Pesquisar No Site

Justiça autoriza descongelamento de Loteamento no Pegorelli para regularização fundiária

Publicado em: 08/02/2019
Destaques
02_08 Justiça autoriza descongelamento do Pegorelli
Justiça autoriza descongelamento de Loteamento no Pegorelli para regularização fundiária

Após pedido do prefeito Aguilar Junior, o juiz titular da 1ª Vara de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Junior, deferiu na tarde de quarta-feira (06/02) o descongelamento do Loteamento Reinaldo Honório, localizado no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade.

A decisão beneficia 146 famílias e a administração já trabalha no descongelamento de outros núcleos do Pegorelli para beneficiar mais 350 famílias (Loteamento Vector e adjacências).

#PraCegoVer: Imagem da Homologação

Nesta semana, a área foi alvo de uma ação da empresa EDP para desligamento de energia elétrica das instalações consideradas “gatos”. Imediatamente, por determinação do prefeito Aguilar Junior, uma força tarefa foi montada para assistir os moradores do local e promover de forma emergencial a regularização fundiária no loteamento, garantindo o direito de água e luz.

Segundo o juiz, existe uma Ação Civil Pública referente ao Loteamento Reinaldo Honório e aos loteadores foi imposta a obrigação de regularização do local com implantação de infraestrutura.

“Considerando que não houve o cumprimento voluntário da obrigação, a etapa processual a seguir consiste exatamente na intervenção estatal para realização direta das medidas necessárias. As partes celebram composição, com inserção do núcleo no programa de regularização fundiária, o que é salutar também por se tratar de local com ocupação antrópica (146 famílias) e desprovido de infraestrutura essencial. Por ora, defiro o descongelamento de área especificamente para fins de regularização fundiária levada a efeito pelo Município de Caraguatatuba. Observo que o loteamento consiste em núcleo urbano ocupado predominantemente por população de baixa renda, configurando regularização fundiária urbana de interesse social”, cita em seu despacho o juiz Ayrton Vidolin Marques Junior.

Ainda no documento, ele mantém em plena vigência a vedação de qualquer ato de comercialização ou venda (ou promessa) em relação aos lotes.

“Oficie-se com urgência o Cartório de Registro de Imóveis para eventual anotação de desbloqueio de matrículas nas citadas áreas em que foi implantado o citado parcelamento de solo. Oficie-se à Sabesp e a EDP Bandeirante autorizando novas ligações de água, esgoto e energia elétrica nos imóveis inseridos no loteamento, mediante autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo nos termos de procedimento de regularização fundiária”, finaliza o magistrado.

O prefeito Aguilar Junior comemorou a decisão e a sensibilidade do Judiciário de Caraguatatuba. “Fico feliz em ver que a Justiça quer resolver a questão que se arrastou há anos e temos a oportunidade de promover a regularização fundiária no local. E mais, que os moradores tenham água e luz regularizados. Isso é dignidade”, comenta.

A partir de agora, os moradores também poderão requerer o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto na conta de luz para os primeiros 220 KW/h consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda. A concessionária também apresentará um projeto de extensão de rede para a comunidade e se comprometeu a doar os postes padrão aos moradores.

Documentos

Nesta sexta e sábado (8 e 9/2), uma força-tarefa da Secretaria de Habitação executará os procedimentos necessários de regularização fundiária para dar entrada na guia de emplacamento do imóvel (numeração), na Secretaria de Urbanismo, para ligação de água e energia elétrica.

A equipe da Prefeitura de Caraguatatuba atenderá os moradores na Rua José Geraldo da Silva Filho, 990, próximo à Lan House. Nesta sexta-feira, o atendimento será das 9h às 15h. Já no sábado, o atendimento será das 10h às 14h.

Após o preenchimento do formulário de regularização fundiária, os moradores precisam apresentar cópias do RG e CPF de cada beneficiado e seu cônjuge; comprovante de endereço; contrato de compra e venda com cadeia sucessória; certidão de casamento/nascimento ou declaração de união estável; e outros documentos que comprovem a posse do imóvel (se houver).

Quem não puder comparecer nesses dois dias (8 e 9 de fevereiro), tem a oportunidade de dar entrada no pedido de regularização fundiária no Secretaria de Habitação, no Indaiá.

Segundo a Secretaria de Habitação, o objetivo da Prefeitura com essa força tarefa é dar mais comodidade aos moradores, a maioria de baixa renda. O processo que será montado para cada morador prevê a liberação de guia de emplacamento para ligação de água e luz, cadastro imobiliário na Prefeitura, bem como o encaminhamento ao Cartório de Registros de Imóveis para emissão da escritura definitiva do imóvel ou terreno.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Perequê-Mirim recebe Operação Tapa-Buracos
Perequê-Mirim recebe Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura de Caraguatatuba continua levando a Operação Tapa-Buracos para diversos bairros da cidade. Hoje (24/04), a operação está na rua Izidro Paulino Ferreira e na Avenida José da Costa Pinheiro Junior, no bairro Perequê-Mirim, região Sul. O trabalho está sendo realizado por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep),

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 24/04/2019
Atletas com deficiência de Caraguatatuba são destaques no Circuito Mares em Ubatuba
Atletas com deficiência de Caraguatatuba são destaques no Circuito Mares em Ubatuba

Atletas com Deficiência (ACD) da equipe de natação da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba conquistaram o 1º e 4º lugares da categoria Short – PCD (Masculino), de 1 km, na 4ª Etapa do Circuito Mares em Ubatuba. A competição foi realizada neste domingo (28/04), na praia da Enseada. Ryan Kaio

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/04/2019
Sala do Empreendedor de Caraguatatuba realiza Declaração Anual do MEI gratuitamente até dia 31 de maio
Sala do Empreendedor de Caraguatatuba realiza Declaração Anual do MEI gratuitamente até dia 31 de maio

Os microempreendedores individuais do município podem fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) gratuitamente até o dia 31 de maio (sexta-feira), das 9h às 16h, na Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Governo, no Centro. Os interessados devem apresentar seus documentos pessoais, faturamento do ano de 2018 e

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 20/05/2019
Nova rede de tubos de drenagem é construída no Tinga
Nova rede de tubos de drenagem é construída no Tinga

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está construindo uma nova rede de tubulação de águas pluviais na rua Maria Aparecida Oliveira Moreira (antiga rua 5), do bairro Tinga, na região Sul da cidade. Segundo moradores da região, o escoamento de águas pluviais da rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 14/05/2019
Escolas da rede municipal de Caraguatatuba realizam atividades de conscientização contra a dengue
Escolas da rede municipal de Caraguatatuba realizam atividades de conscientização contra a dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, tem promovido ações de conscientização convidando as pessoas a se mobilizarem e entrarem definitivamente na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O CEI Prof.ª Regina Célia

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/04/2019