Pesquisar No Site

Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária

Publicado em: 07/02/2020
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária

Um dos blocos mais tradicionais de Caraguatatuba vai às ruas no Domingo de Carnaval (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá. Mais de 300 foliões são esperados para o Desfile do Bloco do Urso na Avenida da Praia.

O grito de Carnaval será já no dia 19 de fevereiro, a partir das 20h, no Quiosque 32.  “Os abadás já podem ser adquiridos na Rádio Caraguá FM, pelo preço de R$ 170”, diz o radialista Ricardo Mazzei, um dos presidentes da agremiação.

#PraCegoVer: O Abadá do Bloco do Urso (Imagem: Divulgação)

Para este ano, a estimativa dos organizadores é arrecadar em torno de R$ 20 mil que depois serão usados para aquisição de cadeira de banho, andador, muleta, fraldas geriátricas, entre outros produtos que serão doados para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC).

Mazzei lembra que a tradicional bateria do Mestre Leandro e seus 40 componentes vão à passarela do samba tendo à frente a musa da Mancha Verde, Mariana Katy, sempre abrilhantando o desfile.

Uma das características do Bloco do Urso é a festa grandiosa que é feita após o desfile, neste ano, no Espaço Ocean. O abadá é o ingresso dá aos foliões o direito a bebidas com cerveja, vinho, uísque, vodka, água, refrigerante, água de coco, queijos, salgados, hot dog, lanche de pernil e muito mais.

O Bloco do Urso surgiu em 2003. Ele surgiu como Bloco da Integração, mas depois se transformou no tradicional Bloco do Urso, que embala os domingos de Carnaval de Caraguatatuba. Mais que só folia, a agremiação traz como seu lema a ajuda solidária, com donativos ou recursos doados para entidades carentes.

Ricardo Mazzei lembra do surgimento do bloco, tendo ele como um dos fundadores. “Na primeira versão, o mascote já era o urso e tínhamos o amigo mais velho da turma com apelido de Urso Branco. Por três anos a gente se reunia e falava em montar um bloco e não saía, mas, um ano resolvemos que ele ia pra rua e nunca mais paramos”.

Ele lembra que no primeiro ano o desfile foi debaixo de uma chuva que Deus mandava e mesmo assim reuniu mais de 100 pessoas. Inicialmente, a concentração era próxima da quadra esportiva da Avenida da Praia e, nos anos seguintes, passou a sair do Sumaré.

“Já desde as primeiras edições a gente pedia para os participantes doarem leite em pó para a ACC e fraldas geriátricas. Como não atingia o que esperávamos, no terceiro ano passamos a cobrar pelo abadá e fazer a doação diretamente para as instituições”.

Nesta edição, o bloco sairá no domingo (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá e saída para a avenida da Praia a partir das 20h30.

 

Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba podem fazer curso gratuito de Libras
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba podem fazer curso gratuito de Libras

Em mais uma parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Escola de Governo de Caraguatatuba abre inscrições para servidores realizarem capacitação. Desta vez, o curso ofertado é da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Com início no dia 2 de abril, os interessados devem preencher a solicitação de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 12/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba já vacinou 2.300 idosos em casa e campanha continua
Prefeitura de Caraguatatuba já vacinou 2.300 idosos em casa e campanha continua

Nos dois primeiros dias de vacinação contra a gripe, em domicílio, profissionais da Saúde das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba vacinaram 2.300 idosos, quinta e sexta (26 e 27). As doses da vacina serão aplicadas de segunda a sexta, entre 8h e 17h, de casa em casa,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 30/03/2020
Fundo Social de Caraguatatuba suspense cursos e concentra atendimento apenas na sede
Fundo Social de Caraguatatuba suspende cursos e concentra atendimento apenas na sede

O Fundo Social de Caraguatatuba também aderiu a algumas medidas de prevenção para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Todos os cursos que iniciariam no mês de março, Iniciação à Costura, Padaria Artesanal, Artesanato, segunda turma do curso de NR35 – Trabalho em Altura foram suspensos por tempo indeterminado,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 18/03/2020
Caraguatatuba inicia nesta terça (31/03) distribuição de kits de alimentação para alunos carentes da rede de ensino
Caraguatatuba inicia nesta terça (31/03) distribuição de kits de alimentação para alunos carentes da rede de ensino

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta terça-feira (31), a entrega dos kits de alimentação para alunos da rede municipal, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa garantir a segurança alimentar das crianças de baixa renda matriculadas na rede pública do município durante o período de isolamento social devido à

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 30/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga prazo para renovação dos cartões de estacionamento para idosos e PCDs
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga prazo para renovação dos cartões de estacionamento para idosos e PCDs

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, criou uma portaria que decreta a prorrogação por 60 dias o prazo para renovação das carteiras de estacionamento para vagas especiais de idosos e Pessoas Com Deficiência (PCDs). A medida leva em conta a atual

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2020