Pesquisar No Site
CEI de Caraguatatuba promove momento de aprendizado ao ar livre à comunidade acadêmica do Rio do Ouro
CEI de Caraguatatuba promove momento de aprendizado ao ar livre à comunidade acadêmica do Rio do Ouro
Ensinar sobre o mundo e suas manifestações exigem de todos envolvidos com a educação uma postura renovada sobre a concepção de conhecimentos, que nos permita compreender a natureza e suas mudanças que marcam as realidades locais, nacionais e globais. Trabalhar para além dos limites da sala de aula é trabalhar as possibilidades de uma formação crítica alinhada às diversas realidades dentro e fora da unidade escolar.

#PraCegoVer: Funcionários do CEI Honorina atravessam ponte na trilha do Jequitibá no Parque Estadual da Serra do Mar (Fotos: Divulgação/PMC)
É com esse objetivo que o Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Honorina Pacheco Correa, no Rio do Ouro, realizou nesta sexta-feira (28/02) uma atividade ao ar livre com professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, auxiliares de limpeza e cozinheiras com o objetivo de compreender e estudar o território do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba (PESM), no bairro, para levar para dentro das salas de aula conhecimentos aos alunos a fim de mostrar as belezas que existem e ações que a comunidade poderia realizar para melhorar a vida de todos ao redor.
Os servidores realizaram uma dinâmica para que pudessem refletir sobre quais ações adotar para diminuir o descarte incorreto de lixos, como mostrar aos alunos a importância da preservação ambiental, como mobilizar a comunidade e envolvê-la no cotidiano escolar, quais problemas sociais existem no bairro e poderiam ser melhorados, entre outros assuntos.
Cerca de 45 funcionários da escola estiveram presentes na visita técnica e puderam conhecer a história do Parque Estadual, fazer a trilha do Jequitibá que possui um percurso circular em meio à mata densa, onde o visitante pode descobrir belíssimas paisagens e as mais diversas espécies da flora e da fauna da Mata Atlântica, além de conhecer a piscina natural do Rio Santo Antônio.
Professora há seis anos da rede municipal de ensino, Cristiane Aparecida dos Santos ficou surpresa ao descobrir que existe um universo de temas relacionados ao Parque que podem ser levados à sala de aula. “Realizar atividades ao livre abre nossas mentes e nos proporciona acima de tudo conhecimentos que podemos usar não somente na unidade escolar, mas levar a toda comunidade.”
Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Membros da CIPA para Gestão 2026/2027 são empossados nesta sexta-feira em Caraguatatuba
A posse dos representantes dos servidores eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 é na próxima sexta-feira (9/10), às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O Treinamento dos Novos Membros da CIPA – Gestão
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe novo treinamento da Geopixel Monitor para observação meteorológica em tempo real
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou de um treinamento na terça-feira (29), em sua sede, para conhecer novas funcionalidades da plataforma Geopixel Monitor, utilizada pelo município desde 2022. Esta plataforma realiza o monitoramento e alerta de eventos extremos em tempo real para o município, por meio da coleta de
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º). Realizado
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo
Caraguatatuba vence Taubaté por 87 a 37 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17
A equipe de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17. Em partida realizada no último sábado (10), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o time venceu o Tênis Clube Taubaté por 87 a 37 e manteve a invencibilidade na competição, completando 11 jogos e 11