Pesquisar No Site

Caraguatatuba intensifica a campanha voltada à população em situação de rua

Destaques
Caraguatatuba intensifica a campanha voltada à população em situação de rua
Caraguatatuba intensifica a campanha voltada à população em situação de rua

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmolas, dê futuro”. A campanha faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

#PraCegoVer: Arte da campanha permanente “População adulta em situação de rua” – Não dê esmola, dê futuro. (Imagem: Divulgação /PMC)

O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não deem dinheiro ou comida, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências.

Com a proximidade da alta temporada, o aumento de movimento, da circulação de pessoas, acabando atraindo a migração dessa população para as cidades litorâneas. Devido a isso, o trabalho de conscientização será intensificado através de divulgações em mídias sociais, rádios e no trabalho de abordagem.

Trabalhar junto à população em vulnerabilidade social exige, não só esforço, mas também paciência para atender as crescentes demandas e superar as dificuldades encontradas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realiza através do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e da Casa Transitória Casa do Caminho, um trabalho permanente de busca ativa dessas pessoas através de abordagens diárias, visando oferecer uma oportunidade para que possam sair dessa situação, e também de reintegração com a sociedade.

Segundo o levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, muitas das pessoas nessa situação têm vínculos familiares rompidos e acabam por ficar sem rumo. Outras sofrem com o alcoolismo, dependência química, algum problema emocional ou mental.

É importante ressaltar que não existe lei que proíba as pessoas de morarem na rua e não há nenhum órgão que possa obrigá-las a aceitar atendimento e acolhimento. Infelizmente existem casos em que esses moradores não aceitam receber ajuda ou serem direcionados ao abrigo, pois no local existem regras e normas às quais, muitas vezes, eles se recusam a seguir.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressalta a importância do acionamento da equipe do serviço de abordagem. “Queremos orientar a população e as associações a prestarem ajuda de maneira correta, buscando o atendimento especializado através do contato com a Casa Transitória Casa do Caminho ou com o CREAS, para que estes cidadãos sejam acolhidos corretamente”.

O secretário explica ainda sobre as ajudas entregues diretamente aos moradores de rua, que podem acabar por incentivá-los a permanecer neste contexto. “Temos uma dificuldade em relação à própria população que, apesar de se incomodar com os moradores em situação de rua, também ajudam a mantê-los nessa condição, muitas vezes fornecendo colchões, móveis e outros objetos, usados para “montar” um espaço habitável nas ruas. Isso os estimula a permanecer nesse contexto”.

Caraguatatuba possui uma estrutura para atendimento da população em situação de rua e, atualmente, conta com duas casas onde o cidadão que foi encaminhado recebe todo suporte necessário. No local são prestados os serviços de acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, desenvolvimento de atividades profissionalizantes, oficinas culturais e esportivas. Eles também recebem alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, nutricional, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegrá-los a sociedade, através de busca por familiares que possam acolhê-los. Quando localizados esse familiares, o serviço ainda providencia o transporte para o município de origem. Os documentos pessoais destes acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.

O primeiro passo é o acolhimento e a humanização. Neste momento acontece o deslocamento de uma equipe especializada até o local indicado para acolher estas pessoas. A partir daí, elas são encaminhadas à casa de atendimento para receberem todo o suporte.

O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados. Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar através do 190.

Serviço:

  • Casa Transitória Casa do Caminho

Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287

  • CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social

Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024