Pesquisar No Site

Dia D da Saúde visita 3,6 mil imóveis contra dengue e atende mais de 350 pessoas no combate à Diabetes

Publicado em: 02/12/2019
Destaques
Dia D da Saúde visita 3,6 mil imóveis contra dengue e atende mais de 350 pessoas no combate à Diabetes
Dia D da Saúde visita 3,6 mil imóveis contra dengue e atende mais de 350 pessoas no combate à Diabetes

Sábado (30/11) foi dia de uma mega ação na saúde realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba. Em seis horas foram realizados mutirões contra a dengue, de prevenção à Diabetes, vacinação contra o sarampo e alertas e exames contra a Aids. 

#PraCegoVer: Recepção do CEM/CEO está cheia de pacientes que foram no mutirão da Diabetes (Foto: Divulgação/PMC)

Dados da Secretaria da Saúde mostram que foram visitados 3.633 imóveis e eliminados 218 criadouros na região central. Os agentes comunitários de saúde, de zoonoses e guardas-mirins formaram 50 grupos para vistoriar toda a área com o objetivo de orientar a população e retirar possíveis criadores da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Desde o começo do ano foram confirmados 3.234 casos da doença em Caraguatatuba e a preocupação, de acordo como o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes de Sousa, é que o índice de densidade larvária está alto e há alerta para uma epidemia.

Nessa luta esteve a agente de zoonoses, Amanda Costa de Oliveira, 25 anos, que ressalta a necessidade da população deixar os funcionários entrarem nas casas. “Temos condições de olhar em locais que ela nem imagina que pode se transformar em criadouro”.

O prefeito Aguilar Junior participou da abertura do Dia D e destacou a importância da participação de cada um dos 300 voluntários que foram às ruas. “Essa não é uma luta individual, é coletiva. Só quem teve dengue sobe como é ruim. Não queremos registro de mais óbitos e teremos o menor registro de caso possível no ano que vem”, incentivou.

#PraCegoVer: Duas mulheres estão em uma sala, uma em pé ao lado da outra deitada com vários fios nos braços e pernas (Foto: Divulgação/PMC)

 

Diabetes

Outra iniciativa foi a realização do Dia de Prevenção à Diabetes, quando mais de 350 pessoas foram atendidas e realizados em torno de 1.200 atendimentos no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e Reabilitação (CEM-CEO).

Uma delas foi a aposentada Maria Teixeira Cândido, 68 anos, que foi acompanhar a irmã Neuza Teixeira dos Santos, 73 anos, e aproveitou para fazer o exame que no Litoral Norte só tem em Caraguatatuba.

Trata-se da medição do Índice Tornozelo-Braquial (I.T.B.) onde é verificada a circulação nas exterminadas das mãos e pés. Ela saiu feliz em ver que estava tudo tranquilo.

A escriturária Selma Neder Martins Lemos, 66 anos, tem diabetes e por isso também resolver procurar CEM/CEO para saber como estava sua taxa de glicemia, ouvir palestrar e fazer os exames disponibilizados.

Sarampo

O Dia D contou, ainda com vacinação contra o sarampo nas unidades do Massaguaçu, Sumaré, Tinga, Porto Novo e Perequê-Mirim, além do posto montado na Praça Dr. Cândido Mota. Foram feitas 48 atualizações da caderneta de vacinação.

“Em resumo, o Dia D da Saúde de Caraguatatuba superou todas as expectativas e serviu de alerta para a população sobre os cuidados que devemos ter com a dengue, o sarampo, a Aids e a diabetes”, concluiu o secretário Amauri Toledo.

 

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024