Pesquisar No Site

Capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos” tem inscrições abertas

Destaques
Capacitação sobre
Capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos” tem inscrições abertas

Profissionais, familiares, instituições e cuidadores de pessoas com autismo podem participar nos dias 3 e 4 de julho da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos” promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas no salão do eventos do Ciapi assistem palestra; há idosos e pessoas em cadeiras de rodas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O evento será dividido em dois dias para receber públicos diferentes. Na quarta-feira (03/07), das 8h às 12h, no Teatro Mario Covas, será destinada às instituições, educadores, escolas, profissionais de saúde e pesquisadores.

Já no dia 04/07 (quinta-feira), a capacitação será realizada no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h, sendo destinada aos familiares e cuidadores de pessoas com autismo.

A palestra será ministrada pela psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão.

A capacitação tem o objetivo de apresentar e discutir tópicos fundamentais nas questões clínicas, abordagens terapêuticas e desenvolvimento da criança com autismo, especialmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento. A proposta é trazer mais esperança às famílias, comunidade escolar e terapeutas que atuam com este público.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. A emissão de certificado é opcional, sendo cobrada uma taxa de R$ 8, caso o inscrito opte para receber o certificado do curso. Inscrições para o dia 03/07, no link: https://tinyurl.com/y6r3ajau; e para o dia 04/07 no endereço: https://tinyurl.com/y36qfpeg.

 Conteúdo programático do curso – Introdução; definição e caracterização; problemas de comunicação, de interação social e de comportamento; atenção  compartilhada; dificuldades em habilidades cognitivas; dificuldades em habilidades de teoria da mente; como a análise aplicada do comportamento pode ajudar pais e familiares; uso de estímulos visuais para o estabelecimento  de  rotina  e instruções diárias; orientações a pais para manejo de comportamentos inapropriados baseados na análise do comportamento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas

Encontro reunirá profissionais do setor de todo litoral norte No próximo dia 27 de abril, das 10 até às 22 horas, no polo Travessão, será realizado o 1º Congresso Forrozeiro de Caraguatatuba. O evento é gratuito e tem como objetivo, discutir ações para o setor entre os profissionais da área,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024