Pesquisar No Site

Caraguá recebe medida para reduzir consumo excessivo de energia elétrica por meio do projeto de Gestão Energética

Destaques
Caraguá recebe medida para reduzir consumo excessivo de energia elétrica por meio do projeto de Gestão Energética
Caraguá recebe medida para reduzir consumo excessivo de energia elétrica por meio do projeto de Gestão Energética

A Unidade de Gestão Energética Municipal de Caraguatatuba (UGEM) realizou na manhã esta quarta-feira, dia 14/08, uma saída a campo com o intuito de visitar lugares da cidade que consomem grande quantidade de energia elétrica.

#PraCegoVer: Dois dos participantes da equipe estão em um dos ar condicionados da entrada do Cem/Ceo fotografando e analisando a quantidade de energia é gerida nele.

O grupo faz parte do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM) realizado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem apoio financeiro da EDP Bandeirantes. O projeto conta com servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba que são capacitados por meio de curso para elaborar planos de uso racional da energia elétrica, com ênfase na economia.

Hoje a equipe se reuniu para dar inícios às visitas técnicas em prédios públicos como o Centro de Especialidades Médicas de Caraguatatuba (Cem/Ceo), a Secretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e do Idoso (Sepedi), a Secretaria de Esporte e Recreação e o Paço Municipal. O objetivo é conseguir visitar todos os prédios públicos da cidade e calcular os gastos que eles têm com energia elétrica, elaborando assim, um plano de gestão que evite consumo excessivo.

O cálculo é realizado levando em conta as lâmpadas, condicionadores de ar e aquecedores de piscina (caso o lugar tenha). Os computadores e aparelhos médicos não são incluídos na conta.

O coordenador de esportes adaptados da Sepedi, Neyllor Rodrigues, que está envolvido com o projeto de Gestão Energética, afirmou a importância desse grupo para a cidade. “Nós estamos iniciando essa etapa do projeto e esperamos melhorar e reduzir consideravelmente os gastos exagerados. Quando colocarmos nossos planos em ação, teremos resultados muito positivos”, completou.

Esse projeto visa identificar os problemas e realizar uma ação que resolva a questão. Muitos dos prédios públicos que aparentemente “gastam” exageradamente a energia elétrica descobrem mais tarde que esse consumo pode ser melhor gerenciado com instalações feitas corretamente. Portanto, apenas projetos não são suficientes, é necessária a colaboração de todos.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Voo Revelação em Caraguatatuba dá boas vindas para Letícia em tarde de expectativas
Voo Revelação em Caraguatatuba dá boas vindas para Letícia em tarde de expectativas

É menina! Após toda uma expectativa criada ao longo de quatro meses de gestação, o casal Daniela Buratti (Dany Wings), 39 anos, e Daniel Pacheco, 41 anos, descobriu, no céu de Caraguatatuba, o sexo da criança que espera para junho. Cercado de familiares e amigos, Dany e Daniel realizaram um

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 27/01/2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 12 cursos previstos para 2020
Parceria entre Fundo Social de Caraguatatuba e Senai tem 15 cursos previstos para 2020

Quem passa pela orla da avenida da praia em Caraguatatuba e observa uma carreta estacionada, se surpreende ao entrar e conhecer a Unidade Móvel do Senai. Totalmente equipada, a unidade é um verdadeiro laboratório de elétrica, com uma variedade de aparelhos eletrodomésticos, ferramentas para os reparos e equipamentos de segurança.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 10/02/2020
Defesa Civil do Estado entrega Depósito de Ajuda Humanitária em Caraguatatuba
Defesa Civil do Estado entrega Depósito de Ajuda Humanitária em Caraguatatuba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (28/01), em Caraguatatuba, seu sétimo Depósito de Ajuda Humanitária, o primeiro do Litoral Norte. Objetivo é a região estar preparada para uma eventual calamidade pública de forma que a população possa ser atendida com maior agilidade. O coordenador adjunto

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/01/2020
10ª edição do Multiação chega ao Massaguaçu no próximo dia 29
10ª edição do Multiação chega ao Massaguaçu no próximo dia 29

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza no dia 29 de fevereiro (sábado), a 10ª edição do Programa Multiação, no bairro Massaguaçu. O governo itinerante levará diversos serviços de forma descentralizada até a população da região norte da cidade. A ação é aberta ao público e qualquer pessoa pode participar. O Multiação

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/02/2020
Caraguatatuba é destaque em competição estadual de boxe
Caraguatatuba é destaque em competição estadual de boxe

Atletas do boxe olímpico da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba estão garantindo cada vez mais espaço entres os melhores do Estado, depois das conquistas de pódio na Forja de Campeões, realizada neste mês em São Paulo. O grande feito foi inédito para a cidade. No masculino, Sanderson

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 21/02/2020