Pesquisar No Site

Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Publicado em: 10/02/2020
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher
Encontro promove debate entre especialistas e gestantes no Pró-Mulher

Com 30 semanas de gestação e moradora do bairro Jardim Santa Rosa, região norte de Caraguatatuba, Tarcíla dos Santos, de 32 anos, acordou cedo e enfrentou a chuva para participar do encontro de gestantes promovido pelo Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), nessa segunda-feira (10/02), em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Mulheres sentadas em cadeiras em um auditório. Elas prestam atenção em uma palestra (Foto: Divulgação/PMC)

Mamãe de primeira viagem, Tarcíla espera um menino. Além do nome da criança, a gestante também já escolheu que dará luz a Luís Guilherme (nome do bebê) por um parto normal.

Para ela, esse tipo de procedimento “tem uma recuperação melhor, mais fácil e rápida do que a cesárea”.  Sobre o encontro, ela disse que “é muito importante você saber dos seus direitos”. “Faz qualquer mãe abrir os olhos”, ressaltou.

O encontro reuniu cerca de 20 mulheres, que debateram sobre licença maternidade e paternidade, adoção legal e discutiram as diretrizes da Lei 435/2019, que dispõe sobre partos por cesárea, um dos assuntos que mais chamaram a atenção das gestantes.

Stephanie Azevedo é advogada especialista em direitos da mulher. Ela é a terapeuta integrativa, Fabíola Alonso, foram as responsáveis por debater e explicar as diretrizes, o que a mulher deve ou não fazer para pedir a licença maternidade e discutiram sobre paternidade.

Para Fabíola, que trabalha com os direitos da mulher há quatro anos, “a gestação é uma fase muito complicada e a mãe precisa fazer escolhas conscientes, entender os riscos e saber os direitos que ela tem”. “Os debates e o contato com gestantes as ajudam a compreender que um parto normal, por exemplo, traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê”, ressaltou.

A advogada Stephanie Azevedo explicou que “a preocupação sobre parto por cesárea é tanta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a taxa ideal seria entre 10% e 15%”.

De acordo com a OMS não existem evidências de que fazer cesáreas em mulheres ou bebês que não necessitem dessa cirurgia traga benefícios. Por outro lado, quando realizadas por motivos médicos, as cesarianas podem reduzir a mortalidade e morbidade materna e perinatal.

A taxa de partos por cesárea no município também está alta, se comparado ao recomendado pela OMS. Segundo o Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, no ano passado, 70% dos partos realizados na maternidade foram por cesárea e apenas 30% representam os partos normais.

Outros tópicos importantes foram abordados no encontro, como os 120 dias de licença maternidade (quatro meses), que deve ser analisada com cuidado e atenção e a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre o salário maternidade. Um salário pago pela empresa baseado nos últimos seis meses de pagamento da gestante.

A proposta do encontro realizado pelo Pró-Mulher é realmente levar a informação à gestante para conscientização das escolhas feitas pela futura mãe, que podem por em risco não só a saúde, mas também o emocional da mãe e da criança.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024