Pesquisar No Site

Janeiro Roxo: Caraguatatuba participa da Campanha de Combate à Hanseníase

Publicado em: 26/12/2018
Janeiro-Roxo
Janeiro Roxo: Caraguatatuba participa da Campanha de Combate à Hanseníase

#PraCegoVer: Arte da Campanha Contra Hanseníase com destaque as frases “Janeiro Roxo” e “Hanseníase tem cura”. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a toda população consultas voltadas ao controle da hanseníase.

As Unidades Básicas de Saúde encaminham casos suspeitos para áreas especializadas. A cidade chegou 20 casos da doença em 2014 e como resultado do trabalho desenvolvido, este ano reduziu em 50% os casos.

Nestas áreas especializadas, que funcionam dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM), pacientes são diagnosticados e tratados o quanto antes.

Segundo a enfermeira responsável pela área de Hanseníase e Tuberculose do CEM, Maria Célia Marinho, a agilidade no tratamento evita sequelas maiores.

“Estas sequelas, muitas vezes, podem ser até mesmo deformidades. Portanto, esclareça outras pessoas sobre a doença e nos ajude a acabar com a hanseníase”, alerta a enfermeira.

A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen e afeta principalmente a pele e os nervos. A doença progride lentamente e tem um período de incubação que dura em média três anos. Ela pode atingir todas as idades e ambos os sexos. A maioria das pessoas resiste à infecção e não adoece.

A Organização Mundial de Saúde preconizou o mês de janeiro com a cor roxa com foco na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e para dar apoio às pessoas que estão em tratamento. Além disso, o dia 27 de janeiro de 2019 foi também preconizado como Dia Mundial de Combate à Hanseníase.

 

Principais sintomas da doença:

– O corpo do paciente com Hanseníase costuma apresentar uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; com perda da sensibilidade ao toque, à dor e ao calor;

– Caroços ou inchaços avermelhados em qualquer local do corpo, principalmente no rosto e nas orelhas.

O tratamento é feito com medicamentos diários e pode durar de seis meses até dois anos. Assim que o tratamento é iniciado, as pessoas que adquiriram a doença contagiante já deixam de transmitir a doença a outras pessoas. A hanseníase tem cura e os medicamentos são gratuitos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Instituto Pró+Vida inaugura oficina gratuita de Inclusão e Tecnologia Digital para idosos
Instituto Pró+Vida inaugura oficina gratuita de Inclusão e Tecnologia Digital para idosos

O Instituto Pró+Vida, lar de idosos, instalado no bairro Ponte Seca, inaugurou na manhã desta terça-feira (09/04), a oficina gratuita de “Inclusão e Tecnologia Digital” voltada ao público da terceira idade. Em uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba foram adquiridos oito equipamentos notebook completos com mouse, com acesso à

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2019
Campeonato Mundial de Beach Tennis
Atletas de Caraguatatuba são convocados para representar o Brasil em Campeonato Mundial de Beach Tennis

Os atletas do município de Caraguatatuba, Elaine Branco, André Celestino, Arthur Marinho e Bruno Moreira, foram convocados pela Confederação Brasileira para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Beach Tennis, que será realizado de 27 a 30 de junho, em Castelldefels, na Espanha. Os competidores foram convocados pela dedicação que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 16/04/2019
Eu por Detrás de Mim
TMC recebe oficina e espetáculos de dança gratuitos em comemoração aos 162 anos de Caraguatatuba

A dança toma conta do Teatro Mario Covas (TMC) nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/04), com as apresentações dos espetáculos ‘Eu por Detrás de Mim’ e ‘Força Fluída’, às 20h, da Companhia de Dança de Diadema. Na sexta-feira (12) também será realizada uma Oficina de Dança Contemporânea, às 14h,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2019
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
Banco de Alimentos de Caraguatatuba abre 50 vagas para curso gratuito de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Devido a grande procura, excepcionalmente neste mês, o Banco Municipal de Alimentos realizará o curso gratuito de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos no auditório da Fundacc, no Centro. A capacitação será na próxima terça-feira (09/04), às 13h30. Com 50 vagas abertas, as inscrições devem ser feitas somente no telefone

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 03/04/2019
Operação Tapa-Buracos chega aos bairros Caputera, Jardim Jaqueira e Jardim Primavera
Operação Tapa-Buracos chega aos bairros Caputera, Jardim Jaqueira e Jardim Primavera

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue levando a Operação Tapa-Buracos para toda a cidade. Hoje (23/04), a equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está realizando os trabalhos na Avenida Miguel Varlez, no trecho que liga à Rodovia Governador Mário Covas, também na rua Irmã São Francisco, no bairro Caputera e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 23/04/2019