Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba alerta para colagem de propagandas em pontos de ônibus

Prefeitura de Caraguatatuba alerta para colagem de propagandas em pontos de ônibus
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, desenvolve trabalho de limpeza e higienização de diversos pontos de ônibus da cidade e alerta para colagem de cartazes que causam dano ao patrimônio.
O município realiza a fiscalização desses espaços públicos com o objetivo de coibir a poluição visual e evitar a colagem de cartazes de propagandas, pôsteres ou pichação dos abrigos, que podem ser caracterizados como ato de vandalismo.

#PraTodosVerem: Dois funcionários usando uniformes azuis realizam a limpeza de um abrigo de ônibus no Centro, um deles utiliza a máquina VAP para auxiliar no serviço (Foto: Divulgação/PMC)
Essa fiscalização é embasada pela Lei Nº 05/99, que dispõe sobre a ordenação de anúncios na paisagem do município, fixa normas para a veiculação desses anúncios, altera normas do código tributário do município quanto à taxa de licença para publicidade e dá outras providências.
De acordo com o Artigo 11 da lei, nenhum veículo ou anúncio pode ser instalado ou exposto ao público ou ainda removido do local, sem a prévia autorização do município. Portanto, a publicidade sem autorização pode gerar penalidade ao infrator.
As normas relativas à Taxa de Licença para Publicidade, regulamentadas pelo Artigo 59, sujeitam o infrator a uma multa de 200 VRM (R$ 830), caso deixem de efetuar a inscrição inicial, o registro do anúncio, as alterações de dados cadastrais ou seu respectivo cancelamento.
A fiscalização é realizada pela Secretaria de Urbanismo, por meio do departamento de Posturas.
As diretrizes são importantes para manter os locais conservados e atender com mais conforto aos usuários do transporte público. Para isso, a Prefeitura também pede a colaboração dos munícipes.
Hoje, Caraguatatuba possui 687 pontos de ônibus cadastrados e 150 são cobertos. A limpeza e revitalização destes locais são promovidas diariamente pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Veja Também Recentes

Governo de Caraguatatuba amplia parceria com Centro Universitário Módulo para estágio e capacitação de servidores
Estudantes de Caraguatatuba e servidores públicos terão acesso ampliado a estágio curricular obrigatório e à capacitação graças aos aditivos de convênio firmados entre governo municipal e o Centro Universitário Módulo. O encontro para firmar a parceria foi realizado no gabinete do prefeito Mateus Silva na última terça-feira (12), com a

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Oficina audiovisual com cineasta Christian Saghaard está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e

3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo
Caraguatatuba recebeu na terça-feira (8) a cerimônia de abertura da terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil. O torneio conta com 60 equipes de diversas regiões do país, com jogos nas categorias sub-8 a sub-17. A abertura ocorreu no Centro Esportivo

Guarda Civil de Caraguatatuba detém homem por ameaça a Agente de Trânsito na Rodoviária
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu em flagrante, na tarde da última segunda-feira (21), um homem acusado de ameaçar uma agente de trânsito durante fiscalização na região da rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe realizava patrulhamento preventivo pela área central