte coletivo no município, para que apresente documentos que comprovem a necessidade de repasse de subsídios. A empresa solicitou aporte financeiro à Prefeitura em razão do momento de pandemia por conta do novo coronavírus (Covid-19). Alega que

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 30/04/2020
Prefeito vistoria obras de implantação de rede de esgoto no Rio do Ouro
Prefeito vistoria obras de implantação de rede de esgoto no Rio do Ouro

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado de técnicos da Sabesp, vistoriou as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na Rua Augusto Vieira de Oliveira, localizada no bairro do Rio do Ouro.  Iniciada no dia 18 de maio, o empreendimento tem prazo de execução de 60 dias e

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 22/05/2020
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital
Caraguatatuba inova e oferece formação para educadores através de plataforma digital

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem buscado alternativas para auxiliar os alunos, familiares e todos os profissionais de educação na continuidade do ano letivo. Esse tem sido um desafio para os profissionais de educação, já que não se poderia imaginar essa nova situação – de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/05/2020
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas, crianças e profissionais da Educação continua até 5 de junho
Vacinação contra a gripe (H1N1) para gestantes, puérperas, crianças e profissionais da Educação continua até 5 de junho

A vacinação contra a gripe (H1N1), na etapa da campanha nacional voltada para crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, para adultos entre 55 e 59 anos e profissionais da área de Educação, ainda não atingiu a meta, em Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 28/05/2020
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 18 bolsistas do PEAD
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 18 bolsistas do PEAD

 A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 18 bolsistas selecionados do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para atuar em serviços de limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. Os convocados devem comparecer até sexta-feira (29 de maio), das 8h às 14h, no Departamento de RH da Secretaria da

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/05/2020