Pesquisar No Site
Saúde inicia campanha de combate à tuberculose em Caraguatatuba
Saúde inicia campanha de combate à tuberculose em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha de combate à tuberculose. Essa é a segunda edição da campanha neste ano, que desta vez vai de 6/11 até 21/11.
A campanha, realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, tem como objetivo constatar precocemente a tuberculose pelo exame de escarro.
O resultado do exame leva apenas 48 horas para ficar pronto e se a doença for diagnosticada, o paciente iniciará um tratamento gratuito na UBS mais próxima de sua casa, com duração de seis meses sem interrupções e sem exigência de isolamento. Os remédios prescritos são ingeridos em dosagem única, diariamente.
Além dos exames de escarro nas UBSs, a Prefeitura firmou uma parceria com o Centro Universitário Módulo, que vai ceder aproximadamente seis alunos de enfermagem para a realização deste exame para pacientes que estiverem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de várias orientações à população.
De acordo com a coordenadora da campanha, enfermeira Maria Célia Marinho, a transmissão da tuberculose ocorre pelo contato direto dos bacilos (bactérias em forma de bastonete) eliminados pela pessoa infectada via espirro, tosse ou fala, sem proteger a boca, com uma pessoa sadia.
Além disso, a enfermeira falou sobre os sintomas da doença. “Geralmente os principais sinais são tosse acompanhada do escarro. A pessoa infectada pode também apresentar febre baixa, suor, falta de apetite, fraqueza, dor no tórax e até escarro com sangue, dependendo do estágio da doença”, afirmou.
Veja Também Recentes
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba entra na última quinzena
O Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Caraguatatuba (Refis – LC 152/2026 – anistia) entra na última quinzena. Os Contribuintes podem requisitar o benefício de forma presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria
Prefeitura publica 40ª convocação de bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 11 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (12/8), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
Área pública recuperada no Mar Verde recebe mais de 70 mudas nativas
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta segunda-feira (3) o plantio de mais de 70 mudas de espécies nativas em uma área pública recuperada no bairro Mar Verde, na região do Massaguaçu. O local havia sido ocupado irregularmente e recebeu uma construção clandestina, posteriormente demolida. A nova etapa da recuperação ambiental
Prefeitura reforça zeladoria dos bairros de Caraguatatuba com cinco tratores
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um trator agrícola 4×4 e mais quatro tratores cortadores de grama 0 km para atuar na zeladoria dos bairros do município. O secretário de Serviços Públicos, João Leme Alarcon, disse que a aquisição do maquinário garante à eficiência das atividades
Pirata Cup 2026 reúne jovens atletas e arrecada 300 quilos de alimentos na abertura
A terceira edição do Pirata Cup 2026 teve início no último sábado (15), no Ginásio de Esportes Benedito Lippi (Ginásio do Poiares), em Caraguatatuba. A rodada de abertura reuniu atletas, familiares, público, organizadores e apoiadores em uma programação que combinou competição esportiva, estrutura profissional e ação solidária. O torneio contou