Pesquisar No Site

Janeiro Roxo: Caraguatatuba participa da Campanha de Combate à Hanseníase

Publicado em: 26/12/2018
Janeiro-Roxo
Janeiro Roxo: Caraguatatuba participa da Campanha de Combate à Hanseníase

#PraCegoVer: Arte da Campanha Contra Hanseníase com destaque as frases “Janeiro Roxo” e “Hanseníase tem cura”. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a toda população consultas voltadas ao controle da hanseníase.

As Unidades Básicas de Saúde encaminham casos suspeitos para áreas especializadas. A cidade chegou 20 casos da doença em 2014 e como resultado do trabalho desenvolvido, este ano reduziu em 50% os casos.

Nestas áreas especializadas, que funcionam dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM), pacientes são diagnosticados e tratados o quanto antes.

Segundo a enfermeira responsável pela área de Hanseníase e Tuberculose do CEM, Maria Célia Marinho, a agilidade no tratamento evita sequelas maiores.

“Estas sequelas, muitas vezes, podem ser até mesmo deformidades. Portanto, esclareça outras pessoas sobre a doença e nos ajude a acabar com a hanseníase”, alerta a enfermeira.

A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo bacilo de Hansen e afeta principalmente a pele e os nervos. A doença progride lentamente e tem um período de incubação que dura em média três anos. Ela pode atingir todas as idades e ambos os sexos. A maioria das pessoas resiste à infecção e não adoece.

A Organização Mundial de Saúde preconizou o mês de janeiro com a cor roxa com foco na conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce e para dar apoio às pessoas que estão em tratamento. Além disso, o dia 27 de janeiro de 2019 foi também preconizado como Dia Mundial de Combate à Hanseníase.

 

Principais sintomas da doença:

– O corpo do paciente com Hanseníase costuma apresentar uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; com perda da sensibilidade ao toque, à dor e ao calor;

– Caroços ou inchaços avermelhados em qualquer local do corpo, principalmente no rosto e nas orelhas.

O tratamento é feito com medicamentos diários e pode durar de seis meses até dois anos. Assim que o tratamento é iniciado, as pessoas que adquiriram a doença contagiante já deixam de transmitir a doença a outras pessoas. A hanseníase tem cura e os medicamentos são gratuitos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba se une a causa e apoia o projeto Dia Mundial da Limpeza de Praia
Caraguatatuba se une a causa e apoia o projeto Dia Mundial da Limpeza de Praia

Dia 21 de setembro comemora-se o World Cleanup Day – Dia Mundial da Limpeza, com o tema “todos por um país mais limpo”. Caraguatatuba será uma das 700 cidades a abraçar a causa e contará com o apoio da Prefeitura. O evento será realizado das 8h30 às 12h, na praia

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/09/2019
Prefeitura realiza nivelamento e cascalhamento nas ruas do Pegorelli
Prefeitura realiza nivelamento e cascalhamento nas ruas do Pegorelli

Mais de 800 toneladas de bica corrida (composto de pó de pedra e cascalho) estão sendo utilizados para realizar o nivelamento e cascalhamento das ruas do bairro Pegorelli, região Sul da Cidade. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Até agora

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 30/08/2019
Idosos e pessoas com deficiência despertam empreendedorismo durante a 6ª “Feira Delícia e Arte”
Idosos e pessoas com deficiência despertam empreendedorismo durante a 6ª “Feira Delícia e Arte”

Mais de 300 pessoas passaram pela “Feira Delícia & Arte” promovida no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), durante esta quarta-feira (11/09). Em sua sexta edição, a feira reuniu 30 expositores de diferentes áreas de venda. O evento é realizado a cada dois meses,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 11/09/2019
Família de coruja buraqueira é atração no Ciase do Travessão
Família de coruja buraqueira é atração no Ciase do Travessão

Uma família de corujas buraqueiras, cujo nome científico é Athene cunicularia, tem atraído curiosos para uma área próxima ao Centro Integrado de Ações Sociais e Esportivas (Ciase) do Travessão, na região Sul de Caraguatatuba. Há um casal e cinco filhotes. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/09/2019
5ª edição do Imagine Brazil está com inscrições abertas até 6 de setembro
5ª edição do Imagine Brazil está com inscrições abertas até 6 de setembro

A 5ª edição do festival internacional Imagine Brazil está com inscrições abertas até dia 6 de setembro. Jovens músicos, solistas ou grupos de até oito pessoas, com idade de 13 a 21 anos, que residam no estado de São Paulo e tenham interesse em participar da competição devem preencher o

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 02/09/2019