Pesquisar No Site

Prefeitura e CBVela confirmam realização do Festival de Vela de Caraguá em 2023

Publicado em: 08/08/2022
Destaques
Prefeitura e CBVela confirmam realização do Festival de Vela de Caraguá em 2023
Prefeitura e CBVela confirmam realização do Festival de Vela de Caraguá em 2023

O 1º Festival de Vela de Caraguá, primeiro evento náutico da categoria promovido no município, encerrou no último domingo (7) com resultados positivos para o esporte da cidade. A atração reuniu mais de 2 mil pessoas, entre atletas e o público participante do Circuito Pé na Areia, contando com atividades para toda a família.

#PraTodosVerem: Vista aérea com barcos na faixa de areia, enquanto se preparam para iniciar competição de vela na Praia do Centro (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A competição, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), teve início na sexta-feira (5) e ocorreu na Praia do Centro, próximo à Praça da Cultura, abrindo espaço para nova geração da modalidade. Durante três dias, cerca de 80 atletas de diferentes idades disputaram provas em categorias como Snipe, Tempo, Dingue, Optimist, Raceboard e IQFoil.

Considerado um sucesso pelos organizadores, o festival teve sua segunda edição confirmada para o ano que vem. “O evento foi muito bom. A estrutura da cidade é maravilhosa, o apoio da prefeitura foi essencial, os atletas se sentiram bem motivados, saímos felizes daqui, e já estou pensando em 2023”, comentou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela. ”O objetivo da CBVela é levar esse esporte para todo o Brasil, plantamos aqui mais uma semente”, completou.

O campeão mundial de Star em 2015 e gerente nacional da Academia Brasileira de Vela, Samuel Gonçalves, também elogiou a estrutura da cidade. ”Adorei estar em Caraguatatuba. Vieram velejadores de várias cidades do Estado de São Paulo, já fica o convite para o próximo. Aqui é maravilhoso, poucos lugares tem uma estrutura igual a essa. Parabéns para todos os atletas que participaram”, destacou.

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, este é mais um evento que demonstra o empenho da administração para atrair novos públicos para a cidade. “Estamos diversificando o nosso calendário e isso já tem feito com a que o município receba novos tipos de turistas, trabalhando num novo segmento de mercado, como o esportivo, e melhorando a economia da cidade, trabalhando a indústria turística no sentido mais amplo”, lembrou.

Entusiasmado com o resultado do evento, o prefeito Aguilar Junior reconheceu a importância das parcerias. ”Eu quero agradecer toda a parceria da CBVela com a cidade, esse é só o primeiro festival, e espero muito que nos próximos anos a gente possa entrar no calendário”, comentou o chefe do Executivo.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior posando para foto com representantes da CBVela e Circuito Pé na Areia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A realização do 1º Festival de Vela de Caraguá faz parte do processo de fomento da modalidade por parte da Prefeitura e da CBVela, que esperam trabalhar em conjunto para a implantação de uma escola de vela no município, destinada a atender gratuitamente crianças e adolescentes.

”Nós temos um mar fantástico, é o litoral mais bonito do Brasil, quero muito estimular essa prática. Fomos agraciados com uma vela, ela ficará para o município, vamos dar aulas para as crianças, estimular a prática desse esporte maravilhoso na nossa cidade”, completou Aguilar Junior.

Durante o festival, ainda foram realizadas aulas de vela gratuitas, oferecidas com o objetivo de promover a modalidade e levar mais conhecimento sobre o esporte. O evento também contou com praça de alimentação, arquibancada e estrutura completa para receber o público.

#PraTodosVerem: Barco à vela doado pela CBVela está colocado em frente à Secretaria de Turismo de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Resultados

Os jovens Luiz Guilherme Oliveira e João Vitor Souza foram os campeões da classe Snipe. Na classe Tempo, a dupla Hugo Henrique Silva e Caetano Harada Buhrer ficou com o primeiro lugar. Na classe Dingue, Rwann Kaique Silva e João Felippe Ortiz foram os campeões.

Na Optimist, classe com maior número de velejadores no Festival, Felipe Baszynki foi o grande vencedor. Já Guilherme Munhoz saiu de Caraguatatuba com dois troféus: da classe Raceboard e da IQFoil. Outros resultados podem ser consultados no site www.cbvela.org.br.

Circuito Pé na Areia

O Circuito Pé na Areia, programa de incentivo ao esporte e cultura promovido pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, promovido juntamente com o Festival, no sábado e domingo, teve a apresentação de shows de bandas locais e convidadas, além de 14 atividades esportivas e de lazer gratuitas.

#PraTodosVerem: Várias pessoas, entre homens e mulheres, trajando camiseta azul, participando de caminhada realizada durante o Circuito Pé na Areia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

No primeiro dia, cerca de 600 munícipes participaram de uma caminhada, saindo da Praça da Cultura até o Mirante da Orla, num percurso de 3 quilômetros. O Circuito também ofereceu aulas de Zumba e FitDance; vôlei de praia; Tai Chi Chuan; slackline; frescobol; futevôlei; beach tennis; badminton; futebol de areia e jogos de mesa.

Ambas as atrações adotaram práticas sustentáveis para reduzir a pegada de carbono e minimizar os impactos ambientais da realização do evento, o que incluirá o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do Rio Juqueriquerê e em um parque na cidade de São Paulo.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas

Encontro reunirá profissionais do setor de todo litoral norte No próximo dia 27 de abril, das 10 até às 22 horas, no polo Travessão, será realizado o 1º Congresso Forrozeiro de Caraguatatuba. O evento é gratuito e tem como objetivo, discutir ações para o setor entre os profissionais da área,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Vigilância Sanitária, realizou uma ação conjunta com a Polícia Militar neste final de semana, visando coibir a perturbação do sossego e o descumprimento do horário estabelecido nos alvarás de funcionamento dos comércios. Durante a operação, 11 adegas foram fiscalizadas,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 29/04/2024