Pesquisar No Site

Palestra cobre Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente abre a programação para 18 de Maio

Publicado em: 16/05/2019
Destaques
Caraguatatuba realiza ações alusivas ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes
Palestra cobre Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente abre a programação para 18 de Maio

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv) iniciam hoje (16/05) as atividades da Campanha Faça Bonito, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A palestra “Conscientização e Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente”, abre os trabalhos e acontece no Teatro Mário Covas, em duas turmas diferentes: às 16h, para os alunos da educação estadual e às 20h, com uma abordagem diferente, para o público adulto.

#PraCegoVer: A imagem com fundo laranja apresenta no meio uma flor com pétalas amarelas, símbolo da campanha. No pé da flor está escrito: Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes (Foto: Arte/PMC)

A palestra será ministrada pela psicanalista Julia Barany, fundadora do Superasas, grupo de trabalho cujo objetivo é divulgar informação sobre abuso praticado por pessoas que estão na comunidade, atender as vítimas e treinar os profissionais que lidam com esses casos. Para participar, as inscrições podem ser realizadas pelo site: https://tinyurl.com/y6h2dhce.

O objetivo das atividades que acontecem nesses três dias de conscientização é de convocar toda a população para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o crime de abuso praticado contra crianças e adolescentes em Caraguatatuba.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, por isso é necessário saber onde e como devem ser feitas as denúncias do crime. A mudança começa com olhar atento da população.

Outras atividades

Na sexta-feira (17), das 8h às 12h, no CIDE Perequê-Mirim EMEF Prof. Euclydes Ferreira, será realizado o 1º Fórum Municipal “Eu e o ECA”, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais.

O encontro é aberto ao público e será norteado com palestras do Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, psicanalista Julia Barany e uma apresentação do rapper Mano Azul. Inscrições podem ser realizadas aqui: https://tinyurl.com/y35fyegr.

Para encerrar a programação, no sábado (18), das 8h30 às 12h, na Praça Cândido Mota, o Comviv, em parceria com a Paróquia Santo Antônio e a Pastoral da Criança, realizam atividades com o tema “Zero Violência, 100% Ternura”.

Das 20h às 22h, na Praça do Caiçara (atrás do Museu) haverá shows musicais com Menorah Music, Célia Santos & Banda, e o rapper Mano Azul, além de uma apresentação teatral do grupo de teatro Avivah Jovens da Igreja Batista Novo Tempo e sorteio de brindes.

Atendimento – Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.

Além disso, o Comviv tem como objetivo levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.

É formado por 23 membros, representantes das Secretarias de Saúde, Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.

Denúncia

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Serviço:

Dia 16 – 16h: palestra para alunos / 20h: palestra para adultos.

Local: Teatro Mario Covas – Av. Goiás, 187 – Indaiá

Dia 17 – 8h às 12h, 1º Fórum Municipal “Eu e o Eca”

Local: Cide Pereque Mirim – R. José Geraldo da Silva Filho, 165

Dia 18 – 8h30 às 12h – atividades Praça Cândido Mota (Praça do Coreto)

20h às 22h – shows musicais Praça do Caiçara – museu

(R. Dr. Paul Harris, 1107 – Centro)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa da criança Ciase Sumaré Foto Luís Gava(PMC) IMG_2434 (2)
Mais de 70 equipes disputam Copa da Criança de Futsal 2026 em Caraguatatuba

A Copa da Criança de Futsal 2026 começa no próximo sábado (9) em Caraguatatuba com a proposta de incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. O torneio reúne equipes das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela e será disputado nas categorias sub-8,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/05/2026
Futebol
Campeonato Amador da 3ª Divisão começa neste fim de semana com 18 equipes em busca do acesso em Caraguatatuba

A bola vai rolar para mais uma edição do Campeonato Amador da 3ª Divisão de Caraguatatuba. A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, começa neste domingo (24) com partidas espalhadas por diferentes campos da cidade e promete movimentar atletas, torcedores e comunidades ao longo da temporada. Neste

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/05/2026
Flap! Circo de Formas (3)
Teatro Mario Covas recebe espetáculos teatrais gratuitos nesta sexta-feira e sábado

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta semana espetáculos teatrais gratuitos para todas as idades, que integram a programação do 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte. Até o início de junho, a iniciativa prevê uma extensa programação com mais de 40 atrações artísticas, realizadas de forma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2026
9º Festival Felino apresenta espetáculos gratuitos no fim de semana no Teatro Mario Covas
9º Festival Felino apresenta espetáculos gratuitos no fim de semana no Teatro Mario Covas

O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte segue nesta semana com espetáculos gratuitos em diversos locais de Caraguatatuba. Até o início de junho, o festival promove mais de 40 atrações em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Grupos nacionais e internacionais apresentam artes circenses e teatrais em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/05/2026
Fundo Social reúne 200 famílias no Polo Cultural do Barranco Alto pelo Dia das Mães e anuncia Padaria Artesanal no bairro
Fundo Social reúne 200 famílias no Polo Cultural do Barranco Alto pelo Dia das Mães e anuncia Padaria Artesanal no bairro

Cerca de 200 famílias passaram pelo Polo Cultural do Barranco Alto, na quinta-feira (7), para participar da comemoração antecipada pelo Dia das Mães. A ação foi promovida pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com a Pastoral da Criança, Rotary Clube Poiares, Motoclube Insanos, Instituto Gourmet de Caraguatatuba e Rensz

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/05/2026