Pesquisar No Site

Oficina da Horta à Mesa é encerrado no Conjunto Habitacional Nova Caraguá II

Publicado em: 04/11/2019
Oficina da Horta à Mesa é encerrado no Conjunto Habitacional Nova Caraguá II
Oficina da Horta à Mesa é encerrado no Conjunto Habitacional Nova Caraguá II

O encerramento da oficina “Da Horta à Mesa”, sexta-feira (1º), foi com uma bancada farta e deliciosa: arrumadinho de berinjela, biscoito salgado com ervas, patê de salvia, mousse de pitanga e cambuci, bolo mousse de maracujá, brigadeiro de camomila e sucos de pitanga e cambuci. Tudo preparado pelas alunas com a supervisão da nutricionista Valquíria Imaculada Rosa, e da auxiliar de cozinha Cinara Tegon, ambas do Sesi de São José dos Campos.

O workshop é um dos vários oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, Caixa Econômica Federal (CEF) e o SESI. Essa parceria visa propiciar cursos de geração de renda para 730 famílias do residencial “Nova Caraguá ll”.

#PraCegoVer Interior do caminhão escola do Sesi. Alunos e professores posam para foto atrás da bancada. Todos usam touca para prender os cabelos. Na bancada estão vários alimentos produzidos por eles durante a oficina. (Foto: Divulgação/PMC)

A capacitação “Da Horta à Mesa” teve início na terça-feira (29/10), quando a bióloga (SESI), Maria de Fátima Oliveira, ensinou às participantes a plantar ervas para temperos (alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, sálvia, etc.), tempo de florescimento, como combater pragas, como produzir substrato orgânico em casa, compostagem, entre outras técnicas de plantio.

A segunda parte da oficina ficou por conta da nutricionista, Valquíria Rosa, que instruiu sobre benefícios e propriedades dos alimentos, dicas de saúde, receitas e modos de preparo.

Desempregada, Elayne Viana da Conceição, 37 anos, disse que fez várias oficinas e já está vendendo bolos. “Os cursos foram bons para mim e para minha família. Com os produtos que faço consigo ganhar um dinheirinho. Também estou repassando os ensinamentos ao meu sogro e sogra, inclusive dicas de saúde”, contou.

A vizinha, Maria Aparecida Salermo, 61 anos, fez as oficinas de “Hambúrguer Gourmet; Sopas, Cremes e Caldos; e da Horta à Mesa. “Aprendi muitas coisas aqui. Inclusive o que posso comer ou não, porque sou diabética e hipertensa. Agora, quero plantar temperos, fazer produtos para vender e ter uma renda melhor”, afirmou.

As oficinas tiveram início em agosto e vão até o primeiro semestre de 2020. As aulas ocorrem no caminhão escola do SESI, estacionado nas dependências do Ciase Travessão. Os interessados em participar das próximas formações devem apresentar documento com foto e comprovante de endereço no Ciase Travessão, que fica na Rua Henrique Maximiliano Coelho Neto, 100.

Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650 ou 
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Turismo recebe reunião do projeto “Interior Paulista para Chilenos”
Caraguatatuba recebe próxima reunião da Aprecesp

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), junto com a AWT Chile e a Sky Airline realizam na próxima terça-feira (10/03), na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, reunião sobre o projeto “Interior Paulista para Chilenos”. O encontro será das 10h até às 13h. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 04/03/2020
Justiça de Caraguatatuba determina suspensão imediata de serviços não essenciais das obras de duplicação da Tamoios
Covid-19: Prefeitura entra com ação civil pública contra a empresa Queiroz Galvão por exposição dos seus funcionários

A Prefeitura de Caraguatatuba ingressou nesta segunda-feira (23/03) com uma ação civil pública contra a Construtora Queiroz Galvão e a Concessionária Tamoios por descumprimento de notificações da Vigilância Sanitária Municipal para cessar as atividades de produção (exceto essenciais), como medidas de segurança contra a Covid-19 (Coronavírus). Na ação 1001489-70.2020.8.26.0126, a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 23/03/2020
Fundacc abre inscrições para vagas remanescentes em oficina de Capoeira e Danças Folclóricas
Fundacc abre inscrições para vagas remanescentes em oficina de Capoeira e Danças Folclóricas

As Oficinas de Folclore e Tradições Populares da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba estão com inscrições abertas para vagas remanescentes no curso de Capoeira e Danças Folclóricas. As inscrições para a oficina de Capoeira devem ser feitas nos Centros Culturais do Massaguaçu, Jetuba e Sumaré. Matrículas para

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/03/2020
CaraguaPrev suspende atividades e obrigatoriedade de recadastramento aos inativos e pensionistas
CaraguaPrev suspende atividades e obrigatoriedade de recadastramento aos inativos e pensionistas

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Município suspendeu a obrigatoriedade do recadastramento aos inativos e pensionistas do CaraguaPrev, assim como o atendimento ao público na sede da autarquia municipal. A medida é válida durante o período de enfrentamento e contágio pelo COVID -19 (Novo Coronavírus). Considerando a situação em

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 21/03/2020
Covid-19: Prefeitura de Caraguatatuba proíbe estacionamento nas praias e coloca faixas de alerta
Covid-19: Prefeitura de Caraguatatuba proíbe estacionamento nas praias e coloca faixas de alerta

Como parte das ações para se prevenir contra o novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou a colocação de placas de ‘Proibido Estacionar’ ao longo de todas as praias do município e ruas adjacentes. O objetivo é evitar

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 22/03/2020