Pesquisar No Site

Caraguatatuba inicia campanha contra tuberculose na próxima semana

Publicado em: 11/03/2020
Caraguatatuba inicia campanha contra tuberculose na próxima semana
Caraguatatuba inicia campanha contra tuberculose na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (16), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza a “Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose – 1ª Fase” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba até o dia 30 de março.

Na semana de combate à doença, do dia 23 a 27, as unidades receberão diversas atividades como orientações sobre a doença, panfletagem, palestras e rodas de conversa.

A Sesau informou que a tuberculose é uma doença contagiosa, causada pela bactéria bacilo de Koch que atinge os pulmões podendo também atacar os rins, gânglios, intestinos, ossos, meninges ou qualquer outro órgão do corpo.

A equipe do Programa da Tuberculose ressaltou que a transmissão é feita pelo contato direto do doente que está eliminando bacilos, com uma pessoa sadia. Ao tossir, espirrar ou falar, (sem proteger a boca) o doente está eliminando gotículas com bacilos que podem vir a ser aspirado, chegar aos pulmões, e então, iniciar a sua multiplicação.

Segundo a enfermeira coordenadora do programa, Maria Célia Marinho, o sinal mais frequente é tosse, às vezes acompanhada de escarro. Ele ainda acrescentou que “o doente pode apresentar também febre baixa geralmente a tarde, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, dor no tórax, e até escarro com sangue”.

O principal exame utilizado para descobrir a tuberculose e o tratamento da tuberculose é gratuito e está disponível em qualquer UBS. Sua duração é de seis meses, sem interrupção, e não há exigência de isolamento.

Clique aqui para conferir a programação completa das ações que serão realizadas no município.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba divulga resultado preliminar da eleição para Conselhos Gestores de 26 unidades de saúde
Caraguatatuba divulga resultado preliminar da eleição para Conselhos Gestores de 26 unidades de saúde

Representantes de usuários e trabalhadores da saúde foram eleitos para compor os Conselhos Gestores de Unidade (CGU) da rede municipal de saúde de Caraguatatuba para o biênio 2026–2028. O resultado preliminar do processo foi divulgado na segunda-feira (15) e contempla 26 unidades e serviços de saúde do município. A eleição

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/06/2026
Caraguatatuba disponibiliza 103 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba disponibiliza 103 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 103 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (15), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. É importante que o candidato

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/06/2026
futsal (2)
Caraguatatuba avança à semifinal do Campeonato Joseense de Futsal Feminino com campanha invicta

A equipe feminina de futsal de Caraguatatuba garantiu neste domingo (21) a classificação para a semifinal do Campeonato Joseense 2026. A vitória por 2 a 1 sobre o Girls United, de São José dos Campos, manteve a invencibilidade das caraguatatubenses e assegurou a presença entre as quatro melhores equipes da

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/06/2026
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal

Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram, na última quarta-feira (3), do programa Horta nas Escolas, iniciativa que une educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável por meio de atividades teóricas e práticas. A ação foi realizada na EMEF Prof.ª Maria Aparecida

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 08/06/2026
Caraguatatuba é ouro no Campeonato Brasileiro de Va’a, em Vitória (ES)
Caraguatatuba é ouro no Campeonato Brasileiro de Va’a, em Vitória (ES)

A equipe de canoa havaiana de Caraguatatuba participou do Campeonato Brasileiro de Va’a, realizado neste fim de semana em Vitória (ES), e retornou com resultados expressivos em diferentes categorias da competição. O principal destaque ficou por conta das irmãs Évina Fernandes e Elen Fernandes, que conquistaram a medalha de ouro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 01/06/2026