Pesquisar No Site

Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária

Publicado em: 07/02/2020
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária

Um dos blocos mais tradicionais de Caraguatatuba vai às ruas no Domingo de Carnaval (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá. Mais de 300 foliões são esperados para o Desfile do Bloco do Urso na Avenida da Praia.

O grito de Carnaval será já no dia 19 de fevereiro, a partir das 20h, no Quiosque 32.  “Os abadás já podem ser adquiridos na Rádio Caraguá FM, pelo preço de R$ 170”, diz o radialista Ricardo Mazzei, um dos presidentes da agremiação.

#PraCegoVer: O Abadá do Bloco do Urso (Imagem: Divulgação)

Para este ano, a estimativa dos organizadores é arrecadar em torno de R$ 20 mil que depois serão usados para aquisição de cadeira de banho, andador, muleta, fraldas geriátricas, entre outros produtos que serão doados para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC).

Mazzei lembra que a tradicional bateria do Mestre Leandro e seus 40 componentes vão à passarela do samba tendo à frente a musa da Mancha Verde, Mariana Katy, sempre abrilhantando o desfile.

Uma das características do Bloco do Urso é a festa grandiosa que é feita após o desfile, neste ano, no Espaço Ocean. O abadá é o ingresso dá aos foliões o direito a bebidas com cerveja, vinho, uísque, vodka, água, refrigerante, água de coco, queijos, salgados, hot dog, lanche de pernil e muito mais.

O Bloco do Urso surgiu em 2003. Ele surgiu como Bloco da Integração, mas depois se transformou no tradicional Bloco do Urso, que embala os domingos de Carnaval de Caraguatatuba. Mais que só folia, a agremiação traz como seu lema a ajuda solidária, com donativos ou recursos doados para entidades carentes.

Ricardo Mazzei lembra do surgimento do bloco, tendo ele como um dos fundadores. “Na primeira versão, o mascote já era o urso e tínhamos o amigo mais velho da turma com apelido de Urso Branco. Por três anos a gente se reunia e falava em montar um bloco e não saía, mas, um ano resolvemos que ele ia pra rua e nunca mais paramos”.

Ele lembra que no primeiro ano o desfile foi debaixo de uma chuva que Deus mandava e mesmo assim reuniu mais de 100 pessoas. Inicialmente, a concentração era próxima da quadra esportiva da Avenida da Praia e, nos anos seguintes, passou a sair do Sumaré.

“Já desde as primeiras edições a gente pedia para os participantes doarem leite em pó para a ACC e fraldas geriátricas. Como não atingia o que esperávamos, no terceiro ano passamos a cobrar pelo abadá e fazer a doação diretamente para as instituições”.

Nesta edição, o bloco sairá no domingo (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá e saída para a avenida da Praia a partir das 20h30.

 

Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre nesta quinta-feira (21/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar que a escola inovadora tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/03/2024