Pesquisar No Site

Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe

Publicado em: 24/03/2020
Destaques
Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe
Caraguatatuba aguarda nova remessa de vacinas contra a gripe

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que já foi solicitada ao Governo do Estado de São Paulo, mais doses da vacina contra a gripe. A nova remessa deve chegar nos próximos dias

#PraCegoVer: Técnica em enfermagem com máscara e macacão de proteção aplica vacina em uma idosa. (Foto: Divulgação/PMC)

A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou nessa segunda-feira (23), para idosos e trabalhadores da Saúde. Caraguatatuba recebeu apenas 4.900 doses que se esgotaram em menos de três horas.

De acordo com o secretário de Saúde de Caraguatatuba, Amauri Toledo, o município necessita de 15 mil doses da vacina, nessa 1ª fase.

“Ontem tivemos uma grande procura na vacinação nos 10 pontos: em oito escolas, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro Comunitário e em três “drive-thru”, no Travessão, Centro e Massaguaçu. Como chegou apenas um terço do que necessitávamos, houve aglomeração e não queremos isso. O ideal não é aglomeração, nem confusão e nem a pessoa sair de casa sem necessidade. Estamos aguardando o Estado enviar mais doses até sexta (23), para reiniciarmos a campanha”, ressaltou Toledo.

O secretário acrescentou ainda que os idosos que vivem em instituição de longa permanência serão vacinados no local. Pacientes da nefrologia também tomarão a vacina nos locais onde realizam tratamento.

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil.

Calendário

A 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e se estende até o dia 15 de abril. É voltada, especificamente, para idosos e trabalhadores da saúde. Para evitar o contato de crianças e idosos neste período, o Ministério da Saúde pede que pais e responsáveis não levem as crianças aos postos de saúde para vacinação de rotina.

A 2ª fase da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio e priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Procon de Caraguatatuba notifica estabelecimentos por preços abusivos
Procon de Caraguatatuba notifica estabelecimentos por preços abusivos

O Procon de Caraguatatuba tem realizado fiscalizações nos estabelecimentos da cidade, a fim de averiguar as denúncias recebidas em relação a preços abusivos de produtos, principalmente álcool gel e máscaras. Desde quarta-feira (18), os fiscais estão realizando as vistorias e solicitando as notas fiscais dos últimos três meses aos comerciantes.

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 20/03/2020
Profissionais de Saúde tem apoio emocional gratuito durante pandemia do Covid-19
Profissionais de Saúde tem apoio emocional gratuito durante pandemia do Covid-19

Profissionais de saúde que atuam diretamente com os casos suspeitos de Covid-19 possuem a disposição, um serviço de apoio emocional gratuito, orientado por um grupo de psicólogos voluntários para auxiliar no enfrentamento deste problema. O acolhimento é feito pela internet, via Skype, Whatsapp ou Hangout, através da central de atendimento,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 01/04/2020
Defesa Civil do Estado aponta que fevereiro choveu acima do esperado em Caraguatatuba
Defesa Civil do Estado aponta que fevereiro choveu acima do esperado em Caraguatatuba

A quantidade de chuva que caiu no mês de fevereiro, em Caraguatatuba, ficou bem acima do esperado para os 29 dias. Segundo o Setor de Meteorologia da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em 21 dias o volume acumulado foi de 314,3 milímetros, quando a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga prazo para renovação dos cartões de estacionamento para idosos e PCDs
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga prazo para renovação dos cartões de estacionamento para idosos e PCDs

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, criou uma portaria que decreta a prorrogação por 60 dias o prazo para renovação das carteiras de estacionamento para vagas especiais de idosos e Pessoas Com Deficiência (PCDs). A medida leva em conta a atual

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2020
Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)
Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que retomará a vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira (26). As doses serão aplicadas somente em domicílio, com o objetivo de evitar aglomeração e deslocamento do público-alvo, os idosos. Na 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início na segunda-feira (23),

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2020