Pesquisar No Site

Prefeitura entrega novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro totalmente reestruturado

Destaques
Prefeitura entrega novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro totalmente reestruturado
Prefeitura entrega novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro totalmente reestruturado

Moradores e turistas de Caraguatatuba agora podem adquirir diversos pescados em um local estruturado e aconchegante. Na manhã do domingo (9/2), 22 pescadores e familiares receberam o novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”, em uma cerimônia de inauguração.

#PraCegoVer: prefeito, autoridades e familiares descerram pano verde que cobre a placa de inauguração; (Foto: Divulgação/PMC)

O espaço foi inaugurado em 1998 e desde então é a fonte de renda da comunidade pesqueira. Após anos de solicitação por parte dos pescadores, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Obras Públicas e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca transformou o espaço tradicional na cidade, em um ambiente moderno, sem perder a essência caiçara.

O novo Entreposto conta agora com uma estrutura totalmente reformada, com substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos 14 boxes, portas e esquadrias, revisão e execução de novo sistema de esgoto, intervenções na câmara fria e paisagismo, com árvores nativas e arbustos ornamentais.

Mas o que mais surpreendeu visitantes e pescadores foi a cobertura em arco. Quem passou pela inauguração fez questão de comentar sobre a comodidade do local. Como é o caso de Dona Lolita Augusta, de 70 anos, moradora do bairro Massaguaçu.

#PraCegoVer: foto de dentro do ambiente com várias pessoas assistindo a cerimônia; (Foto: Divulgação/PMC)

Ela contou que ter um espaço coberto faz muita diferença, em dias de sol e de chuva. “Nós idosos queremos qualidade de vida até mesmo para as compras, e isso faz toda a diferença. Todos ganham neste novo espaço, vendedores e visitantes. Parabéns aos envolvidos”, destacou.

Carolina da Silva, de 36 anos, já havia garantido o almoço de domingo e afirmou “É um espaço que dá gosto de visitar, mais organizado, agradável e higiênico. Sem contar que estamos protegidos do sol. Em dias de calor, faz toda a diferença. Ficou lindo!”, disse.

Para José Anselmo, 61, vendedor no espaço, há 18 anos, uma frase define esta nova fase “Estamos no paraíso!”. Segundo ele, em dois de dias de funcionamento, foi nítida a melhora nas vendas.

“Para mim é uma das obras mais importantes da Prefeitura. No mínimo, nossas vidas vão melhorar em 70%. Agora é só cuidar do espaço, fazer nossa parte, que o presente está entregue”, relatou José Anselmo.

#PraCegoVer: bancada com vários peixes armazenados, enquanto homem coloca mais gelo em cima dos pescados, ele usa touca branca. (Foto: Divulgação/PMC)

O prefeito Aguilar Junior reforçou o compromisso com a população, em nunca deixar o lado humano, prezando sempre pela qualidade de vida das pessoas. “Quando falamos dos pescadores, falamos do povo caiçara que até hoje, mantém a tradição de enfrentar o mar diariamente para garantir o sustento de suas famílias”, afirmou.

Ele ainda avalia o espaço como um ponto gerador de negócios e renda para cada cidadão de Caraguatatuba. “Nosso objetivo é dar condição para que o cidadão cresça e desenvolva sua vida. É gratificante entregar um compromisso firmado no meu plano de governo”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

O investimento no novo Entreposto foi de R$ 1,5 milhão e parte da verba da reforma foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Correa Junior (DEM).

Participaram da cerimônia, o vice-prefeito Campos Junior; os secretários de Obras Públicas e Meio Ambiente, Leandro Borella e Marcel Giorgeti, respectivamente; o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino e os vereadores, Renato Leite de Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), João Silva de Paula Ferreira (De Paula), Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá) e Vilma Teixeira de Oliveira Santos; além do presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim e o representante da família do homenageado, Gil Mendes.

O Entreposto de Pesca do Camaroeiro fica aberto todos os dias das 8h às 18h, localizado na Avenida Dr. Arthur Costa Filho – Centro.

 

Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba e CMDCA realizam capacitação na rede de atendimentos à criança e ao adolescente
Prefeitura de Caraguatatuba e SEDESC realizam capacitação na rede de atendimentos à criança e ao adolescente

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) promoveu uma capacitação na manhã desta sexta-feira (06/03,) na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Idoso (SEPEDI), aos profissionais da saúde que fazem ou farão o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 06/03/2020
Jardim Jaqueira recebe nivelamento com fresado de asfalto
Jardim Jaqueira recebe nivelamento com fresado de asfalto

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza o nivelamento com um material ecologicamente correto na Rua Antônio Valente e Primeiro Centenário dos Batistas, localizada no bairro Jardim Jaqueira, Região Central da cidade. Segundo a equipe da Sesep, a rua sofria com erosões causadas pelo constante trânsito de veículos pesados

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba reforça sinalização em vários bairros da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba reforça sinalização em vários bairros da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, está reforçando pinturas nas vias em vários pontos da cidade. Nesta ação estão sendo repintadas faixas de pedestres, vagas de estacionamento comuns, para idosos, pessoas com deficiência, vagas para carga e descarga e locais que

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 18/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba redobra cuidados com idosos durante pandemia do Covid-19
Prefeitura de Caraguatatuba redobra cuidados com idosos durante pandemia do Covid-19

A Prefeitura de Caraguatatuba redobrou os cuidados com o idoso, devido ao novo coronavírus (Covid-19). Diversas medidas de prevenção foram adotadas para evitar que este público saia de casa, já que, integram o grupo de risco vulnerável à ação do vírus. Em relação à vacina contra a Gripe Influenza, os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 24/03/2020
Covid-19: Vigilância Sanitária autua e notifica supermercados de Caraguatatuba
Covid-19: Vigilância Sanitária autua e notifica supermercados de Caraguatatuba

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba autuou dois supermercados e notificou mais um para seguir as regras sanitárias de atendimento ao público e de proteção aos seus funcionários no combate ao Covid-19 (Coronavírus). Foram autuados os supermercados Shibatinha (por descumprimento do Decreto Municipal) e Atacadão (pela venda de produtos deteriorados). Menos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/03/2020