Pesquisar No Site

Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie

Publicado em: 14/02/2020
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie

A Praça do Caiçara recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 11h30, a 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie. O evento é gratuito e aberto ao público.

A Semana da Arte Contra a Barbárie é um movimento realizado em diversas cidades do País com a intenção de promover a liberdade de expressão e os direitos humanos, combatendo todo e qualquer tipo de repressão.

Em Caraguatatuba o projeto foi abraçado pela professora de Artes do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio do Colégio Imperatrice, Carla Terra, que também é membro do Fórum de Cultura do Litoral Norte.

Ela conta que a ideia de participar da causa veio a partir de um trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos com o apoio dos professores Ricardo Catarina e Carlos Nery sobre a Semana da Arte Moderna – que ocorreu em São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 – e que coincide com o ato da Semana da Arte Contra a Barbárie.

“A sala de aula se tornou pequena para este projeto tão importante e então decidimos expandir até alcançar outras pessoas que também quisessem abraçar a causa”, contou.

Durante o evento será gravado o “Samba do Artigo Quinto”, com letra de Newton Moreno e música de Fernanda Maia, que fala sobre a liberdade através da arte.

Ao longo do encontro também haverá um recital de poemas e pinturas feitas pelos alunos, além de performances teatrais, oficinas gratuitas, apresentações de danças folclóricas e projeções artísticas nas paredes do museu.

A Semana da Arte Contra a Barbárie tem o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

 

Confira a programação

11h30 – Pintura e poesia (com os alunos do Ensino Médio)

15h – Oficinas de Encadernação Artesanal e faixas e cartazes

15h30 – Performance com Hannah Ferreira – “Deu um nó”

16h – Gravação do “Samba do Artigo Quinto”

17h – Performance “Intertexto”

18h – Ato “Peço castigo” – Poema de Pablo Neruda

19h – Maracatu Odé da Mata

19h40 – Projeções com Cineclube Sambaqui

 

Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com   

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pacientes e profissionais de saúde do Instituto de Nefrologia de Caraguatatuba são testados para Covid-1
Pacientes e profissionais de saúde do Instituto de Nefrologia de Caraguatatuba são testados para Covid-19

Cerca de 200 pacientes e 50 funcionários do Instituto de Nefrologia, Hipertensão Arterial e Diabetes (Inehdi) de Caraguatatuba, no bairro Cidade Jardim, passaram por teste rápido para a Covid-19, nesta segunda e terça-feira (8 e 9). O município é referência no tratamento de hemodiálise e recebe pacientes de São Sebastião,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/06/2020
Prefeitura Municipal e Fundacc instalam letreiros ‘Use Máscara’ para conscientização da população
Prefeitura Municipal e Fundacc instalam letreiros ‘Use Máscara’ para conscientização da população

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), realiza campanha de conscientização do uso de máscaras para prevenção do novo coronavírus (Covid-19). Entre as ações da campanha está instalação dos letreiros ‘Use Máscara’ em diferentes pontos da cidade. O primeiro letreiro instalado

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/07/2020
Prefeitura realiza varrição e Operação Bota-fora na Mococa
Prefeitura realiza varrição e Operação Bota-fora na Mococa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou a limpeza e Operação Bota-fora no bairro Mococa, localizado na Região Norte da Cidade.  Segundo a equipe da Sesep, além sujeira proveniente dos próprios moradores, devido à estação do ano, as folhas estão caindo necessitando o serviço

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/06/2020
Prefeitura de Caraguatatuba segue protocolo do Detran-SP e libera funcionamento de CFCs
Prefeitura de Caraguatatuba segue protocolo do Detran-SP e libera funcionamento de CFCs

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) estabeleceu diversos protocolos sanitários para a reabertura dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com base na liberação do Detran-SP, a Prefeitura de Caraguatatuba autorizou a abertura das autoescolas, mediante a observação de procedimentos de distanciamento social e higienização

Leia Mais Notícias Secretaria de Assuntos Jurídicos Publicado em 30/06/2020
Pegorelli recebe serviço para melhorar escoamento de águas nas chuvas
Pegorelli recebe serviço para melhorar escoamento de águas nas chuvas

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) iniciaram mais um serviço de prevenção contra enchentes no bairro Pegorelli, localizado na Região Sul da cidade. Serão instaladas oito novas aduelas na vala da Rua Circular. O trabalho irá substituir as tubulações menores por outras maiores, para melhorar a vazão da água

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 08/07/2020