Pesquisar No Site

Seminário debate uso de recursos em comunidades afetadas por empreendimentos da Petrobras

Publicado em: 08/10/2019
Destaques
Seminário debate uso de recursos em comunidades afetadas por empreendimentos da Petrobras
Seminário debate uso de recursos em comunidades afetadas por empreendimentos da Petrobras

Caraguatatuba é palco, até nesta quarta-feira, do seminário Recursos do Petróleo no Litoral Norte – Relação de dependência e estratégias futuras. O encontro reúne no Ilha Morena Hotel gestores dos poderes públicos municipais, estadual e federal, sociedade civil, organizações e movimentos sociais, ambientalistas, comunidades tradicionais, gestores das áreas protegidas, comunidade cientifica acadêmica e colaboradores da Petrobras

#PracegoVer: Secretário da Fazenda sentado ao lado de várias pessoas (Foto:Luís Gava/PMC)

Um dos principais motivos do seminário, solicitado pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo e realizado como uma das condicionantes para o licenciamento de empreendimentos da área de petróleo e gás, é analisar as consequências dos aportes dos recursos financeiros advindos dessa indústria no Litoral Norte ou a criação de dependência regional, risco e possível estratégia de governança sustentável neste contexto. Isto tudo a partir de acúmulo de conhecimento já construído na região.

Para isso, o diretor da Fundação Florestal para a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba, Diego Hernandes Rodrigues, destacou que as Unidades de Conservação (UCs), que representam mais de 75% da região, estão ligadas à vida das pessoas e esses empreendimentos têm uma responsabilidade muito grande nesta área. “Este é um momento muito importante porque o licenciamento ambiental representa o empoderamento da sociedade para com os empreendedores”.

#PracegoVer: Diego Hernandes, da Fundação Florestal, está em pé, falando ao microfone (Foto:Luís Gava/PMC)

Destacou, ainda, que “esse é um momento de apresentação ou discussão de resultados, abrindo as portas para a sociedade, dando transparência para que todas estas condições gerais possam ser avaliadas, monitoradas, acompanhadas por todos e serem dirigidas para os benefícios futuros do nosso Litoral Norte”.

Marcos Vinicius de Mello, gerente de Meio Ambiente da Petrobras na Unidade de Negócios de Exploração e Produção na Bacia de Santos, falou em duas oportunidade, sendo na abertura para destacar que o repasse dos recursos provenientes dos royalties tem sua origem numa compensação financeira, mas que precisa ser bem utilizado. “Ao longo destes 10 anos de Pré-Sal, temos visto que não é o que ocorre em algumas localidades”, citando como exemplo a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.

Sobre este assunto, o diretor do Ibama na região, Pedro Keller, fez questão  de frisar que royalties é uma condicionante que traz seu impacto positivo, mas também, hoje, já se observa os impactos negativos quando atraem mais habitantes e o desenvolvimento social é relegado a segundo plano.

Este também foi um ponto que fez parte da palestra de Marcus Vinicius,ao explicar  sobre os principais programas e projetos condicionantes da Bacia de Santos, que hoje beneficiam as cidades do Litoral Norte.

Presente no seminário, o secretário da Fazenda de Caraguatatuba, Ricardo Romera, destacou a importância do encontro, principalmente porque a presença de empreendimento da Petrobras na região está ligada à economia do município.

Um dos exemplos é a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) que se reverte em ISS, bem como a área de influência do Pré-Sal na Bacia de Santos, que se transforma em compensação financeira para o município.

Nesta terça-feira, o foco foi sobre esta temática com abordagem para o cenário atual e futuro e as consequências dos aportes de recursos da cadeia de Petróleo e Gás e a dependência do uso dos royalties e outros recursos dessa cadeia, com experiências no Brasil e no mundo.

Este assunto ainda será debatido nesta quarta-feira (9) com uma palestra e mesa redonda que tratará do diálogo em defesa do território frente às transformações da cadeia de Petróleo e Gás na região, que destacará o que foi feito e o que ainda deve ser realizado.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Cerca 70 atletas participam do Torneio de Beach Tennis em Caraguatatuba
Cerca 70 atletas participam do Torneio de Beach Tennis em Caraguatatuba

As finais do primeiro Torneio de Verão de Beach Tennis, realizada no domingo (02/02), na Praia do Indaiá, promovida pela Associação de Beach Teenis de Caraguatatuba (ABT) em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, encerrou as atividades esportivas do Arena Verão 2020. O torneio reuniu cerca de 70

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/02/2020
Programa Praia Acessível recebe aula gratuita de dança nesta sexta-feira (7/2)
Programa Praia Acessível recebe aula gratuita de dança nesta sexta-feira (7/2)

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) promove nesta sexta-feira (7/2), das 7h às 10h, no espaço do Programa Praia Acessível, no Centro, diversas atividades gratuitas, abertas ao público. Quem curte atividade física poderá realizar Aula de Zumba, com a Profª Ellen Cherniesk e

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 06/02/2020
Prefeitura de Caraguatatuba distribui 120 mil preservativos para os blocos de carnaval da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba distribui 120 mil preservativos para os blocos de carnaval da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), realizou nesta quarta-feira (19) a distribuição de 120 mil preservativos gratuitos para os foliões dos 17 blocos de rua, que irão agitar o carnaval da cidade. A ação é focada em todos os públicos, adolescentes e adultos, e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/02/2020
Fundacc abre credenciamento de bandas e grupos musicais para Carnaval de Antigamente 2020
Fundacc abre credenciamento de bandas e grupos musicais para Carnaval de Antigamente 2020

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o credenciamento de bandas e grupos musicais que queiram participar do Carnaval de Antigamente, ano de 2020. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, à

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 23/01/2020
Prefeitura e Comando da PM discutem ações de segurança na região do Perequê-Mirim
Prefeitura e Comando da PM discutem ações de segurança na região do Perequê-Mirim

Na noite de ontem (06/02), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu com comerciantes do bairro do Perequê-Mirim para discutir ações de prevenção e segurança na região onde se concentram grande parte das lojas e comércios do bairro. Além dos representantes do comércio local, participaram da reunião o comandante

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 07/02/2020