Pesquisar No Site

Cartório Eleitoral prioriza moradores do Golfinhos, Pontal de Santamarina e Britânia na biometria até dia 28

Publicado em: 12/06/2019
Cartório Eleitoral prioriza moradores do Golfinhos, Pontal de Santamarina e Britânia na biometria até dia 28
Cartório Eleitoral prioriza moradores do Golfinhos, Pontal de Santamarina e Britânia na biometria até dia 28

Os eleitores dos bairros do Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina e Jardim Britânia têm prioridade na realizada da identificação biométrica até o dia 28 de junho (sexta-feira). Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral de segunda a sexta, das 11h às 18h, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

#PraCegoVer: Prédio do Cartório Eleitoral de Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)

É necessário fazer a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos.

Atualmente Caraguatatuba possui 92.513 eleitores. Até o momento, 68,14% (63.035) da população com idade para votar fez o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

A Biometria

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso.

Nas eleições de 2018, estavam aptos a votar 87.363.098 eleitores por meio da identificação biométrica, (59,31% do eleitorado total de 147.306.275) em 2.793 municípios (48,65% do total, de 5.570).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Teatro Mario Covas recebe espetáculo musical Queen - Experience in Concert no dia 30 de maio
Teatro Mario Covas recebe espetáculo musical Queen – Experience in Concert no dia 30 de maio

atração do TMC – Teatro Mario Covas no próximo dia 30, como parte da programação da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba no mês. O espetáculo promete embarcar o público em uma viagem emotiva, remetendo aos sucessos da banda de rock que estourou nas décadas de 70 e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 21/05/2019
Integrantes do Exército fazem palestra no CRAS Norte para crianças e adolescentes
Integrantes do Exército fazem palestra no CRAS Norte para crianças e adolescentes

Os soldados do 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava, que estão em Caraguatatuba, despertam curiosidade por onde passam. Na manhã desta quinta-feira (23/05), os militares que estão no município para treinamento de Garantia da Lei e da Ordem, dentro da Operação Anhanguera, circularam pelo bairro Olaria. Na oportunidade, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 23/05/2019
Caraguatatuba promove mais um curso em parceria com o Senai
Caraguatatuba promove mais um curso em parceria com o Senai

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba abre nos dias 17 e 18 de junho (segunda e terça-feira), inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento profissional de Bolos e Pães Naturais e Integrais, em parceria com o Senai. Os candidatos devem ter no mínimo 16 anos de idade completos e

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 11/06/2019
Núcleo de Atendimento Social do Morro do Algodão abre 210 vagas para várias oficinas gratuitas
Núcleo de Atendimento Social do Morro do Algodão abre 210 vagas para várias oficinas gratuitas

Na próxima segunda-feira (03/06), o Núcleo Social do bairro Morro do Algodão inicia as inscrições para as oficinas de Cabeleireiro (terça e quinta), Maquiagem (segunda-feira), Manicure (quarta e sexta), Designer de Sobrancelha (segunda-feira), Artesanato – crochê e pintura em tecido (terça e quinta), Confeitaria (terça e sexta) e Padaria Artesanal

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 30/05/2019
Palestras sobre “Pesca predatória e resíduos no mar” e “Manipulação de Pescados” lotam anfiteatro da Fundacc
Palestras sobre “Pesca predatória e resíduos no mar” e “Manipulação de Pescados” lotam anfiteatro da Fundacc

A palestra “Pesca Predatória e resíduos no mar” promovida pelo Instituto Argonauta, organização que visa à conservação costeira e marinha, abriu a Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (03/06). O evento foi voltado para pescadores e participantes da Festa da Tainha e Festa do Camarão, que lotaram o auditório da

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/06/2019