Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas da elaboração da Lei de Bairros

Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas da elaboração da Lei de Bairros
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas da elaboração da Lei de Bairros

A Prefeitura Municipal finalizou as audiências públicas para elaboração da Lei de Bairros de Caraguatatuba na sexta-feira (6/12), Emei/Emef Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, no Sumaré. Na ocasião, servidores do Grupo Gestor da proposta explicaram o tema ao público, que pôde fazer perguntas, esclarecer dúvidas e propor sugestões.

#PraCegoVer: Audiência pública para Elaboração da Lei de Bairros de Caraguatatuba no Massaguaçu. (Foto: Divulgação/PMC)

A primeira reunião ocorreu na última quarta-feira (4/12), na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão.  A segunda discussão foi na quinta-feira (5/12), na Emef Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu.

Nas audiências públicas, a Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pelo secretário de Urbanismo e coordenador geral do Grupo Gestor para a Elaboração da Lei dos Bairros de Caraguatatuba, Wilber Schmidt Cardozo, procuradora jurídica Maíza Gaspar Rodrigues e pelo encarregado dos projetos de geotecnologias da secretaria, Marcelo Gomes, além dos outros servidores do Grupo Gestor: Carmen Luiza Ramos da Silva (Secretaria de Meio Ambiente), Valéria Cardozo (Secretaria de Urbanismo), Joaquim Leandro de Souza Barros (Secretaria de Urbanismo) e Joanne Torralbo Gimenez Lemos (Secretaria da Fazenda).

 O encarregado dos projetos de geotecnologias da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Marcelo Gomes, destacou a importância da legislação para as ações da Prefeitura de Caraguatatuba.

#PraCegoVer Audiência pública para Elaboração da Lei de Bairros de Caraguatatuba no Sumaré. (Foto: Divulgação/PMC)

“A importância da divisão do território do município em bairros, além dos aspectos culturais e de identidade do morador em relação ao local onde vive, está vinculada as estratégias de gestão das políticas municipais. Ao adotar o bairro como referência territorial, é possível definir estratégias diferenciadas de acordo com o perfil da comunidade, bem como acompanhar e monitorar a sua implementação”, explanou.

A minuta do projeto de Lei de Bairros de Caraguatatuba dever concluída e apresentada para o debate com a comunidade no 1º trimestre de 2020.

O Grupo Gestor e os bairros

Formado por técnicos das Secretarias de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Assuntos Jurídicos, Fazenda, Meio Ambiente e Urbanismo, o Grupo Gestor para Elaboração da Lei de Bairros (Decreto nº 842/2018) debateu a criação de um projeto de lei de criação, delimitação e denominação de bairros de Caraguatatuba, em atendimento a exigências da Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), Lei Orgânica do Município e Plano Diretor (LC 42/2011), além das necessidades levantadas durante procedimentos de regularização fundiária, iniciados em 2017. Ao longo do ano, o Grupo Gestor fez diversas reuniões para tratar do assunto.

#PraCegoVer: Audiência pública para Elaboração da Lei de Bairros de Caraguatatuba no Travessão. (Foto: Divulgação/PMC)

Após as pesquisas do Grupo Gestor da proposta, o município ficaria com 49 bairros, distribuídos em três regiões: Região Sul – Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Poço das Antas, Rio Claro, Porto Novo, Barranco Alto, Morro de Algodão, Serramar (área da Fazenda Serramar), Praia das Palmeiras, Golfinhos, Pontal Santamarina, Jardim Britânia; Região Central – Jardim Atlântico, Jardim Aruan, Indaiá, Poiares, Gaivotas, Tinga, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho Rio do Ouro, Ponte Seca, Caputera, Jardim Primavera, Centro, Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Benfica, Sumaré, Ipiranga, Camaroeiro, Prainha, Martim de Sá, Cidade Jardim, Cantagalo; Região Norte – Casa Branca, Olaria, Delfim Verde, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio II, Capricórnio, Alto do Jetuba, Capricórnio III, Jetuba, Massaguaçu, Cocanha, Mococa e Tabatinga.

O mapa com a delimitação os bairros de Caraguatatuba e o questionário sobre a proposta estão disponíveis no link http://leidebairros.caraguatatuba.sp.gov.br/.

 

A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 163, piso Superior – Centro. O telefone (12) 99779-1638.

 

Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)
Vacinação contra a gripe para os idosos será de casa em casa, a partir desta quinta-feira (26)

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que retomará a vacinação contra a gripe, nesta quinta-feira (26). As doses serão aplicadas somente em domicílio, com o objetivo de evitar aglomeração e deslocamento do público-alvo, os idosos. Na 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início na segunda-feira (23),

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2020
Rodada de abertura do Torneio de Aniversário de Caraguatatuba tem 50 gols
Rodada de abertura do Torneio de Aniversário de Caraguatatuba tem 50 gols

Uma “chuva” de gols tomou conta dos campos de futebol de Caraguatatuba nesse domingo (08). As 24 equipes disputaram as primeiras partidas dos jogos do Torneio de Aniversário da Cidade, realizado pela Secretaria de Esportes e Recreação (Secer). O Juventus venceu o A.A Corinthians por 3 a 1, no campo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/03/2020
Fundacc abre inscrições para oficina de ‘Iniciação Musical com Flauta Doce’
Fundacc abre inscrições para oficina de ‘Iniciação Musical com Flauta Doce’

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com inscrições abertas para crianças de 6 a 12 anos que queiram participar do curso de ‘Iniciação Musical com Flauta Doce’ nos Centros Culturais do Barranco Alto, Travessão, Sumaré, Poiares e CIASC – Centro Integrado de Ações Sociais do Perequê-Mirim.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/03/2020
Prevenção à tuberculose é tema de palestra no Ciapi em Caraguatatuba
Prevenção à tuberculose é tema de palestra no Ciapi em Caraguatatuba

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente, 70 mil novos casos de tuberculose são notificados todo ano, ocasionando cerca de 5 mil mortes em decorrência da doença. Para esclarecer mais sobre o assunto, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), promoverá uma palestra na

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 10/03/2020
Prefeitura de Caraguatatuba adota medidas de prevenção do Covid-19 com idosos e pessoas com deficiência
Prefeitura de Caraguatatuba adota medidas de prevenção do Covid-19 com idosos e pessoas com deficiência

Devido à baixa imunidade, idosos e pessoas com deficiência representam o público com maior preocupação com o novo coronavírus (Covid-19), pois se tornam mais vulneráveis à ação do vírus e a possíveis complicações. Em Caraguatatuba, algumas medidas de prevenção foram tomadas pela Prefeitura para garantir que esse público permaneça em

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 18/03/2020