Pesquisar No Site
Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais

Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu nesta sexta-feira (27) com representantes da Associação Comercial de Caraguatatuba, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, de supermercados, do Conselho Municipal de Turismo, Fundo Social de Solidariedade, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil – 65ª Subseção, Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar.

#PraCegoVer: Presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Lucas Gallino, fala ao microfone. Ele está com máscara de proteção no rosto.
O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e teve o objetivo de reafirmar que a Prefeitura seguirá o decreto estadual, assinado pelo governador, João Dória, esta semana, para restrição de serviços e comércios, bem como estabelecer quais são as atividades consideradas essenciais, neste momento.
O Decreto 64.881, de 22 de março, do governador João Dória inclui alguns estabelecimentos comerciais como essenciais que não estavam contidos no decreto municipal 1.230, de 16 de março, como oficinas mecânicas, lotéricas, transportadoras, bancas de jornal, além de estabelecimentos industriais, na medida em que não abranjam atendimento presencial ao público.
Importante salientar que os prestadores de serviços privados essenciais deverão restringir em 5)% o número de pessoas que podem ingressar nos respectivos estabelecimentos, que consta no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
Medidas de contenção – O prefeito também repassou as últimas informações sobre as medidas tomadas pela Administração Municipal em relação epidemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Seguiremos, à risca, o que estabelece o decreto estadual para todos os municípios do Estado de São Paulo. Sabemos que depois dessa crise na saúde, virá a crise econômica. Mas, agora, minha preocupação é minimizar, ao máximo, os impactos do novo coronavírus no município”, ressaltou Aguilar Junior.
A Prefeitura de Caraguatatuba criou sete leitos de UTI, especificamente, para atender casos do novo coronavírus. Também remanejou 20 leitos de clínica médica para isolamento dos pacientes suspeitos do Covid-19 e mais 12 leitos de pediatria de isolamento para pacientes suspeitos. Todos esses 39 leitos estão na Casa de Saúde Stella Maris, no Centro.
A partir do dia 30 de março, mais 10 leitos estarão disponíveis para atender casos do novo coronavírus, no Hospital Regional, no bairro Pontal de Santa Marina.
O prefeito falou de investimentos na criação dos espaços de isolamento nas Unidades de Saúde, Casa de Saúde Stella Maris, compra da medicação, aquisição de 400 kits de teste rápido para detecção do vírus nos casos de pacientes graves, além de equipamentos de proteção individual, entre outras ações.
A partir da próxima semana, serão distribuídos kits de alimentação escolar contendo produtos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite em pó, macarrão, biscoito e molho de tomate.
Os critérios de entrega serão estabelecidos entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que definirão a forma de distribuição.
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com espaço separado para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim, o prefeito anunciou ainda que, se for necessário, criará novos espaços.
“Temos em mente deixar uma UPA exclusiva para atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus. Se necessário for, criaremos outros locais, como o CIAPI e leitos em hotéis e pousadas, assunto que já estamos tratando com a Associação de Hotéis e Pousadas”, disse o prefeito.
Os empresários Lucas Gallina e Thiago Fabretti, presentes à reunião, apesar de apontarem os prejuízos econômicos em vários setores, demonstraram estarem em concordância com o decreto estadual e em relação às medidas adotadas pela administração.
O presidente da OAB-65ª Subseção, Carlos Felipe Tobias, disse esse período é de exceção e que a hora exige que todos os segmentos sociais dividam responsabilidades. “A OAB está à disposição”, afirmou.
O comandante da Polícia Militar na cidade, major André Luiz Paes, explicou que o efetivo do Litoral Norte está nas ruas para garantir a segurança social, principalmente durante as madrugadas.
O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Newton Kruger, ressaltou que a corporação está preparada para atender casos de pessoas infectadas com o Covid-19 com os equipamentos de proteção individual necessários.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco Carlos Marcelino, do mesmo modo declarou que o Legislativo está a postos para agilizar os atos do Executivo contra o Covid-19.
Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à

Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto prepara empresários para Festival Gastronômico
Teve início na terça-feira (17), uma série de encontros presenciais com temas estratégicos, voltados aos empreendedores donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município. A “Trilha de Capacitação Caraguá a Gosto” tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento. O curso é

Paratletas da Natação de Caraguatatuba participam dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Sete paratletas da equipe de natação de Caraguatatuba, do programa Inclusão e Movimento, que agrega as secretarias dos Direitos da Pessoa com deficiência e do Idoso, de Esportes, Educação e Saúde, participam dos Jogos Escolares do Estado, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no Centro de

Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define classificados às quartas de final
Estão definidas as equipes que disputarão as quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba. No último domingo (8), as oitavas de final foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e no Campo dos Golfinhos. No Cemug, o E.C Barranco Alto garantiu a vaga com

Espetáculo “O Futuro da Humanidade”, adaptação da obra de Augusto Cury, é destaque no Teatro Mario Covas na próxima semana
Na próxima semana, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O Futuro da Humanidade”, inspirado na obra do renomado psiquiatra e escritor Augusto Cury. A apresentação será no dia 28 de junho (sábado), às 20h. Os ingressos custam entre R$ 50 e R$ 120, e podem ser adquiridos