Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local

Publicado em: 06/09/2019
Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local
Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local

A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) promoveu o “1º Café Empresarial” nessa sexta-feira (06/09), em sua sede, no Sumaré. O prefeito Aguilar Junior fez uma palestra sobre as ações da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolvidas desde 2017 para fortalecer o comércio e impulsionar a economia do município.

#PraCegoVer O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos, faz abertura do 1º Café Empresarial (Fotos: Augusto Melo/PMC)

O objetivo do Café Empresarial foi reunir empresários locais para trocar experiências comerciais, estreitar relacionamentos e debater sobre vários assuntos, criando um “networking”. A ACE pretende realizar o encontro na 1ª sexta-feira de cada mês. Além de empreendedores de diversos segmentos e do prefeito Aguilar Junior, o evento contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos; do secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e do assessor parlamentar, Márcio Jorge Pereira.

Durante meia-hora, o prefeito Aguilar Junior elencou algumas das iniciativas da Prefeitura de Caraguatatuba que contribuem para o fortalecimento do comércio local, realizadas desde 2017. Entre as ações, o prefeito destacou as 380 pessoas capacitadas pelo Projeto Caraguatatuba Empreendedora I, II e III, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Sebrae/SP; o Seminário Empretec da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolveu 29 empresários do município em 60 horas durante seis dias de curso; os mais de 1,2 mil alunos formados nos cursos ofertados pelo Fundo Social, Secretaria de Desenvolvimento Social e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc);  os 1,5 mil empregos gerados nos Festivais da Tainha e do Camarão no mês  de julho; o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI’s) registrados em Caraguatatuba, que subiu de 4.475 para 6.766 entre os anos de 2015 e 2019,  crescimento de 51% nos últimos quatro anos; e as consultorias do Posto do Sebrae Aqui e Sala do Empreendedor; além de obras para impulsionar o turismo como as  do Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro.

#PraCegoVer O prefeito Aguilar Junior destaca as ações da Prefeitura de Caraguatatuba para aquecer a economia do município e fortalecer o comércio local (Fotos: Augusto Melo/PMC)

Para o prefeito Aguilar Junior, encontros como esse são importantes para aproximar os empresários do município. “Sempre senti a necessidade de integração entre os empreendedores da cidade e um comércio forte torna a cidade próspera”, reforçou. “Essa apresentação é um ‘spoiler’ da minha palestra no Empreenda Caraguatatuba, que vai de 18 a 22 de setembro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura. Essa é uma grande oportunidade de participar de palestras, workshops e rodadas de negócios. A entrada é gratuita o objetivo do evento é de a troca de ideia”, convidou.

O prefeito comentou o resultado da sua viagem ao Palácio dos Bandeirantes essa semana. “Na última quinta-feira (5/9), estive em São Paulo, assinando dois convênios com Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Anualmente, o Dade libera uma verba que é fatiada entre as 70 cidades-estâncias do Estado de São Paulo. Caraguatatuba é uma dessas estâncias. Fizemos dois projetos para o ano de 2019, as revitalizações da Praça do Artesão, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, e a da Praça Antônio Fachinhi, na Martim de Sá. A feira de artesanato é o segundo ponto mais visitado de Caraguatatuba, depois da praia Martim de Sá, então merece uma atenção especial”, explanou. “Em 2017, apresentamos o projeto e a verba era para ter saído em 2018. O governo atual entrou e cancelou todas as verbas do Dade, mas agora liberou para 2019”, recordou. “O segundo convênio é o da ampliação do píer do Camaroeiro, que tem um calado muito baixo, onde poucos barcos conseguem atracar. Temos como objetivo, o estímulo ao turismo náutico. Queremos criar o “Interpraias”, um transporte entre as praias. É um projeto desafiador, mas começa com a ampliação do píer do Camaroeiro”, adiantou.

#PraCegoVer Empreendedores de Caraguatatuba lotam auditório da ACE durante 1º Café Empresarial (Fotos: Augusto Melo/PMC)

Na ocasião, o público conheceu o programa da Guarda Mirim. “Após seis meses recebendo noções de cidadania e conhecimentos da cidade, a prefeitura paga uma bolsa-auxílio para os guardas mirins atuarem nas secretarias municipais. Por que gostaria de apresentá-los? Aqui estão ótimos profissionais para empresas de vocês. Sempre penso na possibilidade de os empresários da cidade adotarem o programa, porque quando o empresário adota um guarda mirim, pode gerar outra vaga para um novo jovem, ampliando o projeto”, concluiu.

Em seguida, o chefe de Meio Ambiente, Reinaldo Gomes Dias dos Santos, da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, apresentou os resultados da Coleta Seletiva, programa que foi reestruturado e ampliado em 2017, com ênfase na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). O chefe de Meio Ambiente destacou a redução em 80 toneladas/mês no aterro sanitário, geração de renda para os cooperados (R$ 2,2 mil), cobertura de 90% do município com o alcance de 1.540 logradouros públicos e o papel dos comércios na reciclagem.

Ao final do encontro, representantes das empresas participantes, escolhidos mediante sorteio, explicaram a atividade comercial desenvolvida pela firma.

O Café Empresarial é gratuito e aberto à participação de empresas de todos os segmentos e portes da cidade. A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba está localizada na Rua São Sebastião, 19 – Sumaré ou Av. Engenheiro João Fonseca, 484 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8822.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Consumidor tem até domingo para prestigiar 14º Caraguá a Gosto
Consumidor tem até domingo para prestigiar 14º Caraguá a Gosto

O morador ou turista que estiver neste final de semana em Caraguatatuba tem até domingo para prestigiar o 14º Festival Caraguá a Gosto, maior evento gastronômico da região. São 50 estabelecimentos participantes com 74 pratos divididos em oito categorias, entre bares, restaurantes, pizzarias, quiosques, lanchonetes, sorveterias e docerias. Os comércios

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 06/09/2019
Adquira os convites do concurso “Miss e Mister Melhor Idade 2019” a partir de segunda-feira (16/09)
Adquira os convites do concurso “Miss e Mister Melhor Idade 2019” a partir de segunda-feira (16/09)

Caraguatatuba promove em sua sexta edição, um concurso de beleza e simpatia que escolhe entre 35 candidatos, o “Miss e Mister Melhor Idade 2019”. Quem quiser prestigiar este show, poderá adquirir os convites, a partir da próxima segunda-feira (16/09). Para garantir o ingresso, os interessados deverão procurar a Secretaria dos

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/09/2019
Confira os Jogos do Campeonato Amador e Master deste domingo (08/09)
Jogos de hoje podem definir a primeira colocação na tabela do grupo A da 2ª divisão

Quatro times do grupo A da 2ª divisão do Campeonato de Futebol Amador se enfrentam nesta quarta-feira (04/09). O A.A Corinthinhas se encontra com o G.R Jaraguazinho no campo do Poaires, às 20h15. No mesmo horário, o campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe o G.R

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/09/2019
Projeto “Eu e o ECA” reúne líderes estudantis das escolas municipais da região sul de Caraguatatuba
Projeto “Eu e o ECA” reúne líderes estudantis das escolas municipais da região sul de Caraguatatuba

Cerca de 70 adolescentes participaram nessa quinta-feira (05/09), na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, do projeto “Eu e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): direito a ter direitos!”, organizado por representantes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comitê de Vigilância em Violência (Comviv), secretarias Desenvolvimento Social

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 06/09/2019
IFSP promove arraiá beneficente com diversas atrações abertas ao público
IFSP promove arraiá beneficente com diversas atrações abertas ao público

O Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP) realizará nesse sábado (24/08), um arraiá beneficente com diversas atrações especiais e abertas ao público. O principal objetivo do evento é arrecadar arroz para apoiar instituições que trabalham em favor de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao contribuir com

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 20/08/2019