Pesquisar No Site

Defesa Civil do Estado entrega Depósito de Ajuda Humanitária em Caraguatatuba

Publicado em: 28/01/2020
Defesa Civil do Estado entrega Depósito de Ajuda Humanitária em Caraguatatuba
Defesa Civil do Estado entrega Depósito de Ajuda Humanitária em Caraguatatuba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (28/01), em Caraguatatuba, seu sétimo Depósito de Ajuda Humanitária, o primeiro do Litoral Norte. Objetivo é a região estar preparada para uma eventual calamidade pública de forma que a população possa ser atendida com maior agilidade.

#PraCegoVer: Várias autoridades estão em pé, no Corpo de Bombeiros, enquanto comandante do quartel fala ao microfone (Foto: Divulgação/PMC)

O coordenador adjunto da Defesa Civil, capitão Newton Krüger, explica que até então, era preciso ir até Taubaté, no Vale do Paraíba, para buscar kits de primeira necessidade às vítimas de enchentes, alagamentos, escorregamentos de terra quando a situação era grave.

Agora, cestas básicas, colchões, cobertores, material de higiene e limpezas, lonas plásticas e até uma barraca ficam na Estação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, onde o atendimento pode ser feito com mais agilidade.

Inicialmente, os kits podem atender até 60 pessoas/famílias. Mas com base nas previsões do tempo, é possível repor esse material ou se preparar para desastres ambientais em consonância com os municípios.

A iniciativa surgiu após solicitação do coordenador regional da Defesa Civil da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, capitão Antonio Carlos Bernardes.

#PraCegoVer: Representantes da Defesa Civil e da Câmara pegam chave da viatura que será usada pela equipe (Foto: Divulgação/PMC)

“No ano passado percebemos a vulnerabilidade de atendimento do Litoral Norte com os constantes fechamentos da Rodovia dos Tamoios e a dificuldade para enviar ajuda para a região. Por isso, fizemos o pedido à Casa Militar que entendeu que era o momento do litoral ter o seu depósito para uma resposta rápida”.

O diretor estadual da Defesa Civil, tenente coronel PM Henguel Ricardo Pereira, destacou a importância dessa estrutura, em Caraguatatuba, considerado ponto estratégico no Litoral Norte. “Vai facilitar o atendimento às cidades vizinhas no caso de alguma intercorrência na serra. Vamos diminuir o tempo/resposta, lembrando que neste período a Defesa Civil monitora toda a região e pode se antecipar e dar uma segurança melhor para a população no caso de necessidade”.

Ele reforçou, ainda, que este será um verão atípico, com ausência dos fenômenos meteorológicos El Nino e La Nina, mas isso não significa que pode não haver ocorrências. “Para o final de janeiro e começo de fevereiro as previsões são de chuvas de pouca duração, mas de grande intensidade”, alertou. E completou que “qualquer ajuda, seja do Estado ou do Município, é sempre bem-vinda e um fôlego para as famílias atingidas”.

O vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, representando o prefeito Aguilar Junior, parabenizou a iniciativa que de alguma forma significa um diferencial no sofrimento da pessoa que precisa de atendimento.

#PraCegoVer: Várias autoridades e agentes da Defesa Civil e bombeiros posam para foto oficial (Foto: Divulgação/PMC)

“Este é um momento importante que o Estado reconhece que o Litoral Norte precisa de um depósito mais próximo. Nós temos a nossa reserva estratégia, com esses materiais e outros mais, mas se for necessário, complementar, estando perto abrevia muito mais para todo mundo”.

A cerimônia de inauguração contou, ainda, com a presença do tenente-coronel Márcio André da Silva Nunes, comandante do 11º Grupamento dos Bombeiros; capitão PM Robson Mutsuo, diretor do Núcleo de Logística Humanitária da Defesa Civil; coordenadores e agentes da Defesa Civil dos municípios vizinhos; presidente da Câmara de Caraguatatuba, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), vereadores Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), João Silva de Paula Ferreira (De Paula), e Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Butiá) , entre outros.

 

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 em Caraguatatuba continuam até 8 de abril
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 em Caraguatatuba continuam até 8 de abril

As inscrições para o novo Vestibular Univesp 2024 seguem abertas até às 21h do dia 8 de abril e podem ser feitas no site www.vestibular.univesp.br. Este ano serão um total de 96 vagas para Caraguatatuba, divididas em três eixos: 32 vagas de Licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Letras/Português); 32 vagas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 12/03/2024
Dia do Consumidor: Procon de Caraguatatuba oferta palestra sobre fiscalização e orienta público na próxima sexta-feira
Dia do Consumidor: Procon de Caraguatatuba oferta palestra sobre fiscalização e orienta público na próxima sexta-feira

A próxima sexta-feira (15) é lembrada como Dia do Consumidor no Brasil. A data foi criada para lembrar os direitos que os cidadãos possuem enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los quando se sentirem lesados. Diante disso, o Procon de Caraguatatuba irá realizar às 8h30, uma palestra gratuita de

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 11/03/2024
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher, promoveu nesta sexta-feira (8), mais uma Campanha de Doação de Sangue. Quinze pessoas foram levadas ao Hemonúcleo de Taubaté. A campanha tem como objetivo levar doadores em transporte gratuito ofertado pela Prefeitura, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024