Pesquisar No Site
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apresenta Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2022 e destaca novas ações

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apresenta Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2022 e destaca novas ações
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apresentou na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara Municipal, a Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2022. A sessão pode ser acompanhada pelo Canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube.

#PraTodosVerem: Apresentação exposta na parede com gráfico em formato de pizza colorido e os atendimentos realizados (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A prestação de contas foi coordenada pelo secretário de Saúde, Gustavo Boher, juntamente da secretária adjunta, Derci Andolfo, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Priscila Meyer, além da equipe técnica de diversos departamentos da Secretaria. O servidor Adriano Gazalli expôs os dados dos serviços prestados no período entre maio e agosto deste ano.
O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, designou o vereador Jair Silva para comandar a reunião. Na ocasião, agradeceu à equipe da saúde pelo empenho em oferecer o melhor serviço e atendimento à população.
A Secretaria de Saúde agendou 11.206 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e no Porto Novo; 5.096 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME); 6.603 na Casa de Saúde Stella Maris; 2.030 no Hospital Regional do Litoral Norte e 489 pacientes foram encaminhados para outras cidades.

#PraTodosVerem: Servidor faz a leitura das informações durante prestação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Além disso, foram agendados 8.574 exames para rede municipal, como mamografia, raio-X, densitometria óssea, entre outros. Para o AME, foram feitos 4.867 agendamentos e para outras cidades 240.
Das 5.096 consultas agendadas no AME, 1.110 pacientes deixaram de comparecer, registrando uma taxa de 21,78% de absenteísmo (falta); já para os 4.867 exames agendados, 1.098 faltaram, uma taxa de 22,52% de faltosos.
Na rede municipal houve uma taxa de ausência de 22,88% para consultas e 21,54% para exames. Os procedimentos na rede privada registraram 24,66% nas consultas e 23,76% nos exames.
Quanto ao Hospital Regional do Litoral Norte, das 2.030 consultas marcadas, 465 pacientes faltaram, uma taxa de 22,91% e, dos 1.330 exames agendados, foram 327 faltosos, taxa de 24,59%.
A Casa de Saúde Stella Maris teve 2.711 internações, sendo 397 eletivas e 2.314 de urgência. Dessas, 823 foram cirúrgicas, 724 médicas, 48 psiquiátricas, 743 obstétricas e 373 pediátricas. A unidade ainda realizou 13.584 consultas médicas de urgência e emergência no período.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro foram 28.237 consultas em adultos, 9.362 em crianças e 42.721 acolhimentos e classificações de risco feitos pela equipe de enfermagem. Permaneceram em observação de até 24h, 677 adultos e 132 crianças.
A UPA Sul, no Perequê-Mirim, registrou 24.939 consultas em adultos, 7.440 infantis e 35.549 acolhimentos e classificações de risco na enfermagem. As internações com até 24h em observação somaram 502 adultos e 25 crianças na unidade.
A UPA Covid-19, criada na pandemia, registrou 8.374 consultas em adultos, 6.969 em crianças e 16.036 acolhimentos e classificações de risco da equipe de enfermagem. A UPA Covid contou com 190 observações adultas e 91 infantis com 24h de duração.
O Pronto Atendimento do Massaguaçu, na Região Norte, fez 14.406 consultas em adultos, 4.202 consultas infantis e 20.271 acolhimentos e classificações de risco. Em 24h de observação foram atendidos 118 adultos e 13 crianças.
O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) realizou 2.195 consultas com ginecologista, 798 com a equipe de enfermagem, 294 com assistente social, 62 com nutricionistas, 635 atendimentos psicológicos e 1.029 consultas de pré-natal.
Na Atenção Básica foram 55.111 consultas médicas e 28.751 de enfermagem.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou as novas ações que o município vem realizando como a implantação do Ambulatório Pós Covid, com uma média de 1,8 mil atendimentos realizados por mês e serviço de emergência odontológico durante 24 horas, com aproximadamente 200 procedimentos por mês.
“Agradeço toda equipe da saúde e os poderes Executivo e Legislativo que apoiam nossas ações e acreditam no nosso trabalho, sempre visando o bem estar da população”, disse o secretário.
A prestação de contas da Secretaria de Saúde atende aos artigos 36 e 41 da Lei Complementar 141/2012 que determina a elaboração de um relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, com o montante dos recursos aplicados no período, oferta e produção de serviços públicos, entre outras ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para ser apresentado em audiência pública até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, na Câmara de Caraguatatuba, após a análise e aprovação do Conselho Municipal de Saúde (Comus).
A prestação de contas completa pode ser visualizada no canal on-line da Câmara Municipal.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Pontos MIS e Fundacc promovem oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem” na próxima segunda-feira
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e a

Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Brasileiro de BMX em Salvador
Jovens atletas de Caraguatatuba brilharam no Campeonato Brasileiro de BMX 2025, realizado no último fim de semana, em Salvador, na Bahia. Matheus Santos e Caio Garcia representaram o município e o estado de São Paulo e se destacaram entre os melhores pilotos do país com importantes resultados. No sábado (12),

Caraguatatuba oferece 117 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 117 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor