Pesquisar No Site
FLIC 2017: escolas municipais preparam apresentações para os dias 20 e 21
FLIC 2017: escolas municipais preparam apresentações para os dias 20 e 21

Arte/PMC
A produção nas escolas segue a todo vapor nos preparativos para a 7ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC), que este ano homenageará renomados escritores brasileiros: Silvia Orthof (Educação Infantil), Maurício de Souza (Fundamental I), Cecília Meireles (Fundamental II) e Machado de Assis (EJA – Educação de Jovens e Adultos).
A FLIC foi pensada com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e pela leitura, aprimorar as habilidades de leitura e escrita, descobrir diferentes autores e estimular a criatividade com a construção de trabalhos de dança, teatro e artes, a partir de obras literárias.
Além da novidade de trabalhar com quatro autores para segmentos diferentes do ensino, a FLIC 2017 se concentrará em uma programação diversificada nas unidades escolares voltada para os pais e familiares, na sexta-feira, dia 20. Também oferecerá ao público, em geral, 14 apresentações com os alunos, no Shopping Serramar, na sexta-feira (20), das 10h às 19h, e sábado (21), das 13h às 18h.
“No início do ano, fizemos uma enquete com os professores para sabermos qual autor eles gostariam de abordar, se em cada fase educacional teria um escritor diferente e se o resultado seria apresentado na escola ou em núcleos diferentes. Por isso, a FLIC deste ano homenageia quatro literatos distintos”, explicou Alessandra Magalhães, da equipe do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação.

Fotos: Luis Gava/PMC
A professora adiantou ainda que haverá espetáculo com a Cia. do Liquidificador, sábado (21) às 14h e às 17h, no Serramar Shopping, dentro da programação da feira. O grupo paulista utilizará várias possibilidades cênicas, como circo, teatro, clown, mímica, dança para contar histórias dos autores da FLIC em suas performances.
“Os pais e familiares vão gostar das surpresas, deste ano, assim como os que comparecerem ao shopping. O CEI Profª Célia Rocha Loba está envolvendo a família no preparo das apresentações sobre Silvia Orthof. Já os professores da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz e EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, que trabalham com a autora Cecília Meireles, estão desenvolvendo um “Café Literário” e musicando a poesia Detalhes, respectivamente. A EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho fará um sarau no Teatro Mario Covas sobre as obras de Maurício de Souza e Cecília Meireles. Fica, aqui o convite da equipe da Secretaria de Educação para que todos prestigiem a nossa Feira Literária”, concluiu Alessandra.
Veja Também Recentes
Governo Municipal apresenta Programa Caraguá Segura a empresários de Caraguatatuba
O programa Caraguá Segura foi apresentado pelo secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva de Medeiros, durante o café empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, realizado na quinta-feira (27), no Hotel Costa Norte. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre comerciantes, empresários, convidados, equipes das Secretarias de Governo
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Bloqueio no km 6 dos Contornos altera trânsito nesta quarta-feira
Motoristas que utilizam os Contornos da Rodovia dos Tamoios em Caraguatatuba devem ficar atentos a uma alteração no trânsito nesta quinta-feira (3/9). Um trecho no km 6 será bloqueado das 7h às 19h para a realização de serviços de recapeamento. A interdição ocorre nas proximidades do Supermercado Shibata e afetará
Servidores eleitos na CIPA 2026/2027 da Prefeitura de Caraguatatuba tomam posse na próxima semana
A posse dos eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 será na próxima sexta-feira (18/9), às 14h30, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O resultado definitivo da eleição on-line da foi publicado na Edição 1.972 do
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o