Pesquisar No Site

Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP) encerram curso de Pedreiro Assentador

Publicado em: 15/05/2019
Destaques
Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP) encerram curso de Pedreiro Assentador
Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP) encerram curso de Pedreiro Assentador

Emocionada, Maria de Fátima Gomes, mãe do reeducando Cássio, só conseguiu pronunciar duas palavras: felicidade e esperança. Sentimentos de um futuro melhor e renovação de vida marcaram a cerimônia de conclusão do curso de Pedreiro Assentador, realizada nesta quarta-feira (15/05), no Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP).

#PraCegoVer: imagem de quatro formandos em pé segurando papel, alguns tem tatuagem na mão (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, para 15 reeducandos do CDP de Caraguatatuba, o curso em parceria com o Senai teve duração de três meses e ensinou por meio de uma profissão, que todo mundo é capaz, basta ter dedicação.

Os alunos aprenderam sobre estrutura e alvenaria; planejamento; orçamento; segurança do trabalho; meio ambiente; qualidade; matemática; aglomerantes; agregados; concreto; impermeabilização; formas; armaduras; fundação e lajes pré-moldadas.

Nas aulas práticas, construíram no local uma estrutura de imóvel de tijolos de vedação e blocos estruturais. Cada um desenhou a planta do imóvel que gostaria de ter, como conteúdo da aula de desenho técnico. As aulas foram monitoradas pelo instrutor de ensino do Senai, Wellington de Souza.

Para o reeducando formado Adriano, de 48 anos, a oportunidade foi uma perspectiva de futuro. “Agora posso voltar a sonhar e acreditar em uma nova vida. Por uma besteira parei aqui, mas creio na minha ressocialização com esta nova experiência. Sou muito grato!”, relatou.

O orador da turma, Luciano, de 38 anos, disse com toda certeza: “Vou construir minha casa, quando sair daqui. Agradeço a todos envolvidos por olharem por nós. A falta de oportunidades nos trouxe aqui, mas vamos sair e transformar nossas vidas”, disse se referindo a nova chance proporcionada pelo Fundo Social.

#PraCegoVer: formando sentado vestindo beca da cor preta segura apostila do Senai (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, reforçou a importância de cada formando acreditar no seu potencial e ser orgulho para a família, que em todo esse tempo aguarda pela sua saída. “Quando chegar o dia, mudem a história de vocês, não sejam estatísticas de reincidência, olhem e veja o quanto são capazes”, disse.

O prefeito Aguilar Junior destacou que não cabe ao Poder Público julgar ninguém e sim acolher, entender e dar oportunidades às pessoas, tratando todos de modo igual. “Poder proporcionar a mudança na vida das pessoas é muito bom. Agarrem esta chance, pois são privilegiados e vencedores desta etapa”, concluiu Aguilar Junior.

O projeto-piloto nunca antes ofertado no município prevê a ressocialização do detento após o cumprimento da pena. O objetivo da ação com o CDP é ofertar uma qualificação profissional para que voltem à sociedade com uma profissão digna e consigam se reestruturar financeiramente e honestamente.

#PraCegoVer: formando vestindo beca junto com sua esposa olham para certificado em suas mãos (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Os reeducandos foram escolhidos por diversos critérios como, bom comportamento, disciplina, baixa periculosidade e por estarem próximos do cumprimento da pena, sendo ela branda. Uma das exigências do Fundo Social é que 90% dos alunos fossem moradores de Caraguatatuba.

A cerimônia também contou com a presença do diretor e da coordenadora do Senai, Antonio Carlos Pontieri e Ana Lucia Cursino; do diretor do CDP, Alan Carlos Scarabel; da defensora pública, Alessandra Pinho da Silva; do coordenador dos presídios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Nestor Colete; além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, secretários municipais e familiares dos formandos.

Cursos – O Fundo Social também promove à população mensalmente cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, náutica e têxtil. As inscrições sempre são anunciadas por meio do site e facebook da Prefeitura de Caraguatatuba ou do Fundo Social: https://tinyurl.com/y4pvu4bx.

Serviço – Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba: Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, telefone: 3897-5656.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024