Pesquisar No Site

Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019

Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019
Caraguatatuba aplica mais de 200 multas por descarte irregular de resíduos sólidos em 2019

Descartar irregularmente resíduos sólidos no município é proibido e pode gerar multa ao munícipe. Em 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) notificou mais de 200 pessoas por essa infração.

#PraCegoVer: restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)

A SMAAP possui uma equipe de fiscalização e monitoramento que diariamente percorrem as ruas em diversas regiões do município e monitoram se há restos de resíduos de construção civil, móveis, sobras de poda, pneus, entre outros materiais proibidos de serem descartados, em qualquer local.

O diretor de fiscalização e monitoramento ambiental da SMAAP, William Xavier, explica que caso o monitor constate o descarte irregular, o proprietário da residência é notificado por um termo de certificação e orientação.

“O munícipe tem um prazo de sete dias para a retirada do material. Caso não cumpra, é aplicada a multa, no valor de R$ 709,92. Importante destacar que nosso objetivo é sempre manter a cidade limpa, preservada e bem cuidada. Muitas vezes com o recebimento da notificação, o munícipe já faz a limpeza imediatamente”, explica William.

A intimação por descarte irregular está em conformidade com o artigo 526, III, da Lei Municipal nº. 1144/80.

Alternativas – Caraguatatuba possui diversas soluções para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos. Por meio dos Ecopontos instalados nos bairros Martim de Sá, Golfinhos e Massaguaçu, o munícipe pode levar voluntariamente pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis.

#PraCegoVer: restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)

São aceitos nos Ecopontos: resíduos de construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), móveis e equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus (máximo de 4 unidades por entrega), material de coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Não são aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

A destinação da maioria dos resíduos é diária, para garantir que o espaço esteja limpo e organizado. Os locais possuem guarita e controle de acesso, que impede o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

Os materiais recebidos nos Ecopontos são destinados para uma Usina de Reciclagem, no bairro Barranco Alto. No local, as podas de árvores são trituradas e depois direcionadas aos agricultores locais, como fonte de nutrientes para adubos naturais. Os materiais de construção civil são triturados e reutilizados em obras públicas. Mensalmente, 8 mil toneladas de resíduos são reaproveitados.

Iniciativas como a da Prefeitura de construir pontos de descartes de resíduos sólidos, colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto é necessária a participação de todos.

Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.


Rebecca Bonanate

Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024