Pesquisar No Site

Feira de Agricultura reúne produtores locais, oficinas, cinedebate e desfile de moda sustentável

Destaques
Capa
Feira de Agricultura reúne produtores locais, oficinas, cinedebate e desfile de moda sustentável

#PraCegoVer Pessoa pagando após a compra de produtos locais. A produtora recebe o dinheiro. Na mesa estão produtos produzidos com banana. (Foto: Cláudio Gomes /PMC)

Como parte das atividades finais da Semana do Meio Ambiente, a Feira de Agricultura, realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, reuniu nesta sexta-feira (07), cerca de 10 produtores locais que colocaram à venda seus produtos, como banana, cambuci, doces, geléias artesanais, hortaliças e diversos outros produtos fresquinhos. A feira movimentou o fim da tarde na Praça do Caiçara, no Centro da Cidade.

Para Cássia, moradora do Estrela D’Alva, a feira ajudou no cardápio do final de semana. “Estava pensando no que fazer amanhã no almoço e não tem nada melhor do que poder comer algumas verduras frescas. Além disso, fico feliz em colaborar com o produtor local”, disse.

Durante a feira também foi realizada uma oficina de paletes, ministrada pelo monitor da FUNDACC, David Machado Souza. Ele dá aulas de movelaria e paletes nas oficinas da fundação e contou que é muito fácil aprender. “Os alunos começam pelo básico e vão evoluindo até conseguirem montar até mesmo móveis com os paletes”, explicou.

#PraCegoVer Agricultor embala explica sobre suas hortaliças para duas clientes. Uma dela possui dinheiro em suas mãos para fazer a compra se seus produtos. Na mesa estão diversos tipos de hortaliças. (Foto: Cláudio Gomes / PMC)

A aluna e comerciante da cidade, Maria Angela Vilela, não perde nenhuma aula e também veio prestigiar a oficina. “Eu tenho uma loja e entrei para aprender como hobby, mas estou gostando muito e fazendo cada vez mais coisas. Já fiz um vinheiro para minha casa, uma floreira, eu estou adorando. Além disso, reutilizamos um material que muitas vezes iria para o lixo”, destaca.

Ao final da Feira de Agricultura, a Associação Caraguatás Ambiental promoveu um cinedebate sobre resíduos plásticos nas praias que contou com a participação de munícipes que refletiram sobre a importância da redução da produção de resíduos plásticos e principalmente, a responsabilidade de cada um em destinar corretamente seu próprio lixo.

Para encerrar, a Escola Estadual Colônia dos Pescadores realizou um desfile de moda sustentável que animou o público presente. As roupas temáticas representavam os países do mundo em suas diversas culturas. Elas foram feitas com artigos recicláveis como CD’s, folhas de coqueiro, garrafas PET, papelão, saco plástico, caixa de leite, lacres de latinhas, entre outros materiais. O prêmio de 1º lugar do desfile ficou com os alunos Jenyfer e Samuel, com fantasias representando o Egito. Os alunos Bruna e João Pedro levaram o troféu de 2ª lugar, com trajes representando o Japão. E em 3º lugar, representando o Brasil, ficaram os alunos Gabriela e Gabriel Olimpio.

A Feira de Agricultura foi realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, em parceria com a FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), com apoio da Associação Caraguatás Ambiental e E.E Colônia dos Pescadores.

#PraCegoVer Alunos da E.E Colônia dos Pescadores possam para foto. Os alunos são participantes do Desfile de Moda Sustentável e estão fantasiados com roupas produzidas de artigos recicláveis. (Foto: Mayara Peixoto / PMC)

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024