Pesquisar No Site

Prefeitura entrega novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro totalmente reestruturado

Destaques
Prefeitura entrega novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro totalmente reestruturado
Prefeitura entrega novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro totalmente reestruturado

Moradores e turistas de Caraguatatuba agora podem adquirir diversos pescados em um local estruturado e aconchegante. Na manhã do domingo (9/2), 22 pescadores e familiares receberam o novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”, em uma cerimônia de inauguração.

#PraCegoVer: prefeito, autoridades e familiares descerram pano verde que cobre a placa de inauguração; (Foto: Divulgação/PMC)

O espaço foi inaugurado em 1998 e desde então é a fonte de renda da comunidade pesqueira. Após anos de solicitação por parte dos pescadores, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Obras Públicas e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca transformou o espaço tradicional na cidade, em um ambiente moderno, sem perder a essência caiçara.

O novo Entreposto conta agora com uma estrutura totalmente reformada, com substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos 14 boxes, portas e esquadrias, revisão e execução de novo sistema de esgoto, intervenções na câmara fria e paisagismo, com árvores nativas e arbustos ornamentais.

Mas o que mais surpreendeu visitantes e pescadores foi a cobertura em arco. Quem passou pela inauguração fez questão de comentar sobre a comodidade do local. Como é o caso de Dona Lolita Augusta, de 70 anos, moradora do bairro Massaguaçu.

#PraCegoVer: foto de dentro do ambiente com várias pessoas assistindo a cerimônia; (Foto: Divulgação/PMC)

Ela contou que ter um espaço coberto faz muita diferença, em dias de sol e de chuva. “Nós idosos queremos qualidade de vida até mesmo para as compras, e isso faz toda a diferença. Todos ganham neste novo espaço, vendedores e visitantes. Parabéns aos envolvidos”, destacou.

Carolina da Silva, de 36 anos, já havia garantido o almoço de domingo e afirmou “É um espaço que dá gosto de visitar, mais organizado, agradável e higiênico. Sem contar que estamos protegidos do sol. Em dias de calor, faz toda a diferença. Ficou lindo!”, disse.

Para José Anselmo, 61, vendedor no espaço, há 18 anos, uma frase define esta nova fase “Estamos no paraíso!”. Segundo ele, em dois de dias de funcionamento, foi nítida a melhora nas vendas.

“Para mim é uma das obras mais importantes da Prefeitura. No mínimo, nossas vidas vão melhorar em 70%. Agora é só cuidar do espaço, fazer nossa parte, que o presente está entregue”, relatou José Anselmo.

#PraCegoVer: bancada com vários peixes armazenados, enquanto homem coloca mais gelo em cima dos pescados, ele usa touca branca. (Foto: Divulgação/PMC)

O prefeito Aguilar Junior reforçou o compromisso com a população, em nunca deixar o lado humano, prezando sempre pela qualidade de vida das pessoas. “Quando falamos dos pescadores, falamos do povo caiçara que até hoje, mantém a tradição de enfrentar o mar diariamente para garantir o sustento de suas famílias”, afirmou.

Ele ainda avalia o espaço como um ponto gerador de negócios e renda para cada cidadão de Caraguatatuba. “Nosso objetivo é dar condição para que o cidadão cresça e desenvolva sua vida. É gratificante entregar um compromisso firmado no meu plano de governo”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

O investimento no novo Entreposto foi de R$ 1,5 milhão e parte da verba da reforma foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Correa Junior (DEM).

Participaram da cerimônia, o vice-prefeito Campos Junior; os secretários de Obras Públicas e Meio Ambiente, Leandro Borella e Marcel Giorgeti, respectivamente; o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino e os vereadores, Renato Leite de Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), João Silva de Paula Ferreira (De Paula), Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá) e Vilma Teixeira de Oliveira Santos; além do presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim e o representante da família do homenageado, Gil Mendes.

O Entreposto de Pesca do Camaroeiro fica aberto todos os dias das 8h às 18h, localizado na Avenida Dr. Arthur Costa Filho – Centro.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024