Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza II Fórum de Aleitamento Materno

Publicado em: 31/07/2019
Destaques
Caraguatatuba realiza II Fórum de Aleitamento Materno
Caraguatatuba realiza II Fórum de Aleitamento Materno

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada anualmente de 01 a 07 de agosto, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, realiza o II Fórum de Aleitamento Materno na terça-feira (06/08), no Teatro Mário Covas, das 8h às 17h.

#PraCegoVer: Arte da Hora do Mamaço

Todas as palestras serão direcionadas à maternidade e paternidade com foco na promoção e apoio ao Aleitamento Materno. As palestras serão ministradas pelas pediatras Márcia Carvalho Pinto, Keiko Teruja e pelo pediatra e neonatologista, Juscelino Mendes de Almeida Neto. O evento também contará com uma palestra especial do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, sobre “A importância do apoio durante a amamentação”.

Hora do Mamaço

Neste ano, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Hora do Mamaço neste sábado (03/08), às 14h, no Serramar Shopping. O evento será aberto ao público e todas as mães que desejarem amamentar seus bebês em público podem participar.

A bandeira da Hora do Mamaço este ano é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro”!

Cronograma do 2º Fórum de Aleitamento Materno de Caraguatatuba

Dia 06 de Agosto de 2019 das 8h às 17h no Teatro Mário Covas

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura oficial (mesa de autoridades)

9h – Palestra: Dra Márcia de Carvalho Pinto

Formada na faculdade de Ciências médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Médica Pediatra; Homeopata – Instituto Hanemanniano Brasileiro Sanitarista – Faculdade de Saúde Publica da USP; Membro do Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Ubatuba; Pediatra do Centro de Especialidade médica da SMS Ubatuba.

Tema: “Aleitamento materno: Desenvolvimento infantil e vínculo ”

#PraCegoVer : Arte do II Fórum de Aleitamento Materno

9h30 – Apresentação Cultural Fundacc

10h30 – Palestra: Dra Keiko Miyasaki Teruya

Pediatra, doutora em Medicina Preventiva pela USP; com curso de especialização em Aleitamento Materno na Wellstart San Diego Lactation Program; por mais de 33 anos professora da cadeira de Pediatria do Curso de Ciências Médicas e Saúde da Fundação Lusíada; Codiretora do Centro da Lactação de Santos/Hospital Guilherme Álvaro/UNILUS – um Centro de Referência em Capacitação para Equipes de Saúde em Aleitamento Materno do Ministério de Saúde. Ex-Coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro. Consultora da UNICEF e Ministério da Saúde em Aleitamento Materno. Membro do Comitê Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e Presidente do Departamento de Aleitamento materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (2004-2007) Fundadora da Rede de Amamentação da Costa da Mata Atlântica.  Casada com Joji Teruya há 50 anos, mãe de 4 filhos e 5 netos.

Tema: “Como apoiar as mães do século 21 e SMAM”

12h – Intervalo para o almoço

13h – Recredenciamento

13h30 – Palestra: Dr Juscelino Mendes de Almeida Neto

Pediatra, doutor em Medicina pela USP 1969, pós-graduado em Pediatria e Neonatologia. Atuou na Santa Casa de Ubatuba onde lutou e conquistou o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança-IHAC  juntamente com colegas da profissão.

Tema: “Amamentação: Contato pele a pele ”

14h30 – Mesa redonda: Desafios dos profissionais de saúde em promover a amamentação

Mediadora: Enfª Ana Cláudia F. Oliveira Tripac

Amauri Toledo Secretário de Saúde de Caraguatatuba, formação fisioterapeuta.

 Derci Andolfo Secretária Adjunta de Saúde de Caraguatatuba, formação farmacêutica.

Denise Freitas Enfermeira Obstetra atua na área materno-infantil há 20 anos. Especialista também em Enfermagem Cardiológica e Gerenciamneto de Unidade de Saúde. Possui experiência profissional em Centro de Parto Normal, UTI Neonatal, Consultoria de Aleitamento Materno com laserterapia. Atua com grupos de gestantes e mulheres pós-parto, com ênfase na humanização do parto e nascimento. Realizou capacitação e formação de Doulas. Coordenou a Iniciativa Hospital Amigo da Criança no Hospital Antoninho da Rocha Marmo (SJC) e Amparo Maternal (SP). Presta serviço para Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Dr Juliano Ribeiro Barros Graduado em medicina pela faculdade de medicina de Itajubá, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela AMB/Febrasgo. Atua no Centro de Referência da Saúde da Mulher de Caraguatatuba-SP

15h30 – Palestra: José Pereira de Aguilar Júnior

Prefeito de Caraguatatuba, formado em Direito pelo Centro Universitário Módulo e em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e tem como especialização Cintologia Oncótica (câncer uterino). Empresário, coordenou por dois anos o Vale Mais (Rede de Lojistas de Material de Construção do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Tema: “A Importância do apoio durante a amamentação”

16h30– Apresentação Cultural e encerramento

Inscrições online pelo site da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Aprovados em processo seletivo da Guarda Mirim devem realizar matrícula até segunda-feira
Aprovados em processo seletivo da Guarda Mirim devem realizar matrícula até segunda-feira

Os aprovados no processo seletivo da Guarda Mirim de Caraguatatuba têm de hoje (15/2) até segunda-feira (19/2) para realizar a matrícula do Curso de Formação 2024 das 60 vagas (30 no período da manhã e 30 no período da tarde). Os aprovados devem comparecer na sede da Base da Guarda

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 15/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove workshop sobre fiscalização tributária
Prefeitura de Caraguatatuba promove workshop sobre fiscalização tributária

O Workshop “Encontro entre Contadores e Fazenda Municipal” da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba reuniu cerca de 60 pessoas, entre empresários, contabilistas e servidores públicos na última quarta-feira (21/2), na Videoteca Lúcio Braum, no Centro. Foram abordados temas relacionados ao Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo (para profissionais autônomos

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 22/02/2024
Estrada do Poço das Antas recebe serviços contra erosão
Estrada do Poço das Antas recebe serviços contra erosão

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando esta semana na estrada do Poço das Antas, região Sul de cidade, levando serviços de contenção de erosão em trecho da via. Na mesma estrada, a Sesep também trabalha fazendo a desobstrução de trecho onde houve deslizamento de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 22/02/2024
Setor de Oncologia Municipal completa 12 anos com atendimento humanizado aos pacientes de câncer
Setor de Oncologia Municipal completa 12 anos com atendimento humanizado aos pacientes de câncer

O setor de Oncologia Municipal da Prefeitura de Caraguatatuba completa nesta semana 12 anos, com a principal função de oferecer assistência humanizada aos pacientes oncológicos do município e seus familiares. O setor acolhe o paciente com diagnóstico de câncer, e oferece atendimento humanizado, que envolve além do conhecimento técnico, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/02/2024