Pesquisar No Site

Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie

Publicado em: 14/02/2020
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie

A Praça do Caiçara recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 11h30, a 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie. O evento é gratuito e aberto ao público.

A Semana da Arte Contra a Barbárie é um movimento realizado em diversas cidades do País com a intenção de promover a liberdade de expressão e os direitos humanos, combatendo todo e qualquer tipo de repressão.

Em Caraguatatuba o projeto foi abraçado pela professora de Artes do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio do Colégio Imperatrice, Carla Terra, que também é membro do Fórum de Cultura do Litoral Norte.

Ela conta que a ideia de participar da causa veio a partir de um trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos com o apoio dos professores Ricardo Catarina e Carlos Nery sobre a Semana da Arte Moderna – que ocorreu em São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 – e que coincide com o ato da Semana da Arte Contra a Barbárie.

“A sala de aula se tornou pequena para este projeto tão importante e então decidimos expandir até alcançar outras pessoas que também quisessem abraçar a causa”, contou.

Durante o evento será gravado o “Samba do Artigo Quinto”, com letra de Newton Moreno e música de Fernanda Maia, que fala sobre a liberdade através da arte.

Ao longo do encontro também haverá um recital de poemas e pinturas feitas pelos alunos, além de performances teatrais, oficinas gratuitas, apresentações de danças folclóricas e projeções artísticas nas paredes do museu.

A Semana da Arte Contra a Barbárie tem o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Confira a programação

11h30 – Pintura e poesia (com os alunos do Ensino Médio)

15h – Oficinas de Encadernação Artesanal e faixas e cartazes

15h30 – Performance com Hannah Ferreira – “Deu um nó”

16h – Gravação do “Samba do Artigo Quinto”

17h – Performance “Intertexto”

18h – Ato “Peço castigo” – Poema de Pablo Neruda

19h – Maracatu Odé da Mata

19h40 – Projeções com Cineclube Sambaqui

 

Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com   

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba apresenta Programa Planta Popular para alunos do Ensino Médio
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta Programa Planta Popular para alunos do Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio da E.E Benedito Paes Sobrinho, no Perequê-Mirim, Região Sul de Caraguatatuba, tiveram a oportunidade de conhecer, nesta sexta-feira (21/02), o Programa Planta Popular, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Detalhes sobre o projeto e até curiosidade sobre a profissão de arquiteta despertaram interesse de jovens

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 21/02/2020
Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro realiza concerto nesta sexta-feira (11/02)
Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro realiza concerto nesta sexta-feira (14/02)

A Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro realizará nesta sexta-feira (14/02) mais uma apresentação na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), a partir das 20h30. A atração faz parte do projeto Viola na Praça. O projeto visa fortalecer a cultura tradicional caipira. A Orquestra promete apresentar para os presentes músicas

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 12/02/2020
“Feira Delícia & Arte” reúne 44 expositores no Ciapi de Caraguatatuba
“Feira Delícia & Arte” reúne 44 expositores no Ciapi de Caraguatatuba

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira (12/02) a 8ª edição da “Feira Delícia & Arte”, que reuniu 44 expositores do Ciapi e comunidade local. Pela primeira vez como expositor, Dimas Esteves, 40 anos, levou mel para a exposição,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/02/2020
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária

Um dos blocos mais tradicionais de Caraguatatuba vai às ruas no Domingo de Carnaval (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá. Mais de 300 foliões são esperados para o Desfile do Bloco do Urso na Avenida da Praia. O grito de Carnaval será já no dia 19 de fevereiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 07/02/2020
Votação para escolha dos membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba se encerra amanhã (21)
Votação para escolha dos membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba se encerra amanhã (21)

As votações para escolher os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba começaram nesta quarta-feira e seguem até amanhã (21). Ao todo, oito servidores concorrem as 12 vagas, que são distribuídas entre  seis titulares e seis suplentes. O horário de votação ocorre entre das 9h

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 20/02/2020