Pesquisar No Site

Janeiro Roxo: Caraguatatuba participa da Campanha de Combate à Hanseníase

Publicado em: 26/12/2018
Janeiro-Roxo
Janeiro Roxo: Caraguatatuba participa da Campanha de Combate à Hanseníase

#PraCegoVer: Arte da Campanha Contra Hanseníase com destaque as frases “Janeiro Roxo” e “Hanseníase tem cura”. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a toda população consultas voltadas ao controle da hanseníase.

As Unidades Básicas de Saúde encaminham casos suspeitos para áreas especializadas. A cidade chegou 20 casos da doença em 2014 e como resultado do trabalho desenvolvido, este ano reduziu em 50% os casos.

Nestas áreas especializadas, que funcionam dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM), pacientes são diagnosticados e tratados o quanto antes.

Segundo a enfermeira responsável pela área de Hanseníase e Tuberculose do CEM, Maria Célia Marinho, a agilidade no tratamento evita sequelas maiores.

“Estas sequelas, muitas vezes, podem ser até mesmo deformidades. Portanto, esclareça outras pessoas sobre a doença e nos ajude a acabar com a hanseníase”, alerta a enfermeira.

A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen e afeta principalmente a pele e os nervos. A doença progride lentamente e tem um período de incubação que dura em média três anos. Ela pode atingir todas as idades e ambos os sexos. A maioria das pessoas resiste à infecção e não adoece.

A Organização Mundial de Saúde preconizou o mês de janeiro com a cor roxa com foco na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e para dar apoio às pessoas que estão em tratamento. Além disso, o dia 27 de janeiro de 2019 foi também preconizado como Dia Mundial de Combate à Hanseníase.

 

Principais sintomas da doença:

– O corpo do paciente com Hanseníase costuma apresentar uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; com perda da sensibilidade ao toque, à dor e ao calor;

– Caroços ou inchaços avermelhados em qualquer local do corpo, principalmente no rosto e nas orelhas.

O tratamento é feito com medicamentos diários e pode durar de seis meses até dois anos. Assim que o tratamento é iniciado, as pessoas que adquiriram a doença contagiante já deixam de transmitir a doença a outras pessoas. A hanseníase tem cura e os medicamentos são gratuitos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa

A 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi aberta nesta quinta-feira (21/3) com a palestra “Práticas Ativas de Aprendizagem Ativa”, proferida pela formadora da Associação Nova Escola e Coordenadora de Projetos na Foreducation Edtech, Maíra

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
FGV publica resultado definitivo das provas do dia 28 de janeiro do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba
FGV publica resultado definitivo das provas do dia 28 de janeiro do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo das provas objetivas aplicadas no dia 28 de janeiro para as 339 vagas de 95 cargos dos Editais 01, 02 e 03 do Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba na Edição nº 1275 do Diário Oficial (https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2024/03/Edital_1275.pdf) desta quinta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 28/03/2024
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana
Prefeitura abre inscrições para workshop de técnica de vendas na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza de 25 de março a 4 de abril, inscrições para jovens entre 16 e 29 anos que queiram participar do workshop de técnicas de vendas. Serão disponibilizadas 40 vagas e o objetivo é qualificar esse público para o primeiro emprego. Durante o curso, os jovens

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
Fundacc bate recorde de inscrições para as oficinas culturais
Fundacc bate recorde de inscrições para as oficinas culturais

Foram mais de 6 mil inscritos. Os alunos serão comunicados sobre os detalhes de sua solicitação a partir desta sexta-feira, via Central 156 A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu cerca de 6 mil inscrições para as oficinas culturais. Desde o dia 26/02, quando encerrou a primeira fase

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/03/2024