Pesquisar No Site
Gestantes recebem enxoval de bebê doados pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba
Gestantes recebem enxoval de bebê doados pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, entregaram nesta sexta-feira (29), kits de enxoval para bebês para 12 gestantes, encaminhadas pelos Centros de Assistência Social (CRAS). O encontro foi na sede do Banco Municipal de Alimentos, no bairro Jardim Britânia.

Fotos: Claudio Gomes/PMC
“É uma alegria estar com vocês, futuras mamães. Desejo que tenham um ótimo parto, que seus filhos cheguem saudáveis. Além dos kits preparamos também uma palestra sobre a importância da amamentação. Sejam bem-vindas, contem com a assistência da Prefeitura e sejam divulgadoras desse projeto para que outras pessoas que necessitem, nos procurem”, destacou Samara.
A dona de casa Adriana Barbosa Silva, 24 anos, está à espera de Ayla, sua primeira filha. A jovem procurou o CRAS, onde conseguiu fazer a inscrição para o Programa Bolsa Família e receber o kit. “Estou desempregada e sem condições de fazer o enxoval. Estou feliz e aliviada de receber, hoje, esse kit”, afirmou.
Outra contemplada, Regiane da Silva Siqueira, 24 anos, que já é mãe de uma menina de seis anos, Lorelay, espera a chegada de Artur. “Sempre que preciso, procuro o CRAS, onde recebo a ajuda que preciso. Essas roupas e fraldas vieram em boa hora”, declarou.
Cada conjunto doado contém 30 fraldas descartáveis, dois mijões, dois macacões sem manga, dois pares de meia, um pagão, dois macacões com mangas compridas, um paninho de boca, um cobertor, uma toalha de banho e um babador.
Os kits foram adquiridos com o valor arrecadado pela Sabesp na promoção da Festa do “Boi no Rolete”, realizada no dia 30 de junho deste ano, doado ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
Palestra
As gestantes assistiram também à palestra da enfermeira Ana Cláudia Tripac, responsável pelo Centro de Atendimento Materno-Infantil (Ceami) e Banco de Leite de Caraguatatuba.

Fotos: Claudio Gomes/PMC
A enfermeira ressaltou as vantagens do aleitamento pelo menos até os seis meses de vida do bebê. “É prático, econômico, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê, minimiza as cólicas intestinais, além de ser uma alimentação completa”, disse. Também explicou as posturas corretas de segurar o seio e o recém-nascido durante a mamada e sobre a shantala (massagem indiana) para diminuir as cólicas intestinais.
A profissional informou ainda às gestantes que o Ceami funciona no 1º andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Jardim Primavera, e que lá é dada toda a assistência às mães com dúvidas ou dificuldades para amamentar.
“Estamos de portas abertas para receber vocês, após o parto. Amamentar é excelente para o neném e para a mãe. Esse é um momento de troca de amor e não há melhor alimento para os filhos do que este”, concluiu.
Veja Também Recentes
Ana Maria Carvalho apresenta show de cultura popular no 27º Festival do Camarão
O 27º Festival do Camarão segue nesta semana com extensa programação gratuita na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Entre as diversas atrações artísticas, os visitantes podem prestigiar o show da cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira Ana Maria Carvalho. A apresentação será realizada domingo (26/7),
Unidos Caraguá Master Cosmo Caraguá FC e Real Família avançam às finais dos Campeonatos Master
As semifinais dos Campeonatos Municipais de Futebol Master 50 e Master 60 Anos definiram, no último sábado (25), os finalistas das duas competições. As partidas foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e movimentaram o futebol veterano com confrontos equilibrados e grande participação das equipes. Pela categoria Master
Capacitação de primeiros socorros reúne equipes de saúde bucal de Caraguatatuba em agosto
Profissionais da equipe de Saúde Bucal de Caraguatatuba participam, no dia 6 de agosto, de uma capacitação em primeiros socorros promovida pela Divisão de Assistência à Saúde (DAS). O treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Educação, das 13h às 17h. A programação prevê atividades teóricas e práticas voltadas
Estudantes participam de plantio de mais de 100 mudas de jundu na Praia do Indaiá em Caraguatatuba
A manhã da última quarta-feira (5) foi marcada por uma ação de educação ambiental e preservação costeira na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba. Cerca de 30 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, com idades entre 8 e 9 anos, participaram do
Prefeitura reforça zeladoria dos bairros de Caraguatatuba com cinco tratores
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um trator agrícola 4×4 e mais quatro tratores cortadores de grama 0 km para atuar na zeladoria dos bairros do município. O secretário de Serviços Públicos, João Leme Alarcon, disse que a aquisição do maquinário garante à eficiência das atividades