Pesquisar No Site
Palestra em Caraguatatuba alerta sobre incidência de câncer de mama na 3ª Idade

Palestra em Caraguatatuba alerta sobre incidência de câncer de mama na 3ª Idade
Em alusão ao Outubro Rosa, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (16), palestra sobre o câncer de mama.

#PraCegoVer: Palestrante está de pé usando jaleco branco e lenço rosa no cabelo. Ela usa blusa rosa debaixo do jaleco e tem as unhas pintadas de rosa. Ao fundo, a TV está ligada com um texto sobre autoestima. (Foto: Luis Gava/PMC)
As orientações para as frequentadoras da unidade foram ministradas pela enfermeira do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva, que abordou temas como o autocuidado, prevenção e sintomas do câncer.
Segundo Maria Cosma, a palestra surgiu a pedido do Ciapi, uma vez que o público se enquadra na faixa etária com maior incidência desse tipo de câncer. “O risco do câncer de mama é maior entre os 40 e 50 anos de idade. Após os 60 anos de idade as mulheres têm de fazer a mamografia de dois em dois anos”, explicou.
Ao final das orientações foram disponibilizadas 40 vagas às usuárias do Ciapi para a realização de exames de mamografia no dia 13 de novembro, no Pró-Mulher. “Dessa forma, depois de vocês terem conhecimento sobre a importância da prevenção, já podem sair daqui com o exame marcado”, explicou a enfermeira.
Para a frequentadora do Ciapi, Vera Lúcia, 69 anos, o tema é importante de ser debatido. “Antes eu tinha até medo de fazer o exame porque falavam que doía muito, mas depois fui me informando e percebi que não era assim e que precisava mesmo fazer”, conta.
O Ciapi fica na Avenida Jorge Burihan, 30, no bairro Jardim Jaqueira.
Veja Também Recentes

Paratletas da Natação de Caraguatatuba participam dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Sete paratletas da equipe de natação de Caraguatatuba, do programa Inclusão e Movimento, que agrega as secretarias dos Direitos da Pessoa com deficiência e do Idoso, de Esportes, Educação e Saúde, participam dos Jogos Escolares do Estado, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no Centro de

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

Caraguatatuba realiza Semana Nacional de Arquivos e fortalece profissionais da área
Encontros, palestras, roda de conversa e oficinas integraram a 9ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba, com participação de técnicos e público em geral. Tendo como tema “Mudanças Climáticas: preservação e acessibilidade”, a ação também celebra o aniversário do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” e do Museu, que completam

Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba realiza segundo plantão do Refis no próximo sábado
A Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba realiza o segundo plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 136/2025) no próximo sábado (28/6), das 8h30 às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. O primeiro plantão de adesão ao benefício registrou a