Pesquisar No Site

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão da biometria neste sábado (9) e nos feriados dos dias 15 e 20

Publicado em: 08/11/2019
Destaques
Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão da biometria neste sábado (9) e nos feriados dos dias 15 e 20
Cartório Eleitoral de Caraguatatuba faz plantão da biometria neste sábado (9) e nos feriados dos dias 15 e 20

A Justiça Eleitoral de Caraguatatuba promove plantões da biometria neste sábado (9) e nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra (15 e 20/11). Quem não fez a biometria nos dias úteis, tem a chance de cadastrá-la nessas datas, das 8h às 14h, no Cartório Eleitoral, no Sumaré. 

Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

#PraCegoVer: Coleta das impressões digitais para o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral. (Foto: Divulgação/PMC)

É necessário realizar a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e perder uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Atualmente Caraguatatuba possui 95.288 eleitores. Até o momento, 74.455 (78,14% do eleitorado) pessoas com idade para votar fizeram o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

#PraCegoVer: Coleta das impressões digitais para o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral. (Foto: Divulgação/PMC)

Dias úteis e data limite

Para os eleitores de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica, o serviço continua de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, no Cartório Eleitoral. O prédio fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE/SP) o prazo encerra da biometria no dia 19 de dezembro (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/identificacao-biometrica-1/ciclo-da-biometria-obrigatoria-2019-2020) em pelos 430 cidades paulistas de um total de 479 municípios da jurisdição do TRE/SP.

Biometria

O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

A biometria teve início no dia 4 de fevereiro desse ano. Os cidadãos que se inscreveram a partir do ano de 2015 devem verificar se no título de eleitor há a inscrição identificação biométrica. Caso haja, não precisam realizar novo cadastramento.

 

Paulo Henrique dos Santos

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Estão abertas as inscrições para o vestibulinho da ETEC de Caraguatatuba
Estão abertas as inscrições para o vestibulinho da ETEC de Caraguatatuba

Quer estudar numa escola técnica? A hora é agora! As inscrições para o vestibulinho 1º semestre de 2020 da ETEC de Caraguatatuba já começaram! Todos os cursos são gratuitos e estão disponíveis nas modalidades presencial e online, para ensino médio e técnico. Serão ofertadas 160 vagas para os cursos presenciais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/10/2019
Expositores têm até terça (19) para inscrição em feira de artesanato do Ciapi
Ciapi de Caraguatatuba tem inscrições abertas para novos expositores em feira de artesanato

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) abre nesta quarta-feira (06/11), inscrições para novos expositores que queiram participar da Feira Delícia & Arte, que será realizada no dia 10 de dezembro, no espaço. Os interessados têm até o dia 19 de novembro para efetuar

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 06/11/2019
Inscrições para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba seguem até dia 29
Encerra hoje (29) prazo para inscrições do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (COMDEFI)

Termina hoje (29), o prazo de inscrições de novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (COMDEFI). A participação da sociedade é muito importante para promoção da defesa dos direitos das pessoas com deficiência. As inscrições serão recebidas até às 14h na Secretaria dos Direitos da Pessoa

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 29/10/2019
Trabalho de limpeza em praias e trilhas é intensificado em Caraguatatuba
Trabalho de limpeza em praias e trilhas é intensificado em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba intensificou a limpeza de praias e as trilhas no Camaroeiro, Brava, Garcês, Freira e acesso ao Morro do Santo Antônio. Todo o trabalho é feito pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com apoio da empresa terceirizada Pioneira. A limpeza de praias já é feita

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 07/11/2019
1º Simpósio de Oncologia e Cuidados Paliativos para profissionais é realizado em Caraguatatuba
1º Simpósio de Oncologia e Cuidados Paliativos para profissionais é realizado em Caraguatatuba

O auditório da Fundacc recebeu no sábado (19) o 1º Simpósio de Oncologia e Cuidados Paliativos do Litoral Norte, organizado e realizado pelo Instituto de Coaching para Enfermeiros (ICEN). O evento contou com a presença de cerca de 100 profissionais e estudantes da área da saúde. Estiveram presentes autoridades como

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/10/2019