Pesquisar No Site

Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Publicado em: 10/02/2020
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Com 30 semanas de gestação e moradora do bairro Jardim Santa Rosa, região norte de Caraguatatuba, Tarcíla dos Santos, de 32 anos, acordou cedo e enfrentou a chuva para participar do encontro de gestantes promovido pelo Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), nessa segunda-feira (10/02), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Mulheres sentadas em cadeiras em um auditório. Elas prestam atenção em uma palestra (Foto: Divulgação/PMC)

Mamãe de primeira viagem, Tarcíla espera um menino. Além do nome da criança, a gestante também já escolheu que dará luz a Luís Guilherme (nome do bebê) por um parto normal.

Para ela, esse tipo de procedimento “tem uma recuperação melhor, mais fácil e rápida do que a cesárea”.  Sobre o encontro, ela disse que “é muito importante você saber dos seus direitos”. “Faz qualquer mãe abrir os olhos”, ressaltou.

O encontro reuniu cerca de 20 mulheres, que debateram sobre licença maternidade e paternidade, adoção legal e discutiram as diretrizes da Lei 435/2019, que dispõe sobre partos por cesárea, um dos assuntos que mais chamaram a atenção das gestantes.

Stephanie Azevedo é advogada especialista em direitos da mulher. Ela é a terapeuta integrativa, Fabíola Alonso, foram as responsáveis por debater e explicar as diretrizes, o que a mulher deve ou não fazer para pedir a licença maternidade e discutiram sobre paternidade.

Para Fabíola, que trabalha com os direitos da mulher há quatro anos, “a gestação é uma fase muito complicada e a mãe precisa fazer escolhas conscientes, entender os riscos e saber os direitos que ela tem”. “Os debates e o contato com gestantes as ajudam a compreender que um parto normal, por exemplo, traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê”, ressaltou.

A advogada Stephanie Azevedo explicou que “a preocupação sobre parto por cesárea é tanta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a taxa ideal seria entre 10% e 15%”.

De acordo com a OMS não existem evidências de que fazer cesáreas em mulheres ou bebês que não necessitem dessa cirurgia traga benefícios. Por outro lado, quando realizadas por motivos médicos, as cesarianas podem reduzir a mortalidade e morbidade materna e perinatal.

A taxa de partos por cesárea no município também está alta, se comparado ao recomendado pela OMS. Segundo o Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, no ano passado, 70% dos partos realizados na maternidade foram por cesárea e apenas 30% representam os partos normais.

Outros tópicos importantes foram abordados no encontro, como os 120 dias de licença maternidade (quatro meses), que deve ser analisada com cuidado e atenção e a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre o salário maternidade. Um salário pago pela empresa baseado nos últimos seis meses de pagamento da gestante.

A proposta do encontro realizado pelo Pró-Mulher é realmente levar a informação à gestante para conscientização das escolhas feitas pela futura mãe, que podem por em risco não só a saúde, mas também o emocional da mãe e da criança.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza nivelamento com bica corrida no Massaguaçu
Prefeitura de Caraguatatuba realiza nivelamento com bica corrida no Massaguaçu

Mais de 250 toneladas de material são utilizadas para realização do nivelamento mecânico na Travessa Noemia Estevam de Matos, localizada no bairro Massaguaçu. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com o objetivo de melhorar as condições de trânsito no local,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 05/03/2020
Urbanismo Itinerante auxilia população do Barranco Alto na sexta-feira (06/03)
Urbanismo Itinerante auxilia população do Barranco Alto na sexta-feira (06/03)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realiza nesta sexta-feira (06/02), no bairro Barranco Alto, Região Sul do município, a 4ª edição do Projeto Urbanismo Itinerante de 2020. Nesta ocasião, a equipe da Secretaria de Urbanismo realiza o projeto na Escola EMEI/EMEF Profº João Benedito Marcondes, localizada

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/03/2020
Fundacc oferece videoaulas com artistas orientadores das Oficinas Culturais durante isolamento social
Fundacc oferece videoaulas com artistas orientadores das Oficinas Culturais durante isolamento social

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com os artistas orientadores, prepara videoaulas e conteúdos online para os alunos das Oficinas Culturais continuarem seus estudos durante o isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a presidente

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/03/2020
Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”
Prefeitura e caçambeiros tratam de melhorias para projeto “Caçamba Legal”

Operadores de transporte de caçambas que atuam com recolhimento de resíduos da construção civil e volumosos em Caraguatatuba estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), na segunda-feira (02/03), para tratar de melhorias e possíveis alterações no procedimento de destinação final dos materiais. O secretário da pasta, Marcel

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/03/2020
Caraguatatuba abre inscrições para curso de Operador de Pá Carregadeira nesta quarta-feira (11/3)
Caraguatatuba abre mais oportunidade de qualificação gratuita

Em Caraguatatuba as oportunidades de qualificação profissional seguem a todo vapor. Nos dias 11 e 12 de março, o Fundo Social abre inscrições para mais um curso gratuito em parceria com o Senai, de Operação de Pá Carregadeira. O curso visa desenvolver técnicas da operação da máquina de pá carregadeira

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 04/03/2020