Pesquisar No Site

CRAS Jetuba realiza palestra sobre combate aos criadouros da dengue

CRAS Jetuba realiza palestra sobre combate aos criadouros da dengue
CRAS Jetuba realiza palestra sobre combate aos criadouros da dengue

A equipe do CRAS “Antonia Aparecida Decanini” (Centro de Referência de Assistência Social), localizado no bairro Jetuba, Região Norte de Caraguatatuba, realizou nesta segunda-feira (13/01), no salão de festas do Condomínio Residencial Jetuba, a reunião de abertura do ano de 2020 com integrantes do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família.

#PraCegoVer: Grupo de crianças e adolescentes se apresentam cantando música “Dengue é coisa séria”. Educador social acompanha ao som de violão. (Foto: Divulgação /PMC)

Com o tema “TODOS contra a dengue – Combate ao criadouro”, a agente de controle de zoonoses, Bruna dos Santos Machado, proferiu a palestra e roda de conversa para moradores do Residencial Jetuba, atendidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ambos serviços ofertados pelo CRAS.

A abertura da reunião contou com uma animada e importante apresentação de um grupo de crianças e adolescentes usuárias do SCFV.

Sob orientação do educador social Danilo Cosani, as crianças cantaram a canção “Dengue é coisa séria”, resultado do trabalho desenvolvido pelo educador e pela equipe técnica do CRAS.

A mensagem transmitida pelas crianças e adolescentes é muito importante, pois reafirma que a responsabilidade pelo combate ao Aedes aegypti é de todos.

#PraCegoVer: Usuários do CRAS Jetuba, integrantes do PAIF, sentados em cadeiras brancas, participam de reunião sobre combate a dengue. (Foto: Divulgação /PMC)

Durante a palestra, a agente de endemias explicou sobre a origem do mosquito transmissor, a forma de transmissão, sintomas e cuidados.

Ela também orientou para o combate aos focos do Aedes aegypti, lembrando que é preciso não deixar água parada em vasos de plantas, garrafas, pneus e evitar qualquer outro acúmulo de água que venha virar criadouro do mosquito transmissor da dengue.

A coordenadora do CRAS Jetuba, Elaine Pizini explica que as reuniões do PAIF acontecem mensalmente com objetivo de manter o trabalho de caráter continuado, fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso, usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desses beneficiários.

 

O CRAS “Antonia Aparecida Decanini” fica na Rua Gabriel Fagundes da Rosa, 315, no bairro Jetuba.

É um equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Porta de entrada da assistência social, oferta serviços, programas e projetos da Proteção Social Básica por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os usuários do serviço também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente no município contamos com cinco Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS), que atendem de forma descentralizada.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024