Pesquisar No Site

Prefeitura inaugura UPA 24 horas e Base do SAMU na Região Sul no dia 19 de fevereiro

Publicado em: 13/02/2020
Prefeitura inaugura UPA 24 horas na Região Sul neta quarta-feira (19/02)
Prefeitura inaugura UPA 24 horas e Base do SAMU na Região Sul no dia 19 de fevereiro

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugura na próxima quarta-feira (19/02) mais uma importante obra que visa o atendimento de saúde da população.

#PraCegoVer: Uma das salas de medicação da UPA SUL, equipadas para melhor atender a população (Foto: Divulgação / PMC)

A partir das 17h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul passa a funcionar para atendimento de urgência e emergência no bairro Perequê-Mirim.

A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou 9 mil atendimentos/mês.

O espaço contará com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade contará ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.

Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá a classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

#PraCegoVer: Dois funcionários da UPA SUL preparando uma maca dentro de uma das salas da Unidade (Foto: Divulgação / PMC)

Além disso, a unidade contará com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue saber da UPA para buscar medicamentos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.

Samu

Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

#PraCegoVer: A base do SAMU, localizada ao lado da UPA SUL, que também será inaugurada no dia 19 de fevereiro (Foto: Divulgação / PMC)

A base do Samu está pronta com todas as suas dependências conforme rege a legislação. A equipe que ficará na base da é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida). A equipe que hoje se encontra na base Porto Novo (Subprefeitura) USB 7ª com técnico de enfermagem e condutor socorrista vai para a base nova.

A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.

As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).

 

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê-Mirim

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”

E se na praia, além do bronze, você também pegasse livros e ouvisse boas histórias? Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias da região, a partir do dia 9 de março, a Fundacc dá início à ação cultural “Na praia com Livros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/03/2024
Defesa Civil prevê entrada de frente fria com chuvas intensas em Caraguatatuba
Defesa Civil prevê entrada de frente fria com chuvas intensas em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a passagem de uma frente fria pelo oceano, possibilitando condições de chuvas intensas no Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba, com acumulados que podem chegar a 100mm. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 04/03/2024
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a polícia ambiental, realizou mais uma ação na quinta-feira (7) para coibir uma tentativa de invasão em uma Área de Preservação Permanente (APP). Os fiscais identificaram a invasão em uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/03/2024
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024