Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove ações de conscientização ambiental e visita técnica

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações de conscientização ambiental e visita técnica
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações de conscientização ambiental e visita técnica

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realizou, nesta quarta-feira (08), palestra, atividades de conscientização com pescadores e visita técnica ao Parque Municipal do Juqueriquerê.

As ações fazem parte da Semana do Meio Ambiente e também aproveitam para relembrar o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado anualmente desde 1992.

#PraCegoVer: Secretário Adjunto de Meio Ambiente, De Paula, conversa com pescadores do Entreposto de Pesca do Camaroeiro (Foto: Divulgação/PMC)

Ainda no período da manhã, os pescadores do Entreposto de Pesca do Camaroeiro se reuniram com equipes da Secretaria de Meio Ambiente para abordar sobre a contribuição da pesca na limpeza dos mares, uma vez que são recolhidos muitos materiais poluentes durante a atividade.

Para o presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro (APPC), Glaidson Alves Macedo, conhecido com Gresso, os resíduos recolhidos em alto mar, além de serem prejudiciais aos oceanos, atrapalham a pesca. “É ruim para nós, que exercemos a nossa atividade diariamente, mas podemos mudar isso com o nosso trabalho, recolhendo e trazendo os materiais para que sejam corretamente descartados”, disse.

#PraCegoVer: Secretário Adjunto de Meio Ambiente, De Paula, conversa com equipes da visita técnica no Parque Municipal do Juqueriquerê (Foto: Luís Gava/PMC)

Após a palestra com os pescadores, ainda no período da manhã, foi promovida uma visita técnica ao Parque Municipal do Juqueriquerê com membros dos conselhos de Meio Ambiente, Turismo e Saneamento Básico. Também estiveram presentes, os gestores do parque e a coordenadora de projetos do Instituto Federal (IFSP), Tânia Cristina Lemes Soares Focesi.

O objetivo foi acompanhar o andamento das obras de infraestrutura realizadas no local, que contará com um Centro de Educação, alojamento para pesquisadores, dois Centros de Estudo, um Orquidário, Observatório e um Deck. Futuramente haverá, também, um espaço para caminhada e ciclovia que levam para uma área de contemplação do rio Juqueriquerê.

De acordo com o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, o parque gera grandes expectativas para a população, em especial, àqueles que pensam em usar o espaço para estudos e pesquisas ambientais. “Será um espaço voltado às pesquisas científicas, palestras e atividades de exploração e conhecimento voltado à preservação ambiental”, contou.

Os interessados em acompanhar a programação completa da Semana do Meio Ambiente, basta acessar o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/06/prefeitura-de-caraguatatuba-promove-atividades-para-comemorar-a-semana-do-meio-ambiente/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão
Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão

Neste sábado (31/5), às 19h, será realizada a segunda edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, o encontro de cultura urbana de Caraguatatuba. Desta vez o evento é na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Travessão, em frente ao Polo Cultural. O evento

Leia Mais Licitação Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/05/2025
Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho
Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho

A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza no dia 8 de junho (domingo), das 13h às 16h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, um Piquenique Literário, como integração ao Projeto Literatura a Beira Mar. A ação é gratuita e aberta ao público.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/05/2025
Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia
Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia

Diversão e aprendizado marcaram o encerramento do programa Trânsito Legal com os alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Professor Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, na Blitz Educativa, realizada na avenida da praia, nas proximidades da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Caraguatatuba, na terça-feira (3).

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/06/2025
Comissão de Literatura realiza oficina gratuita de Poesia no Macc
Comissão de Literatura realiza oficina gratuita de Poesia no Macc

A Comissão Municipal Setorial de Literatura promove no dia 29/5 (quinta-feira), das 18h30 às 20h30, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), uma oficina gratuita de Poesia com as escritoras Miriam Bilhó e Rosana Marques Paulon. Não é necessário realizar inscrição. Voltada para iniciantes e também para quem

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/05/2025
Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza descentralizada dos bairros de Caraguatatuba
Secretaria de Serviços Públicos promove limpeza descentralizada dos bairros de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com os trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim das Palmeiras, Balneário dos Golfinhos, Indaiá, Ponte Seca, Caputera, Estrela D’Alva Casa Branca, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 28/05/2025