Pesquisar No Site

Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 15 cursos previstos para 2020

Publicado em: 10/02/2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 12 cursos previstos para 2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 15 cursos previstos para 2020

Quem passa pela orla da avenida da praia em Caraguatatuba e observa uma carreta estacionada, se surpreende ao entrar e conhecer a Unidade Móvel do Senai.

Totalmente equipada, a unidade é um verdadeiro laboratório de elétrica, com uma variedade de aparelhos eletrodomésticos, ferramentas para os reparos e equipamentos de segurança.

#PraCegoVer: Alunos do curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos sentados em carteiras. (Foto: Divulgação/PMC)

Instalada ao lado da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, a unidade móvel é sede do curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos, iniciado nesta segunda-feira (10/02). Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Senai, a primeira fase do curso foi realizada no final de 2019 com a formação sobre eletrodomésticos pequenos. As aulas iniciadas hoje tratarão de eletrodomésticos da linha branca.

A turma é composta por 16 alunos e contará com carga horária de 80 horas. Durante a formação, os alunos aprenderão a executar manutenção em aparelhos eletrodomésticos conhecidos como linha branca: condicionador de ar compacto, refrigerador, freezer, lavadora de roupas e micro-ondas.

O instrutor do Senai, Alan Ferreira da Silva, explica que com a formação, os alunos sairão aptos a exercerem manutenção e reparos, podendo atuar no setor industrial ou como micro empreendedores individuais (MEI).

“Os alunos aprenderão desde a organização do local de trabalho, a seguir procedimentos, legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança. Poderão oferecer o serviço imediatamente após a conclusão do curso”, disse.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, reafirma a importância da parceria com o Senai.

#PraCegoVer: Equipamentos eletrodomésticos da linha branca. (Imagem: Divulgação /PMC)

“Durante o ano de 2019 pudemos oferecer 18 cursos para a população. Sabemos que os cursos do Senai são muito valorizados pelo mercado de trabalho. Prova disso, é o alto índice de absorção da mão de obra, além das pessoas com perfil de empreendedorismo que abriram seus próprios negócios e estão gerando e aumentando a renda de suas famílias”, disse.

Para o ano de 2020 já estão previstos 15 cursos. As informações sobre requisitos e período de inscrições serão divulgadas em breve.

 

Os próximos cursos previstos são:

  • NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade;
  • NR-11 – Operação de empilhadeira;
  • NR-35 – Segurança nas atividades com trabalhos em altura;
  • Operação de pá carregadeira.

 

Microempreendedor individual

O Microempreendedor Individual foi criado pela Lei Federal nº 128/2008 para que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade e, principalmente, promover esta formalização com uma carga tributária reduzida.

O MEI se tornou um dos maiores programas de inclusão social do país. Todas as informações sobre o programa podem ser obtidas no SEBRAE.

Em Caraguatatuba a sede fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1011 – Sumaré. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sebrae, Agência Regional do Trabalho e Sala do Empreendedor suspendem atendimento presencial
Sebrae, Agência Regional do Trabalho e Sala do Empreendedor suspendem atendimento presencial

A Secretaria Municipal de Governo suspendeu o atendimento presencial como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Empregados e empregadores devem aderir aos canais digitais para solicitação de serviços. A Agência Regional do Trabalho disponibiliza as seguintes plataformas: Registro profissional: https://protocolo.planejamento.gov.br/protocolo/login (Confira aqui o passo a passo) Seguro Desemprego (entrada

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 19/03/2020
Dia do Consumidor: Procon de Caraguatatuba promove palestra gratuita no dia 18
Dia do Consumidor: Procon de Caraguatatuba promove palestra gratuita no dia 18

Consumidores ainda podem se inscrever para a palestra do Dia do Consumidor promovida pelo Procon de Caraguatatuba, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial. A palestra será no dia 18 de março, no auditório da Associação Comercial e Empresarial, e terá como foco assuntos ligados ao dia a dia

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 10/03/2020
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19
Prefeitura dá dicas de exercícios domiciliares para idosos durante isolamento do Covid-19

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) suspendeu as atividades para garantir que os usuários permaneçam em suas residências, e evitem lugares fechados e com aglomerações. O coordenador técnico e fisioterapeuta do Ciapi, Mario Vitório orienta que os idosos continuem com a prática de

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 18/03/2020
Covid-19: Fundo Social de Caraguatatuba cria Rede do Bem com arrecadação de produtos de alimentos e higiene
Covid-19: Fundo Social de Caraguatatuba cria Rede do Bem com arrecadação de produtos de alimentos e higiene

Neste período de cuidados com o novo coronavírus (Covid-19), o Fundo Social de Caraguatatuba segue com a rede de solidariedade para auxiliar as famílias em vulnerabilidade social do município. A partir da próxima semana, a campanha de arrecadação de produtos essenciais será intensificada. Quem puder ajudar, poderá doar alimentos não

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 26/03/2020
Combate à dengue: unidade escolar de Caraguatatuba realiza ações nos bairros Casa Branca e Olaria
Combate à dengue: unidade escolar de Caraguatatuba realiza ações nos bairros Casa Branca e Olaria

A escola é o ponto de partida eficiente para a educação voltada à saúde pública, envolvendo diversas ações, como por exemplo, a dengue que é uma doença infecciosa, não contagiosa transmitida pela fêmea do artrópode Aedes aegypyi, mosquito que se torna vetor ao picar uma pessoa contaminada. Criar projetos junto

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 11/03/2020