Pesquisar No Site

Aspirantes da Guarda Mirim visitam 2º Batalhão de Choque em São Paulo

Publicado em: 11/12/2019
Destaques
Aspirantes da Guarda Mirim visitam 2º Batalhão de Choque em São Paulo
Aspirantes da Guarda Mirim visitam 2º Batalhão de Choque em São Paulo

Mantendo a tradição iniciada as turmas anteriores, a 3ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba visitou na última segunda-feira (09/12) o 2° Batalhão de Polícia de Choque (Batalhão Anchieta), a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) e a Cavalaria.

#PraCegoVer: guardas mirins pagando flexão com tenente (Foto: Divulgação/PMC)

Participaram da visita 48 aspirantes e 12 Guardas Mirins que realizaram diversas atividades durante o dia, acompanhados dos responsáveis pelo projeto, Daniel Ribeiro de Souza e Estefani Vieira Gomes.

Os jovens foram recebidos pelos Tenentes Jéssica e Flausino e pela Cabo Elenice, que apresentaram um pouco de suas rotinas e contaram parte de suas histórias pessoais, como motivação para os alunos ingressarem na carreira militar.

Para a jovem Larissa Rodrigues Mendes Golçalves (Aspirante Mendes), foi uma experiência diferente. Ela observou o clima de união no Batalhão e gostou muito da visita. “Foi um dia muito importante, não esquecerei e pretendo voltar”, disse.

Após as palestras, os adolescentes foram ao Quartel de Luz, conhecido também como Mansão da Rota, edifício que serve como base da  Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, o maior batalhão da Polícia Militar do Brasil.

Nesse local, visitaram os túneis que serviam como passagem para outros quartéis e parques da região para os policiais durante o século XX, e hoje serve como museu de visitação.

Para os oficiais da Rota a visita dos jovens também é importante, porque há uma troca de aprendizados e ensinamentos entre ambos. “Gratificante, existe uma enorme importância nessas visitas, pois temos uma troca de informações muito grande”, disse a Cabo Elenice.

Este encontro foi importante até para os adolescentes que não sabem o que seguir na vida profissional. Um exemplo, Matheus Silva Porto (Aspirante Porto), que diz sentir-se privilegiado com toda essa experiência que está adquirindo e com o conhecimento adicional que pode agregar de forma positiva em sua vida. “Por eu participar de um projeto que faz o uso de pilares militares, a visita ao batalhão pode influenciar e causar dúvidas”.

A formatura da 3ª Turma da Guarda Mirim está prevista para o primeiro semestre de 2020. Já formados, irão iniciar no mercado de trabalho, onde permanecerão por um ano com bolsa auxílio e 20 horas semanais de trabalho.

Paloma Castro
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024