Pesquisar No Site

Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais

Publicado em: 27/03/2020
Destaques
Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais
Caraguatatuba seguirá decreto estadual em relação aos serviços essenciais e estabelecimentos comerciais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu nesta sexta-feira (27) com representantes da Associação Comercial de Caraguatatuba, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, de supermercados, do Conselho Municipal de Turismo, Fundo Social de Solidariedade, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil – 65ª Subseção, Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar.

#PraCegoVer: Presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Lucas Gallino, fala ao microfone. Ele está com máscara de proteção no rosto.

O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e teve o objetivo de reafirmar que a Prefeitura seguirá o decreto estadual, assinado pelo governador, João Dória, esta semana, para restrição de serviços e comércios, bem como estabelecer quais são as atividades consideradas essenciais, neste momento.

O Decreto 64.881, de 22 de março, do governador João Dória inclui alguns estabelecimentos comerciais como essenciais que não estavam contidos no decreto municipal 1.230, de 16 de março, como oficinas mecânicas, lotéricas, transportadoras, bancas de jornal, além de estabelecimentos industriais, na medida em que não abranjam atendimento presencial ao público.

Importante salientar que os prestadores de serviços privados essenciais deverão restringir em 5)% o número de pessoas que podem ingressar nos respectivos estabelecimentos, que consta no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Medidas de contenção – O prefeito também repassou as últimas informações sobre as medidas tomadas pela Administração Municipal em relação epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Seguiremos, à risca, o que estabelece o decreto estadual para todos os municípios do Estado de São Paulo. Sabemos que depois dessa crise na saúde, virá a crise econômica. Mas, agora, minha preocupação é minimizar, ao máximo, os impactos do novo coronavírus no município”, ressaltou Aguilar Junior.

A Prefeitura de Caraguatatuba criou sete leitos de UTI, especificamente, para atender casos do novo coronavírus. Também remanejou 20 leitos de clínica médica para isolamento dos pacientes suspeitos do Covid-19 e mais 12 leitos de pediatria de isolamento para pacientes suspeitos. Todos esses 39 leitos estão na Casa de Saúde Stella Maris, no Centro.

A partir do dia 30 de março, mais 10 leitos estarão disponíveis para atender casos do novo coronavírus, no Hospital Regional, no bairro Pontal de Santa Marina.

O prefeito falou de investimentos na criação dos espaços de isolamento nas Unidades de Saúde, Casa de Saúde Stella Maris, compra da medicação, aquisição de 400 kits de teste rápido para detecção do vírus nos casos de pacientes graves, além de equipamentos de proteção individual, entre outras ações.

A partir da próxima semana, serão distribuídos kits de alimentação escolar contendo produtos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite em pó, macarrão, biscoito e molho de tomate.

Os critérios de entrega serão estabelecidos entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que definirão a forma de distribuição.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com espaço separado para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim, o prefeito anunciou ainda que, se for necessário, criará novos espaços.

“Temos em mente deixar uma UPA exclusiva para atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus. Se necessário for, criaremos outros locais, como o CIAPI e leitos em hotéis e pousadas, assunto que já estamos tratando com a Associação de Hotéis e Pousadas”, disse o prefeito.

Os empresários Lucas Gallina e Thiago Fabretti, presentes à reunião, apesar de apontarem os prejuízos econômicos em vários setores, demonstraram estarem em concordância com o decreto estadual e em relação às medidas adotadas pela administração.

O presidente da OAB-65ª Subseção, Carlos Felipe Tobias, disse esse período é de exceção e que a hora exige que todos os segmentos sociais dividam responsabilidades. “A OAB está à disposição”, afirmou.

O comandante da Polícia Militar na cidade, major André Luiz Paes, explicou que o efetivo do Litoral Norte está nas ruas para garantir a segurança social, principalmente durante as madrugadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Newton Kruger, ressaltou que a corporação está preparada para atender casos de pessoas infectadas com o Covid-19 com os equipamentos de proteção individual necessários.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco Carlos Marcelino, do mesmo modo declarou que o Legislativo está a postos para agilizar os atos do Executivo contra o Covid-19.

 

Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal
Prefeitura divulga novos resultados do Torneio de Aniversário de futebol de campo e futsal

O final de semana foi agitado em Caraguatatuba com os jogos do Torneio Aniversário da Cidade Futebol de Campo e Futsal. As foram disputas acirradas nesta rodada. A última sexta-feira (1/03) teve o embate do futsal entre o time Nóis Complica e Tuka Bike. Com um placar final de 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/03/2024
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quarta-feira (20) as inscrições para interessados em compor o Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba. A inscrição pode ser feita até 01 de abril, por meio do email: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou presencialmente na Secretaria Municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 20/03/2024
“Uma certa noiva cadáver
“Uma certa noiva cadáver” retorna ao TMC

A peça “Uma certa noiva cadáver” está de volta ao Teatro Mario Covas na quinta-feira (14/3) às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na bilheteria. A adaptação livre da obra dirigida por Tim Burton

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares

A secretária de Educação, Márcia Paiva, e a equipe do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Caraguatatuba se reuniram na manhã desta terça-feira (5/3) com representantes de escolas particulares para apresentação da Feira Literária de Caraguatatuba com o objetivo de despertar nos dirigentes o interesse em participar da maior

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/03/2024