Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em lotes com matagal e calçadas irregulares

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em lotes com matagal e calçadas irregulares
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem intensificado a fiscalização em lotes com mato alto e sem muro, bem como em calçadas irregulares.

#PraCegoVer – Imagem mostra terreno com mato alto e sem calçada, tendo ao lado uma casa amarela (Foto: Divulgação/PMC)
Desde o início de novembro já foram notificados mais de 500 lotes para limpeza, conforme a lei 1.870/2010 e cerca de 300 calçadas em desacordo com a Lei 2.074/2013 que disciplina a construção, manutenção e conservação das calçadas no município.
As ações foram realizadas em bairros da região central como Indaiá, Jardim Aruan e Jardim Britânia, mas, de acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, ela será realizada na cidade toda.

#PraCegoVer – Imagem mostra terreno com mato alto ao lado de uma área murada (Foto: Divulgação/PMC)
“Há uma preocupação do prefeito Aguilar Junior em relação a casos de dengue em Caraguatatuba, fora o incômodo que lotes sem muro, com mato e calçadas sem condições de andar trazer para a população”. Ele alertou ainda para a presença de animais peçonhentos, que é outro problema a ser enfrentado.
De acordo com a Lei 1.870/2010 que trata sobre limpeza e construção de muros em lotes, após a notificação, o proprietário tem 30 dias para regularizar a situação, caso contrário, é multado em R$ 3 o metro quadrado. O valor é dobrado se houver reincidência.
No caso das calçadas, a multa é de 50 VRMs (Valor de Referência do Município), o que hoje equivale a R$ 174, sobre o metro linear de testada da calçada, sendo que nos terrenos de esquina o valor incidirá sobre a soma das testadas. Denúncias podem ser feitas no telefone da Central 156.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol movimenta Caraguatatuba com nove jogos
A quarta rodada do Torneio da Cidade de Futebol agitou Caraguatatuba neste domingo (1º), com nove partidas realizadas nos campos do Poiares, Golfinho e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes, integra o calendário esportivo oficial do município e também serve como classificatória para

Caraguatatuba recebe VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas com mais de 650 atletas
Caraguatatuba será palco da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição será realizada neste domingo (22) na praia Martim de Sá e deve reunir cerca de 650 nadadores de 65

Caraguatatuba inicia Mês do Meio Ambiente com foco em nutrição e sustentabilidade
O Banco de Alimentos e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRESANS) de Caraguatatuba promovem a programação especial do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba, iniciada na segunda-feira (2). As atividades, voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos e à promoção da sustentabilidade, foram realizadas no Centro

Mais de 600 atletas participam da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu, no domingo (22), a VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição foi realizada na praia Martim de Sá e reuniu mais de 600 nadadores de 65 cidades. Apesar

Haka Expedition 2025 começa nesta quinta-feira em Caraguatatuba
A Praia do Centro, em Caraguatatuba, será o cenário da etapa do Haka Expedition 2025, uma das maiores competições de expedição do Brasil. O evento será realizado entre quinta-feira (19) e domingo (22), e deve reunir atletas nacionais e internacionais para percursos que podem chegar a até 250 km, para