Pesquisar No Site

Cartório Eleitoral prioriza moradores do Golfinhos, Pontal de Santamarina e Britânia na biometria até dia 28

Publicado em: 12/06/2019
Cartório Eleitoral realiza biometria dos eleitores de Caraguatatuba neste sábado (13/07)
Cartório Eleitoral prioriza moradores do Golfinhos, Pontal de Santamarina e Britânia na biometria até dia 28

Os eleitores dos bairros do Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina e Jardim Britânia têm prioridade na realizada da identificação biométrica até o dia 28 de junho (sexta-feira). Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral de segunda a sexta, das 11h às 18h, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

#PraCegoVer: Prédio do Cartório Eleitoral de Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)

É necessário fazer a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos.

Atualmente Caraguatatuba possui 92.513 eleitores. Até o momento, 68,14% (63.035) da população com idade para votar fez o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

A Biometria

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso.

Nas eleições de 2018, estavam aptos a votar 87.363.098 eleitores por meio da identificação biométrica, (59,31% do eleitorado total de 147.306.275) em 2.793 municípios (48,65% do total, de 5.570).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sepedi promove bate-papo sobre comportamento suicida de idosos, aberto ao público nesta terça (10/09)
Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba reforçam atividades de prevenção ao suicídio em menção ao Setembro Amarelo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma série de atividades à população com foco no mês de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo. Quem passar pelas Unidades Básicas de Saúde durante este mês também não ficará de fora. Confira a programação de sua UBS de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/09/2019
Vôlei de praia de Caraguatatuba conquista o primeiro lugar no estadual “Nas Areias”
Vôlei de praia de Caraguatatuba conquista o primeiro lugar no estadual “Nas Areias”

Duas atletas de Caraguatatuba conquistaram o primeiro lugar em competição paulista de Vôlei de Praia, realizada no fim de semana (23, 24 e 25 de agosto) em Campinas – SP. O campeonato estadual “Nas Areias” reuniu 19 duplas, formadas por atletas profissionais e amadores de todo o Estado de São

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/08/2019
Família de coruja buraqueira é atração no Ciase do Travessão
Família de coruja buraqueira é atração no Ciase do Travessão

Uma família de corujas buraqueiras, cujo nome científico é Athene cunicularia, tem atraído curiosos para uma área próxima ao Centro Integrado de Ações Sociais e Esportivas (Ciase) do Travessão, na região Sul de Caraguatatuba. Há um casal e cinco filhotes. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/09/2019
Caraguatatuba capacita profissionais da Saúde em Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)
Caraguatatuba capacita profissionais da Saúde em Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

Mais de 50 profissionais, entre enfermeiros e médicos, participaram, nesta quarta-feira (28/08), da Capacitação em Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), primeira causa de mortalidade no Brasil. O treinamento foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de uma vídeo-aula de 30 minutos, com base nos últimos protocolos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 28/08/2019
Curso de Fruticultura traz novas técnicas de manejo e manutenção de pomar para produtores rurais
Curso de Fruticultura traz novas técnicas de manejo e manutenção de pomar para produtores rurais

Produtores rurais participaram, nessa quarta-feira (11/09) do primeiro dia do “Curso Teórico-Prático sobre Fruticultura”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), em parceria com o Sindicato Rural de Paraibuna e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo do evento é capacitar os produtores rurais na manutenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/09/2019