Pesquisar No Site

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Publicado em: 22/11/2017
DSC_0059
Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Um dia inteiro para nadar na Prainha, em Caraguatatuba e conhecer o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) fez a diferença na vida dos 25 atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Taubaté.

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Nem o mau tempo inibiu os pacientes, que aproveitaram a oportunidade para dar um mergulho na Prainha.  Alguns nunca tinham visto o mar, como Diego G., que declarou estar realizando um sonho. Emocionado, Diego contou que sua família sempre vai à praia mas nunca o leva. “Por isso, vou aproveitar agora para dar mais um mergulho porque, daqui a pouco, a gente vai embora”.

O terapeuta educacional Marcelo Clemente de Paula explica que o passeio realizado hoje é um resgate social. “Esse grupo veio fazer o que a maiorias das pessoas do Vale do Paraíba faz com frequência, que é passear na praia. Trabalho com eles a organização das coisas, o cuidado com suas mochilas, a responsabilidade com todo o grupo”.

A educadora social Lucimara Marques e a assistente social Cintia Silva, ambas do Caps II, acreditam que a participação dos pacientes faz com que eles se empoderem. “Eles mesmos pagaram sua viagem, visto que todos têm algum tipo de benefício assistencial ou social. Eles receberam recibo, parcelaram o valor. Tudo decidido por eles, em uma assembleia”.

Cintia conta que foram abertas algumas vagas para os que não podiam pagar, “mas os que não pagaram desistiram do passeio. Isso mostra que o comprometimento com a proposta gera uma responsabilidade e isso se torna mais valioso”.

Depois do banho de mar, o grupo foi ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, para uma chuveirada. No período da tarde, os visitantes foram ao MACC, que está fazendo uma exposição em homenagem ao Dia do Radialista.

“Já estamos planejando outros passeios porque  esse foi muito positivo”, diz Marcelo Clemente de Paula.

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Para o secretário de Turismo, Cristian Bota, é uma alegria receber essas pessoas que vieram visitar Caraguatatuba “O Prefeito Aguilar Junior nos pediu muita atenção e todo apoio para que seja tudo tranquilo e muito bom”.

O Caps Taubaté

O Caps faz atendimento direcionado às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo). Além da assistência médica e medicamentosa, o CAPS II oferece a seus usuários diversos tipos de atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividade comunitária, atividade artística, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sebrae promove curso intensivo para melhorar saúde financeira de negócios
Sebrae promove curso intensivo para melhorar saúde financeira de negócios

O Sebrae-SP realiza entre os dias 27 e 30 de junho um curso intensivo para que empresários, micro e pequenos empreendedores recebam informações importantes para melhorar a saúde financeira do seu negócio. O Intensivão de Finanças será realizada por meio da plataforma Zoom, das 18h30 às 20h30, nos quatro dias.

Leia Mais Notícias SEBRAE Publicado em 22/06/2022
Servidores da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba vão a São José dos Campos para troca de experiências
Servidores da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba vão a São José dos Campos para troca de experiências

Na última sexta-feira (24), servidores da Secretaria de Urbanismo (Seurb) da Prefeitura de Caraguatatuba estiveram em uma visita técnica à Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da cidade de São José dos Campos, para a troca de experiências entre representantes da administração pública. Entre os assuntos abordados durante o encontro, destaca-se

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 27/06/2022
Teatro Mario Covas recebe ‘Festival Dançar a Vida Caraguatatuba’ a partir da próxima quinta-feira
Teatro Mario Covas recebe ‘Festival Dançar a Vida Caraguatatuba’ a partir da próxima quinta-feira

O Instituto Cultural Promodança em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, apresenta, de 7 a 17 de julho, o Festival Dançar a Vida Caraguatatuba, no TMC – Teatro Mario Covas. As apresentações ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/07/2022
Reclamações de transporte lideram balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
Reclamações de transporte lideram balanço do Procon de Caraguatatuba em junho

O relatório de atividades do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de junho registrou 616 procedimentos formalizados e 1.334 atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos competentes. O ranking de junho foi marcado por reclamações de transporte rodoviário, de passageiros, de cargas, aéreo e marítimo relacionadas à

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 04/07/2022
Ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Caraguatatuba caem 68,8% em junho
Ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Caraguatatuba caem 69,8% em junho

O total de ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Caraguatatuba apresentou em queda de 69,8% em junho quando comparado com maio. Foram 42 registros contra 139 no período anterior. Isso ocorreu porque em maio passado houve um atendimento muito maior a quedas de árvores em vias públicas, residências e comércios

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 05/07/2022