Pesquisar No Site
Secretária de Caraguatatuba é eleita presidente do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte
Secretária de Caraguatatuba é eleita presidente do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte
A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, foi escolhida como presidente do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte. A definição da diretoria foi realizada durante reunião virtual, na última terça-feira (23).
O Fórum é uma instância de articulação coordenada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento do turismo regional, por meio de ações integradas na Região Turística do Litoral Norte composta por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
“É importante esse envolvimento integrado dos gestores públicos e trade turístico das cidades para fomentar esse espaço de articulação política para ações em prol do turismo do Litoral Norte. Estou muito grata pela oportunidade de conduzir esse grupo”, disse.

#PraTodosVerem: Imagem com registro da reunião virtual do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte (Foto: Divulgação/PMC)
Entendendo o turismo como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e social sustentável de territórios, a iniciativa prevê o cumprindo várias etapas de ações, como a formação de um Conselho Gestor, com representantes dos poderes públicos, entidades civis e iniciativa privada, atuar na construção do Plano de Regionalização do Turismo, entre outros.
As ações tratadas pelo grupo de trabalho do Litoral Norte integrarão o Plano Estratégico do Desenvolvimento do Turismo no Estado de São Paulo (PE2030) e o documento de Estratégias Setoriais para a Aceleração da Retomada do Turismo no Estado de São Paulo, financiado por meio de cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Setur-SP.
Vale destacar que a estratégia de regionalização do turismo, apesar de já existente em alguns estados brasileiros, foi estabelecida oficialmente pelo Ministério do Turismo (MTur) em 2004 como um avanço do Programa de Municipalização do Turismo (PNMT), visando ampliar o alcance e abrangência das ações para um contexto regional. Na prática, o MTur estimula que os municípios se organizem em regiões turísticas de modo a fortalecer a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística.
A vice-presidência ficou com o secretário de Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, e o cargo de secretário foi preenchido pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Ricardo Cretella. Esse foi o primeiro encontro do Fórum Regional e, bimestralmente, este grupo estará reunido para tratar do projeto.
Veja Também Recentes
Programa Educativo da Guarda Municipal leva debate sobre violência contra a mulher às escolas de Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, além de assumir o compromisso de servir e proteger, também atua nas escolas do município com palestras educativas, ministradas por seus agentes. A iniciativa foi criada com a finalidade de orientar as novas gerações sobre temas de relevância no cenário atual. A GCM
Procon de Caraguatatuba anuncia palestras on-line gratuitas da Escola de Defesa do Consumidor em abril e maio
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba divulgou uma série de cursos e palestras on-line e presenciais da Fundação Procon-SP para fornecedores e público em geral interessado. A Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC) promove as capacitações nos meses de abril e maio, por meio da plataforma Microsoft Teams,
Equipes de basquete de Caraguatatuba garantem sequência de vitórias em Diadema
As equipes de basquete de Caraguatatuba tiveram um fim de semana com resultados positivos em jogos realizados em Diadema (SP). Pelo adulto, vitória por 79 a 67 sobre o Projeto Ursos, com Adriano como cestinha, anotando 22 pontos. Nas categorias de base, o sub-17 venceu o Basquete Start por 73
Ações integradas reforçam cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
O Governo Municipal promove o fortalecimento de estratégias de acolhimento e reinserção social às pessoas em situação de rua. Na última quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), foi realizada mais uma ação integrada de abordagem social em pontos estratégicos do município. As atividades envolvem os programas “Ruas da Esperança” e “Pontes
Caraguatatuba realiza operação conjunta para fiscalizar reciclagem irregular e coibir receptação
A Prefeitura de Caraguatatuba participou, na quarta-feira (1º/4), de uma operação conjunta de fiscalização em depósitos de reciclagem e ferros-velhos em 11 locais do município. A ação foi desencadeada pela Polícia Civil, com apoio da Secretaria de Urbanismo e diferentes órgãos públicos e concessionárias. Participaram da operação a Guarda Civil