Pesquisar No Site

Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe

Publicado em: 24/03/2020
Destaques
Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe
Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que já foi solicitada ao Governo do Estado de São Paulo, mais doses da vacina contra a gripe. A nova remessa deve chegar nos próximos dias

#PraCegoVer: Técnica em enfermagem com máscara e macacão de proteção aplica vacina em uma idosa. (Foto: Divulgação/PMC)

A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou nessa segunda-feira (23), para idosos e trabalhadores da Saúde. Caraguatatuba recebeu apenas 4.900 doses que se esgotaram em menos de três horas.

De acordo com o secretário de Saúde de Caraguatatuba, Amauri Toledo, o município necessita de 15 mil doses da vacina, nessa 1ª fase.

“Ontem tivemos uma grande procura na vacinação nos 10 pontos: em oito escolas, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro Comunitário e em três “drive-thru”, no Travessão, Centro e Massaguaçu. Como chegou apenas um terço do que necessitávamos, houve aglomeração e não queremos isso. O ideal não é aglomeração, nem confusão e nem a pessoa sair de casa sem necessidade. Estamos aguardando o Estado enviar mais doses até sexta (23), para reiniciarmos a campanha”, ressaltou Toledo.

O secretário acrescentou ainda que os idosos que vivem em instituição de longa permanência serão vacinados no local. Pacientes da nefrologia também tomarão a vacina nos locais onde realizam tratamento.

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.

Calendário

A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e se estende até o dia 15 de abril. É voltada, especificamente, para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.

A 2ª fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com os trabalhos para conter o avanço dos casos de dengue e alertar a população, por isso, um terceiro mutirão será realizado neste sábado (23), desta vez, no bairro Travessão, na região Sul. A mobilização prevê o envolvimento de diversas pessoas, numa força tarefa que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024