Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local

Publicado em: 06/09/2019
Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local
Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local

A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) promoveu o “1º Café Empresarial” nessa sexta-feira (06/09), em sua sede, no Sumaré. O prefeito Aguilar Junior fez uma palestra sobre as ações da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolvidas desde 2017 para fortalecer o comércio e impulsionar a economia do município.

#PraCegoVer O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos, faz abertura do 1º Café Empresarial (Fotos: Augusto Melo/PMC)

O objetivo do Café Empresarial foi reunir empresários locais para trocar experiências comerciais, estreitar relacionamentos e debater sobre vários assuntos, criando um “networking”. A ACE pretende realizar o encontro na 1ª sexta-feira de cada mês. Além de empreendedores de diversos segmentos e do prefeito Aguilar Junior, o evento contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos; do secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e do assessor parlamentar, Márcio Jorge Pereira.

Durante meia-hora, o prefeito Aguilar Junior elencou algumas das iniciativas da Prefeitura de Caraguatatuba que contribuem para o fortalecimento do comércio local, realizadas desde 2017. Entre as ações, o prefeito destacou as 380 pessoas capacitadas pelo Projeto Caraguatatuba Empreendedora I, II e III, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Sebrae/SP; o Seminário Empretec da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolveu 29 empresários do município em 60 horas durante seis dias de curso; os mais de 1,2 mil alunos formados nos cursos ofertados pelo Fundo Social, Secretaria de Desenvolvimento Social e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc);  os 1,5 mil empregos gerados nos Festivais da Tainha e do Camarão no mês  de julho; o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI’s) registrados em Caraguatatuba, que subiu de 4.475 para 6.766 entre os anos de 2015 e 2019,  crescimento de 51% nos últimos quatro anos; e as consultorias do Posto do Sebrae Aqui e Sala do Empreendedor; além de obras para impulsionar o turismo como as  do Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro.

#PraCegoVer O prefeito Aguilar Junior destaca as ações da Prefeitura de Caraguatatuba para aquecer a economia do município e fortalecer o comércio local (Fotos: Augusto Melo/PMC)

Para o prefeito Aguilar Junior, encontros como esse são importantes para aproximar os empresários do município. “Sempre senti a necessidade de integração entre os empreendedores da cidade e um comércio forte torna a cidade próspera”, reforçou. “Essa apresentação é um ‘spoiler’ da minha palestra no Empreenda Caraguatatuba, que vai de 18 a 22 de setembro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura. Essa é uma grande oportunidade de participar de palestras, workshops e rodadas de negócios. A entrada é gratuita o objetivo do evento é de a troca de ideia”, convidou.

O prefeito comentou o resultado da sua viagem ao Palácio dos Bandeirantes essa semana. “Na última quinta-feira (5/9), estive em São Paulo, assinando dois convênios com Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Anualmente, o Dade libera uma verba que é fatiada entre as 70 cidades-estâncias do Estado de São Paulo. Caraguatatuba é uma dessas estâncias. Fizemos dois projetos para o ano de 2019, as revitalizações da Praça do Artesão, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, e a da Praça Antônio Fachinhi, na Martim de Sá. A feira de artesanato é o segundo ponto mais visitado de Caraguatatuba, depois da praia Martim de Sá, então merece uma atenção especial”, explanou. “Em 2017, apresentamos o projeto e a verba era para ter saído em 2018. O governo atual entrou e cancelou todas as verbas do Dade, mas agora liberou para 2019”, recordou. “O segundo convênio é o da ampliação do píer do Camaroeiro, que tem um calado muito baixo, onde poucos barcos conseguem atracar. Temos como objetivo, o estímulo ao turismo náutico. Queremos criar o “Interpraias”, um transporte entre as praias. É um projeto desafiador, mas começa com a ampliação do píer do Camaroeiro”, adiantou.

#PraCegoVer Empreendedores de Caraguatatuba lotam auditório da ACE durante 1º Café Empresarial (Fotos: Augusto Melo/PMC)

Na ocasião, o público conheceu o programa da Guarda Mirim. “Após seis meses recebendo noções de cidadania e conhecimentos da cidade, a prefeitura paga uma bolsa-auxílio para os guardas mirins atuarem nas secretarias municipais. Por que gostaria de apresentá-los? Aqui estão ótimos profissionais para empresas de vocês. Sempre penso na possibilidade de os empresários da cidade adotarem o programa, porque quando o empresário adota um guarda mirim, pode gerar outra vaga para um novo jovem, ampliando o projeto”, concluiu.

Em seguida, o chefe de Meio Ambiente, Reinaldo Gomes Dias dos Santos, da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, apresentou os resultados da Coleta Seletiva, programa que foi reestruturado e ampliado em 2017, com ênfase na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). O chefe de Meio Ambiente destacou a redução em 80 toneladas/mês no aterro sanitário, geração de renda para os cooperados (R$ 2,2 mil), cobertura de 90% do município com o alcance de 1.540 logradouros públicos e o papel dos comércios na reciclagem.

Ao final do encontro, representantes das empresas participantes, escolhidos mediante sorteio, explicaram a atividade comercial desenvolvida pela firma.

O Café Empresarial é gratuito e aberto à participação de empresas de todos os segmentos e portes da cidade. A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba está localizada na Rua São Sebastião, 19 – Sumaré ou Av. Engenheiro João Fonseca, 484 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8822.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024